Rumo ao trimestre final de 2021, é interessante analisar quais têm sido as principais linguagens utilizadas pelo universo do marketing – online e offline – para criar conexões com as audiências.
Selecionamos os cases mais interessantes do mês de setembro, que têm tudo a ver com diversas ferramentas sobre as quais temos comentado por aqui, no blog da Jahe Marketing!
São ideias interessantes para as marcas que buscam estreitar sua relação com os consumidores, pegar carona nas novas tendências da tecnologia e entender mais sobre a publicidade e a propaganda. Se interessou? Siga com a gente!
Seja você mesmo
Nós já falamos por aqui sobre a importância de criar uma relação transparente e autêntica com os consumidores, certo? Pois a marca de cervejas Amstel apostou nessa ideia em sua mais nova campanha, estrelada pelo economista e ex-BBB Gil (do Vigor).
Com o objetivo de incentivar as pessoas a serem quem realmente são, o filme “I am what I am” (“Eu sou o que sou”, em tradução livre) traz em frases curtas um resumo da trajetória de Gilberto antes da fama. A campanha foi desenvolvida pelo HNK Lab, com estratégia de mídia digital do hub iProspect, com veiculação em canais digitais e televisão.
Mas não seja sempre o mesmo
Na mesma sintonia, e no mundo das cervejarias, a Itaipava colocou pessoas reais em sua nova propaganda. Nada de celebridades, modelos ou atores: o destaque são os próprios funcionários da cervejaria.
A ideia foi dar protagonismo aos profissionais que têm como profissão levar a cerveja para os pontos de venda. Para escolher os participantes do filme, mais de 50 vídeos de colaboradores de Salvador (BA) foram recebidos. Ao final, foram selecionados o motorista Rogério de Jesus e o ajudante de distribuição Fabricio Novais, que estrelam a ação.
O filme cria um suspense em torno da chegada do caminhão da Itaipava na praia, usando o conceito “Vai Verão, Vem Verão” – referência à propaganda marcante da marca na temporada de 2014/2015, com a participação da atriz Aline Riscado (a “Verão” daquela campanha). A surpresa fica por conta da revelação do motorista e do ajudante, que ganham protagonismo.
Atenção ao futuro (do cliente e do negócio)
Também com apelo à vida real, o banco digital Nubank estreou neste mês em rede nacional, com uma campanha no intervalo do Jornal Nacional (TV Globo). Intitulada “Escolha seu Futuro”, a peça traz a narração da cantora Anitta (integrante do Conselho de Administração do banco) e estimula os clientes do banco a pensarem no longo prazo.
Com a mensagem “comece agora”, apresenta decisões que todos nós tomamos diariamente, em aspectos da vida como o trabalho, finanças, ou atitudes, que estão ligadas à nossa segurança no futuro. De acordo com o banco, a peça publicitária indica um novo momento da empresa, que viu sua carteira de clientes triplicar nos últimos dois anos.
Games seguem em alta
As produtoras de games estão entrando de vez no mundo das criptomoedas (ou moedas digitais). Ainda que esse assunto, em si, renda tema para um outro artigo inteiro, vale mencionar que neste mês a Razer, marca de acessórios com foco no público gamer, anunciou o jogador profissional de Free Fire Nobru como embaixador da marca e da sua moeda digital, a Razer Gold.
Para se ter uma ideia da audiência do jogador, apenas no Instagram (@nobrutv) ele tem mais de 11,5 milhões de seguidores. O Free Fire é um videogame de tiro e sobrevivência, um dos mais populares no Brasil e no mundo, disponível para plataformas Android e iOS.
Agora, além de ter o jogador-celebridade usando produtos da marca em suas lives, a Razor patrocinará também a 5ª edição da CPN, competição de Free Fire criada pelo atleta.
Para quem busca ainda mais inspiração
Também vale a pena comentar a segunda temporada do podcast de Washington Olivetto, o W/Cast. Depois de uma primeira série de programas gravados em Londres, (foram dez episódios, inspirados por canções que despertam memórias no publicitário, um dos mais influentes e bem-sucedidos da propaganda brasileira), Olivetto recebe amigos no Rio de Janeiro, para falar sobre passado e futuro.
Quinze episódios devem ser lançados a partir de 29 de setembro. A produção é da Hub Mídia, com apoio da Bradesco Seguros. Os programas também devem estar disponíveis em vídeo, no YouTube.
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