Se você não esteve escondido embaixo de uma rocha nas últimas semanas, já deve ter percebido que só se fala em ClubHouse, a nova rede social que funciona exclusivamente por interações de voz. De acordo com o Google, a busca pelo aplicativo cresceu 525% no Brasil na semana entre 30 de janeiro e 6 de fevereiro.
A rede social do momento une usuários em salas de bate-papo para explorar os mais diversos assuntos de interesse. O speaker (ou orador, em português) traz um tema à tona e os ouvintes podem pedir permissão ao moderador para interagir. É possível ter uma ou mais pessoas falando em tempo real.
Em comparação com outras plataformas, em que a produção visual também é necessária, no ClubHouse é só abrir o microfone. Isso facilita a interação e a criação de conteúdos com mais liberdade, agilidade e menos produção.
O aplicativo tem outras particularidades: só entra quem tem convite, não há curtidas e nenhum conteúdo é gravado – a conversa só acontece ao vivo, o que gera a sensação constante de estar perdendo alguma coisa.
A ideia de exclusividade, aliada à repercussão da participação de usuários famosos, como a apresentadora Oprah Winfrey, o cantor Drake e bilionário Elon Musk, alavancou a procura pelo ClubHouse.
Para as empresas, a rede social é mais uma oportunidade de contato com potenciais clientes. Antes de inclui-la na sua estratégia digital, porém, é necessário entender mais sobre ela e sobre onde estão as oportunidades no aplicativo. Quer saber mais? A gente te conta!
Como participar?
Primeiro, só os que possuem um iPhone, celular da Apple, podem participar da rede – já que ainda não existe versão compatível para Android. Para entrar, você ainda precisa receber um convite de algum de seus contatos que já faça parte da rede.
E se o convite não chegar?
É possível baixar o aplicativo e entrar numa fila de espera até que alguém da sua rede reconheça seu pedido e te inclua na plataforma. Ao entrar, os novos usuários têm o direito de convidar mais duas pessoas.
Qual a relevância do ClubHouse?
Criado pela Alpha Exploration Co, empresa de Rohan Seth – ex-funcionário do Google – e do empresário do Vale do Silício Paul Davidson, o ClubHouse começou a ser testado em meados de abril de 2020 e já tem 6 milhões de usuários no mundo.
O número de usuários pode parecer baixo, mas dados do mercado de podcasts, que também funciona exclusivamente por voz, dão uma ideia do potencial de crescimento do ClubHouse: nos Estados Unidos, a média é de 105,6 milhões de ouvintes mensalmente, segundo a Business Insider Intelligence. Além disso, a estimativa de anúncios nesse tipo de mídia para 2021 é de US$ 1 bilhão, ante US$ 479 milhões em 2018, de acordo com previsões de PwC e IAB.
Como as marcas podem pegar uma carona na cauda desse cometa?
Ainda que os anúncios não sejam uma realidade atual no ClubHouse, há muitas oportunidades para que as empresas aumentem o reconhecimento de sua marca e fortaleçam a sua reputação – além de, é claro, divulgar seus produtos e serviços. Abaixo, listamos algumas ideias de como fazer isso:
Ampliar o alcance: O ClubHouse cria mais uma possibilidade de transmitir suas mensagens e atingir uma audiência que tenha a ver com a sua marca. Uma ideia, por exemplo, é promover conversas sobre temas que combinam com o seu propósito ou com seus valores.
- Eleger porta-vozes: Assim como o próprio ClubHouse convidou usuários estratégicos para alavancar a procura pelo app, as marcas podem usar influenciadores para discutir assuntos do seu interesse, convidando o público a um novo espaço de interação.
- Se tornar autoridade: É possível escolher um tema para explorar com profundidade, construindo autoridade sobre ele a médio e longo prazo. Aproveite para criar conexões em discussões sobre temáticas que domina, participando ativamente das conversas. É um caminho para expandir seu público e fazer networking.
- Fazer pesquisas: Você também pode criar discussões sobre criação e desempenho de produtos e serviços. O fato de a audiência interagir somente por voz, e de que suas interações desapareçam em seguida, faz com que as opiniões possam ser dadas de maneira menos intimidadora.
- Promover eventos: Agendar um evento é uma maneira de criar antecipação e garantir a participação de ouvintes – e permite que você divulgue a atividade nas redes sociais em que já tem presença consolidada. Lembrando que o evento não requer nenhuma produção além de um lugar silencioso e o microfone do celular.
- Aplicar Product Placement: O conceito se baseia na introdução, de maneira natural, de marcas e produtos em conteúdos de entretenimento. Os debates no ClubHouse permitem que a estratégia seja muito utilizada – mas é preciso que a menção faça sentido no contexto da discussão. Se parecer forçada, ela pode ter o efeito contrário e acabar com o interesse dos ouvintes no que você tem a dizer.
Hora de se familiarizar
Apesar de ter gerado muita repercussão, o aplicativo ainda está em versão Beta (em desenvolvimento) e, atualmente, estaria disponível apenas para 20% dos celulares, de acordo com estimativas sobre o número de iPhones no país.
Além de estar trabalhando na versão para Android, o ClubHouse está focado em aumentar a capacidade das salas, que atualmente comportam até 5 mil participantes, e melhorar suas funcionalidades – como o aprimoramento das ferramentas de busca.
Por tudo isso, esse é o momento ideal para se familiarizar com a plataforma e começar a testar modelos para promover seus negócios – afinal, todo mundo está começando junto no ClubHouse.
E lembre-se: você não precisa fazer tudo sozinho. A Jahe Marketing pode ajudar a sua empresa a desenvolver uma estratégia de marketing que combine perfeitamente com os seus objetivos. Fale com a gente!
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