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Estratégias para fortalecer seu e-commerce neste começo de ano

Após o período de festas, o comércio começou a época de promoções para limpar o estoque e abastecê-lo com novas coleções, produtos e serviços. Neste movimento, o e-commerce vem se tornando uma ferramenta cada vez mais importante, já que os consumidores têm criado o hábito de comparar preços e fechar negócio no meio digital.

De acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), a expectativa é que a curva de crescimento continue crescente nos próximos quatro anos. Só em 2024, a expectativa é que esse crescimento seja de 10,45% em relação ao ano passado.

O comércio eletrônico brasileiro, assim, pode chegar a R$ 205 bilhões, com um ticket médio de R$ 490. Isso equivale, também, a 91 milhões de consumidores. Parece muita gente, e é mesmo. Vamos fazer uma conta “por cima”: é como se quase metade do Brasil estivesse pronto para comprar online este ano. Ou seja, vender online – e vender bem – é urgente!

Uma forma de atrair novos clientes para as promoções, e manter os antigos, é diversificar as plataformas: vale site, aplicativo e marketplace. Para quem vende na loja física e também atua online é importante frisar: a estratégia do seu e-commerce deve estar em sintonia com a sua loja física.

A experiência phygital do consumidor, ou seja, maior e melhor integração entre os canais físico e digital, será um dos pontos fundamentais para a prosperidade dos negócios neste ano.

Por aqui, selecionamos estratégias consolidadas por grandes empresas para gerar descontos e atrair consumidores no meio digital. Venha com a gente!

Frete grátis e desconto

Sim, a promoção pressupõe desconto, porém, queremos reforçar aqui como é importante oferecer um benefício a mais para tornar o desconto mais atrativo – e destacar sua marca em relação à concorrência.

Afinal de contas, você também é consumidor e vamos combinar: uma das coisas que te afasta de certas lojas é encontrar aquilo que deseja por um preço bacana, mas se sentir enganado, pois o valor do frete faz com que a compra não valha a pena.

Empresas como Mercado Livre e Amazon possuem produtos listados em categorias especiais denominadas Full e Prime, respectivamente, em que há descontos muito vantajosos e a entrega é gratuita e acontece no mesmo dia ou em até um dia. No caso do Mercado Livre, para ganhar o frete grátis é preciso juntar no carrinho um valor mínimo de produtos Full.

Pagar mais barato e receber o produto rapidamente é o que fideliza o consumidor. Então, recomendamos que crie uma categoria especial, mesmo que temporária, dentro do seu e-commerce que junte essas duas modalidades.

Naturalmente, essas são empresas gigantes e que conseguem trabalhar com volumes muito grandes de compra e venda. No entanto, em momentos específicos do ano, é possível para empresas menores criar condições igualmente atraentes.

Mais desconto à vista

O lançamento PIX mudou a rotina bancária de muita gente. Receber o dinheiro instantaneamente, e sem as taxas de DOC e TED, permite que as companhias formulem inúmeras estratégias de vendas. De acordo com o Estudo de Pagamentos Gmattos, realizado no início de janeiro, 47% das grandes lojas online do país oferecem algum benefício para o uso do PIX. A pesquisa foi antecipada pelo Valor Econômico.

Logo, conceder mais um desconto se o pagamento for feito via PIX é uma estratégia interessante, pois você recebe o dinheiro na hora.

Cashback

Para melhorar ainda mais o relacionamento com o consumidor, nada melhor do que oferecer o desconto e ainda devolver parte do dinheiro para ele!

O cashback – dinheiro de volta na tradução em português – é uma modalidade que ganhou força nos últimos anos no Brasil. A popularização foi tão grande que já existem plataformas especializadas neste serviço, com a Ame Digital, e fintechs como 99pay e Nubank passaram a oferecer o cashback ao realizar pagamento de boletos ou no cartão de crédito.

Assim, é interessante considerar a devolução de uma parte do valor gasto para o cliente, como crédito na loja para a próxima compra. A ideia estimula a volta do consumidor, ajudando a fidelizá-lo e reduzindo o impacto da operação para o lojista.

Essas são apenas algumas dicas para inspirar o seu negócio, mas o céu é o limite.

Esperamos que tenha chegado até aqui com reflexões e ideias sobre como implementar novas funcionalidades ao e-commerce da sua marca. Se não souber por onde começar, peça ajuda! Vamos conversar?

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