Quem acompanha nosso hub de conteúdo sabe que nosso foco é trazer dicas, tendências e cases de sucesso de marketing digital para ajudar na construção, consolidação e crescimento das marcas. Neste artigo, contudo, decidimos ir na contramão: queremos falar sobre os piores erros que o seu negócio pode cometer em uma das datas consideradas cruciais para aumentar o faturamento – a tão esperada Black Friday.
O motivo é ajudar a sua empresa a não vacilar – estamos falando, afinal, de uma data que promete movimentar R$ 9,3 bilhões no Brasil, segundo um levantamento da Confi.Neotrust. Quer mais? De acordo com estudo realizado pela LWSA, 62% dos consumidores brasileiros planejam gastar até R$ 3 mil na Black Friday deste ano – e cerca de 44% dos entrevistados economizaram dinheiro nos últimos meses para o evento.
Logo, os consumidores estão ávidos por ofertas e condições especiais para comprar os produtos e serviços que tanto desejam. Nesse cenário, mostramos como evitar vacilos e tornar seu negócio atrativo aos consumidores, a fim de fidelizá-los. Continue lendo!
Não planejar com antecedência | A data oficial da Black Friday este ano é 29 de novembro. Muitas empresas concentram toda a sua energia só no dia e no final de semana. E isso é um tiro no pé!
Se você deseja que seu negócio tenha sucesso na Black Friday, é preciso preparar o terreno semanas antes. Deixar para lançar campanhas na véspera ou mesmo no dia, é como largar várias voltas atrás dos concorrentes.
Então, uma das formas de colocar seu negócio no radar dos consumidores é abordando os seus clientes fiéis com acesso antecipado e exclusivo às ofertas da Black Friday ou descontos especiais. Dessa forma, além de antecipar as vendas, você estimula a recomendação e ainda instiga os clientes fiéis a quererem comprar mais na grande data.
Pensando em um público novo ou que não está fidelizado, ações com influenciadores é uma alternativa para atrair uma quantidade maior de pessoas. Segundo levantamento da plataforma influency.me, 84% das pessoas utilizam as mídias sociais ao tomar decisões de compra, e 93% dos profissionais de marketing concordam que trabalhar com influenciadores traz resultados únicos.
Além disso, fatores como afinidade com a marca e liberdade criativa são cruciais para os influenciadores ao firmar parcerias. Então, se está na boca de um influenciador, a chance de algo viralizar é maior.
E-commerce ruim | Cerca de 75% dos consumidores planejam realizar suas compras de Black Friday online. Logo, é impensável que o seu site e/ou aplicativo fique fora do ar, ou demore para carregar as páginas, ou dê problemas na hora das pessoas finalizarem as compras.
Segundo pesquisa da PwC, 79% dos consumidores brasileiros pesquisam antes da decisão final de compra. Além disso, 63% consultam avaliações de outros clientes antes de tomarem suas decisões e 65% usam aplicativos de varejistas para consultas e comparação de produtos e preços.
Portanto, para não perder clientes e vendas, invista em servidores que aguentem o constante aumento no fluxo de acessos e em segurança de dados. Aliado a isso, além dos descontos, ofereça mais vantagens, como cashback, frete grátis e mais desconto caso o pagamento seja à vista. Dessa forma, seu negócio sairá na frente da concorrência e será capaz de manter mais clientes após a Black Friday.
Falta de atendimento ao cliente | Sabemos que imprevistos podem acontecer, por mais que você se planeje e tente preveni-los. Nessas situações, é importante que o cliente não seja ignorado ou fique sem resposta. Por isso, a criação de ecossistemas digitais que oferecem uma variedade de serviços integrados é um investimento importante.
O surgimento das ferramentas de atendimento automatizado, por WhatsApp ou chatbots, por exemplo, permite oferecer experiências digitais personalizadas aos seus consumidores, fortificando a construção de um relacionamento duradouro com eles.
A dica aqui é facilitar e diversificar os canais de serviço de atendimento ao cliente da sua empresa. Também é fundamental praticar uma escuta ativa nas redes sociais para identificar o que estão falando de sua marca ou se estão falando com sua marca nesses canais.
Não preparar e não expandir a equipe | Por ser uma data importante para o comércio, o planejamento financeiro para a Black Friday deve contemplar a possibilidade se vale a pena contratar novos funcionários para ajudar nos afazeres e vendas. Antecipar-se na contratação de profissionais, seja por meio de recrutamento interno ou empresas especializadas em temporários, garante que a operação esteja reforçada com o perfil adequado de colaboradores para este período.
Vale ressaltar que, independentemente do setor em que a empresa atua, todos os seus colaboradores são vendedores em potencial! Seja no contato com outras empresas ou com o consumidor final.
Por isso, como diz o ditado, é fundamental aprender a vender seu peixe! Ou seja, convencer os consumidores de que o seu produto ou serviço vale o seu tempo e investimento.
Para isso, treinar os funcionários e contratar pessoas com perfis alinhados aos valores da sua empresa, é fundamental para otimizar as chances de sucesso nas vendas e na fidelização dos clientes.
Quer estar preparado para a Black Friday, e todas as datas importantes do calendário anual? A Jahe Marketing está à sua disposição para orientá-lo. Vamos conversar?
E se precisar de ajuda para definir qual a melhor estratégia de marketing para o seu negócio, fale conosco!