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O Brasil é o segundo país que mais consome redes sociais. Como aproveitar essa conexão?

Ninguém duvida que os brasileiros adoram as redes sociais. Mas você já parou para olhar os números? De acordo com o estudo O Futuro dos Dados: Tendências e Novidades 2024, da Comscore Social, o Brasil é o 2º maior consumidor de mídias sociais no mundo, atrás apenas da Índia, e o 1º na América Latina em tempo de navegação. Vale notar: estamos em segundo lugar em relação à Índia com uma população cerca de seis vezes menor.

Ao todo, são 132,5 milhões de brasileiros conectados nas plataformas – entre eles, 121 milhões são usuários únicos. Em média, passamos 47 horas por mês conectados.

Segundo a pesquisa Tendências Digitais 2023, também da Comscore, Youtube, Facebook e Instagram são as plataformas mais acessadas pelos usuários, com 96,4%, 85,1% e 81,4%, respectivamente.

Aliado a isso, as pessoas têm utilizado seu precioso tempo com conteúdos de melhor qualidade e que realmente agreguem valor ao seu dia a dia. Prova disso, é que a quantidade de notícias consumidas por meio de vídeos curtos no Tik Tok e no Instagram cresceu 1093% e 43%, respectivamente, entre janeiro de 2023 e fevereiro de 2024.

Portanto, se as pessoas têm utilizado cada vez mais suas plataformas de rede social favorita, como Instagram e Facebook, para consumir conteúdo, é natural que o mercado publicitário invista mais nesses espaços para atingir o seu público-alvo.

O levantamento da Global Advertising Trends, realizado pela Warc, aponta que as mídias sociais são o maior canal de investimento em publicidade e devem somar US$ 247,3 bilhões globalmente, até o final deste ano. O número representa um crescimento de 14,3%, na comparação com 2023.

Por possuir as redes sociais mais acessadas, a Meta – dona do Facebook e do Instagram – teve um crescimento em publicidade superior a 20% na comparação com o ano anterior. Segundo a Warc, a previsão é que a Meta obtenha uma receita de US% 155,6 bilhões em anúncios neste ano, em todo o mundo.

O cenário para 2025, segundo o estudo, é que a Meta ultrapasse a TV linear global em termos de investimento publicitário. Em relação ao TikTok, mídia que vem crescendo exponencialmente a cada ano, sua receita publicitária prevista é de US$ 23,1 bilhões. O montante marca um aumento anual de 18,3%.

É evidente que a competição entre as marcas e a atenção do público estão cada vez mais ferrenhos. Logo, é preciso ser criativo, saber se adequar às mudanças do mercado e aos hábitos de consumo das pessoas para elaborar as melhores estratégias para alavancar seu negócio.

A seguir, separamos algumas dicas valiosas para o seu negócio conseguir aproveitar todo o alcance e visibilidade que as mídias sociais têm a oferecer:

Automação de Marketing | A automação oferece maior eficiência e tomada de decisões baseada em dados, relatórios e estudos mais qualificados, bem como um direcionamento preciso para chegar exatamente ao público desejado. Aliado a isso, a automação permite experiências digitais personalizadas aos seus consumidores, fortificando a construção de um relacionamento duradouro com eles.

Aposte em vídeos curtos | Uma narrativa bem estruturada e concisa. Manter o conteúdo objetivo ajudará a captar a atenção dos consumidores e a mantê-los envolvidos e interessados ​​na história. Apresente a história, forneça informações importantes e finalize com uma resolução.

Uma combinação de ação ao vivo e gráficos em movimento, animação e efeitos visuais pode ser usada para criar um vídeo visualmente envolvente com um enredo forte. Essas são algumas dicas para você que pretende investir em produções audiovisuais para alavancar seu negócio.

Conteúdo Efêmero | Como já destacamos em nosso hub de conteúdo, mensagens e situações que são tratadas como passageiras, de curta duração, e que devem ser consumidas no ato tendem a criar uma aproximação dos consumidores com sua marca.

Esse tipo de estratégia também oferece uma faceta mais pessoal. Pense em mensagens mais casuais e com pouca ou nenhuma edição. É a deixa para você compartilhar bastidores ou conteúdo exclusivo, e promover uma conexão mais profunda com seu público-alvo.

Um estudo da Sprout Social, plataforma de gestão de redes sociais, por exemplo, mostra que 64% dos consumidores querem se sentir conectados com uma marca. E para isso, costumam buscar conteúdos que sejam mais relacionados à vida real. E o formato efêmero tem tudo a ver com isso.

Transformações no mercado podem gerar medo e ansiedade mas também abrem um leque de possibilidades para escalar o seu negócio! E você pode contar com a Jahe Marketing para acompanhar o seu negócio em todo esse processo. Fale com a gente!

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