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O que é o marketing e como ele acelera o seu negócio?

“Preciso reforçar meu marketing. Preciso melhorar minha comunicação. Estamos investindo pouco em propaganda. Essa empresa é boa de marketing, mas ruim de serviço. Gosto do produto, mas isso é má publicidade”.

Você já reparou como utilizamos termos como marketing, comunicação, propaganda e publicidade como sinônimos?

Em uma conversa casual não há nada de errado. No entanto, na hora de fazer seu negócio crescer, essa confusão pode atrapalhar sua estratégia e o funcionamento do seu time de marketing. Ou seria publicidade? Ou comunicação? Acertou quem apostou na primeira opção.

Vamos, então, entender de vez a função do marketing, e como ele se distingue das demais atividades citadas? Vem com a gente!

O que é marketing?
De acordo com a Associação Americana de Marketing, a AMA, a palavra define “a atividade, o conjunto de instituições e os processos necessários para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e para a sociedade como um todo.”

Reza a lenda que uma das frases mais simbólicas sobre a importância do marketing teria sido dita por David Packard (1912-1996), o fundador da empresa de tecnologia HP. Ele teria afirmado que “o Marketing é importante demais para ser entregue ao departamento de Marketing”. Mas o que ele estava querendo dizer com isso? Que esse é um campo de atuação que precisa estar conectado ao funcionamento de praticamente todas as áreas de uma companhia.

Os quatro Ps
Para entender melhor o por quê disso – e a extensão das atividades a cargo do marketing, vale a pena se familiarizar com um dos fundamentos modernos desse campo, os 4 Ps, que definem as funções da área:

Definir bem qual é o seu produto
Estipular adequadamente qual é o preço dele
Em qual praça você está o oferecendo
E como é a promoção desse bem ou serviço

A função do marketing, portanto, é vender aquilo que a empresa oferece ao mercado. E esses profissionais fazendo isso por meio da compreensão de quem é a audiência da marca, como se comunicar com ela de maneira efetiva e, por fim, como adequar a oferta ao que ela busca.

Como ele faz isso?
É aí que entram os termos que, muitas vezes, são confundidos com o próprio marketing, como a publicidade ou a comunicação. Nesse contexto, esses termos são, na realidade, ferramentas do marketing, que permitem a esses profissionais cumprir seus objetivos.

Para cumprir os quatro pilares, uma equipe ou profissional de marketing pode, por exemplo, trabalhar com atividades como o gerenciamento da marca – o que envolve definir como a empresa se comunica, qual a sua história, e o que seus produtos representam. Esse tipo de trabalho inclui a definição de tom de voz e de personas (tanto daquela que seria a representação imaginária da sua empresa como uma pessoa quanto da representação do seu cliente ideal).

Outra ferramenta para isso é o uso de campanhas, utilizadas para criar conexão com seus clientes potenciais ou reter aqueles que já estão no seu radar. É por isso que a definição de praça e promoção é tão importante, já que diferentes áreas (praças) terão formas diferentes de receber uma ação de venda de um produto (a promoção).

Essas campanhas podem estar vinculadas a táticas diversas como, por exemplo, a produção de conteúdo que aumente a autoridade do seu negócio na internet (como blogs, e o gerenciamento e produção para redes sociais, produção de podcasts, e-books e newsletters).

Para tomar decisões mais assertivas em relação ao público e como falar com ele, o marketing também faz uso de pesquisas, feitas junto aos clientes e o mercado. Esta é uma forma, por exemplo, de alinhar melhor a comunicação externa (para fora da empresa) e o preço.

Já a publicidade é uma das ferramentas utilizadas quando é necessário trabalhar a promoção, ou seja, na hora de oferecer um produto e serviço cujo público, praça e preço já estão definidos. Ela requer investimento direto para veiculação e está relacionada ao uso de anúncios.

Tradicionalmente, o termo propaganda diz respeito às mesmas atividades inclusas no uso de publicidade, mas em contextos nos quais o objetivo não é a venda de um produto ou serviço, mas a veiculação de ideias e informações. Por isso termos como propaganda política ou propaganda religiosa. O mesmo pode ser atribuído a mensagens governamentais em uma campanha de saúde, ou na época da declaração do Imposto de Renda.

Tudo isso significa que, para vender mais, preciso de um departamento de marketing na empresa?
A resposta é sim. E não. Explicamos: para se conectar com sua audiência e colocar seu produto ou serviço no mercado, seu negócio precisa, sim, do marketing. Mas isso não significa que necessite de um departamento inteiro criado para esse fim.

Hoje, já assessorias especializadas em terceirizar o marketing das companhias. Nesses casos, elas conduzem todas as atividades que discutimos acima, com os mesmos objetivos de um departamento de marketing, sem que seja necessário criar uma equipe dentro da empresa – e com resultados excelentes, dada a expertise desses colaboradores.

Cabe a esses profissionais terceirizados também gerenciar fornecedores e agências externas. Por exemplo: um fornecedor pode ser uma companhia especializada em pesquisas de mercado. E uma agência externa pode gerar o conteúdo que é veiculado nas redes sociais. Mas a definição de como será esse conteúdo e a mensuração dos resultados é algo intrínseco aos profissionais de marketing.

Agora que você sabe as diferenças em relação a marketing, comunicação, publicidade e propaganda, fica mais fácil estruturar a estratégia da sua empresa! E, se quiser entender mais o que uma assessoria de marketing pode fazer para acelerar o seu negócio, fale com a Jahe Marketing!

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