O RD Summit 2024, evento promovido pela RD Station, consolidou-se como um dos maiores encontros de marketing digital e vendas no Brasil. Este ano, durante os dias 6 e 8 de novembro, no Expo Center Norte (São Paulo), o evento contou com uma série de palestras, workshops e networking — e muitos dos temas já foram abordados pelo nosso hub de conteúdo ao longo do ano, vale mencionar!
Sobre o que os 20 mil participantes e 200 marcas falaram a respeito? A Jahe Marketing esteve por lá e traz os destaques desta edição!
IA
A Inteligência Artificial (IA) Generativa foi o centro das atenções no evento. As chamadas bi techs, grandes empresas do setor de tecnologia, têm aprimorado e desenvolvido cada vez mais esta tecnologia que, aos poucos, já faz parte do cotidiano profissional e pessoal das pessoas.
É preciso ter em mente que a IA deve ser usada para expandir nossas habilidades. A IA, com toda a certeza, facilita nosso trabalho, mas ela não substitui a emoção, o storytelling e a profundidade das relações humanas, como já comentamos em um artigo do nosso blog.
Outro ponto importante é a questão da segurança. Conforme dados da Kantar, à medida que a IA generativa avança e fica cada vez mais refinada, cresce também a pressão para tornar seu funcionamento mais transparente. No Brasil, por exemplo, 31% das pessoas dizem se sentir incomodadas com anúncios feitos por IA. Isso leva os profissionais de marketing a ficarem mais atentos à confiabilidade e à relevância dos dados, informações e ferramentas que escolhem para trabalhar.
E-commerce
O RD Summit corrobora com nossa percepção de que um e-commerce forte é uma das chaves para o sucesso da sua empresa. Recentemente, abordamos aqui como os empreendedores brasileiros podem assimilar as lições valiosas que a China, líder mundial do setor, tem a oferecer.
Vale lembrar que, de acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o comércio eletrônico brasileiro pode atingir R$ 205 bilhões até o fim de 2024, com um ticket médio de R$ 490. Isso equivale a 91 milhões de consumidores!
Logo, tendo em vista que a Black Friday está próxima e as festas de final de ano também, acesse o nosso hub para saber como transformar o seu e-commerce em uma plataforma atrativa e cativante para seus clientes.
TikTok
Para Silvia Beluzzo, diretora de marketing para PMEs do TikTok na América Latina, a plataforma já se tornou a grande aliada das marcas. No RD Summit 2024, ela deixou claro: “o TikTok vai ser a principal alavanca para os negócios. Não se trata apenas de otimismo: segundo uma pesquisa da OpinionBox, o TikTok é cada vez mais visto como um espaço não só para se divertir, mas também para conhecer produtos, marcas e influenciadores que fazem a diferença.
O estudo mostra que 37% dos usuários curtem acompanhar e interagir com os vídeos de marcas que eles já gostam, um prato cheio para as empresas que querem conquistar novos clientes. Além disso, 31% dos usuários dizem que gostam de assistir a reviews de produtos, deixando claro que conteúdos informativos e autênticos são chave para engajar essa galera.
E a presença das empresas por lá é bem-vinda: 71% dos usuários concordam que as marcas devem estar nas redes sociais, enquanto 68% acreditam que o TikTok pode aproximar as pessoas das empresas. Com isso, 46% já seguem ao menos uma marca ou empresa no aplicativo, e cerca de 1 em cada 3 usuários já comprou algo que conheceu na plataforma. Para completar, 62% seguem influenciadores, o que abre as portas para o marketing de influência bombar ainda mais por lá.
Então, se uma empresa ainda não está no TikTok, talvez seja hora de rever essa estratégia. Seja com um perfil próprio ou por meio de parcerias com influenciadores, o TikTok é o lugar para gerar conexão e impacto, transformando curtidas em confiança — e, claro, em vendas!
A Jahe já havia antecipado essa tendência que, a princípio, parecia óbvia, mas que só agora está recebendo a devida atenção das empresas e consumidores. O WhatsApp vem se destacando como uma ferramenta poderosa para impulsionar vendas e fortalecer o relacionamento com clientes. No Brasil, mais de 90% das pessoas estão online na plataforma. Nove em cada dez pessoas acessam o app pelo menos uma vez por dia, e seis em cada dez o utilizam várias vezes ao longo do dia. Além disso, 36% dos brasileiros deixam o aplicativo aberto o tempo todo.
Quando bem utilizado, ele permite uma comunicação rápida e direta, essencial para ganhar a confiança do consumidor. A chave está em atender com agilidade, respeitar a privacidade e evitar o envio de mensagens invasivas, pois o aplicativo é um espaço íntimo para o usuário.
Usar o WhatsApp de forma estratégica significa escolher bem o momento para contatar o cliente, evitando spam e preferindo interações personalizadas que realmente agreguem valor. Com essa abordagem cuidadosa, cada mensagem pode se transformar em uma oportunidade de fidelização, criando uma conexão de confiança e ajudando a diferenciar a marca no mercado.
O futuro já começou!
Não há mais possibilidade de fugir ou adiar o que precisa ser feito em termos de estratégia de marketing para o sucesso da sua marca.
Então, caso esteja com dificuldade em organizar e planejar as ações para modernizar seu negócio, venha tomar um café conosco para discutirmos os melhores caminhos para a estratégia de marketing ideal para você!
Vamos conversar?