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100 artigos de Jahe Marketing! Selecionamos os temas que mudaram tudo nesses dois anos

No momento em que a Jahe Marketing chega a dois anos de existência (e de muito trabalho!), também comemoramos 100 artigos publicados em nosso hub de conteúdo. Não é exagero nem lugar comum dizer que, desde então, muita coisa aconteceu!

Em primeiro lugar, assistimos a todos os setores econômicos se adaptarem e atravessarem a pandemia, e o marketing ganhar ainda mais importância dentro das companhias em um contexto bastante excepcional. Tivemos, todos, de aprender novas formas de nos comunicar – e de ajudar as marcas a chegarem – principalmente – até as casas dos consumidores.

Ao mesmo tempo, tecnologias de pagamento e vendas também ganharam novo status, e ferramentas como o PIX se tornaram parte do nosso vocabulário, assim como outros temas que poderiam parecer ficção científica há pouco tempo. É o caso do metaverso, da imensidão de reuniões em videoconferência, das lives e do live-commerce, e de inovações como NFTs e criptoativos.

Algumas tendências que pareciam fortes não vingaram (como o ClubHouse), e outras redefiniram a maneira como nos relacionamos.

Toda essa trajetória pôde ser acompanhada por aqui, no nosso hub de conteúdo. E por que esses temas são relevantes para o seu negócio? A resposta pode ser encontrada no nosso primeiro artigo por aqui, e já começa pelo título: “Marketing bem-feito acelera o seu negócio”. E um marketing bem-feito só é possível acompanhando de perto as tendências de seu mercado.

Como dissemos naquele texto:
O Marketing não é uma “área” e nem pode ser tratado como um sistema de vendas. É algo vivo, e deve ser pensado para a alavancagem de todos os ativos de uma empresa, dos tangíveis, como produtos e serviços, aos intangíveis, como reputação e engajamento com as mensagens da marca.

Neste artigo, então, queremos fazer um convite: vamos, juntos, viajar no tempo e relembrar alguns dos temas mais relevantes que passaram por aqui nos últimos 100 artigos. Bora?

1. E já que é dezembro, comecemos com um tema que não perde relevância: Como mostrar o lado humano da sua empresa o ano todo?

Em 2020, lembramos que despertar a confiança e a simpatia do consumidor é essencial desde o primeiro contato com o consumidor até a decisão de compra. E, para isso, é preciso mostrar o lado humano da sua marca. Um bom exercício é pensar na voz que você deseja dar à sua empresa. Esse é o primeiro passo para sair daquela composição robótica ou impessoal, que gera muito menos conexão com as pessoas.

Para isso, contudo, é preciso tomar alguns cuidados, para evitar a imagem de oportunista. Nossa principal recomendação foi (e segue sendo) se certificar de que as transformações da sociedade defendidas pela sua marca estejam presentes dentro da sua empresa – caso contrário, a ação pode acabar virando um tiro no pé. Também não é bom esperar uma data específica, ou um protesto, para se posicionar. Se uma causa é importante para a sua companhia, faça dela parte permanente da sua mensagem.

Quer saber mais sobre o tema? Acesse nosso artigo de número 06 aqui.

2. Ainda no hall de temas inescapáveis está o marketing de influência. No texto de número 18 exploramos os prós e contras da parceria com influenciadores digitais.

A estratégia não apenas continua sendo válida, como se tornou um grande pilar do marketing de diversas empresas, já que contratar pessoas que ganharam fama nas redes sociais para apresentar seus produtos e serviços pode ser uma combinação interessante.

É uma forma de conectar a publicidade tradicional com a conexão pessoal de plataformas como Instagram, TikTok ou YouTube, por exemplo. Mas esse tipo de ação também pode trazer riscos que fogem do controle da marca, pois estão ligados à reputação do influencer. Quer saber quais? E como incluir influenciadores na sua estratégia? Corre pra lá!

3. E já que o assunto é tendências de que não dá para fugir, precisamos mencionar o movimento ESG, a sigla para as melhores práticas ambientais, sociais e de governança.

Nosso artigo de número 31 mergulhou a fundo no movimento para mostrar que quem investe no ESG não é apenas bem-intencionado. Há diversos estudos que mostram que dar atenção a essas áreas também vale a pena do ponto de vista financeiro. Um deles, do Boston Consulting Group, mostrou que companhias que têm bons resultados de impacto social obtêm melhores lucros e geração de valor.

Lá em junho de 2021, afirmamos que essa transformação ganharia mais espaço à medida que jovens das gerações Y e Z (nascidos entre 1980 e 2010), mais antenadas com esses temas, passam a ocupar cargos de gestão nas empresas. E que, de maneira geral (e para todas as idades), fica cada vez mais claro que problemas globais e locais afetam a qualidade de vida de todos – desde comunidades afastadas até você e seu vizinho.

Desde então, o ESG só cresceu, ganhando espaço em empresas de todos os portes. Quem ainda não está atualizado, ou quer ir mais além na sua estratégia pode contar com nossas dicas aqui e também nos artigos 17 (sobre o propósito de sua marca) e 91 (que trata do marketing verde).

4. E por falar em grandes transformações, não podemos deixar de mencionar o crescimento enorme no uso de dados no marketing e nas vendas, tema do texto de número 35.

Nele, contamos como, diferentemente do petróleo, os dados são de fonte bastante renovável – a cada dia, mais e mais deles são gerados pelos usuários na internet. Aliás, a quantidade de informação digital desde o ano da frase (2006, para quem já esqueceu) aumentou mais de 74 vezes!

Assim, se o seu interesse é criar conteúdo online – como campanhas de marketing, textos para um blog, um canal de vídeo ou um programa de áudio, como podcasts – coletar e organizar os dados é uma tarefa cada vez mais importante. Descubra como começar aqui.

E se estamos dando tanto valor para os dados, o cuidado com eles também virou uma preocupação para todo tipo de empresa. Estamos falando da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, que passou a valer no país nos últimos dois anos.

Ela afeta ações de marketing, e por isso, separamos sete dicas sobre o assunto no artigo de número 02. Com certeza, ainda vale a leitura!

5. Por mim, vamos dar destaque ao nosso rei, o Marketing! No texto 90, explicamos o que exatamente ele é, e o que pode fazer pelo seu negócio.

Reza a lenda que uma das frases mais simbólicas sobre a importância do marketing teria sido dita por David Packard (1912-1996), o fundador da empresa de tecnologia HP. Ele teria afirmado que “o Marketing é importante demais para ser entregue ao departamento de Marketing”. Mas o que ele estava querendo dizer com isso? A gente te explica aqui.

O que o futuro nos espera, o que ficará registrado em nossos próximos 100 artigos? Ainda que não consigamos prever com certeza, podemos garantir que, no hub de conteúdo da Jahe Marketing, você vai encontrar sempre as principais novidades para o seu negócio!

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