Ser um app popular no Brasil já seria um título a ser festejado por muitos desenvolvedores, dado que mais de 90% dos brasileiros estão online. Contudo, o WhatsApp é mais do que isso. De acordo com a empresa de pesquisa de mercado OpinionBox, nove em cada dez pessoas acessam o app pelo menos uma vez por dia, e seis em cada dez o utilizam várias vezes ao longo do dia. Além disso, 36% dos brasileiros deixam o aplicativo aberto o tempo todo.
Esses dados refletem o papel do WhatsApp no cotidiano das pessoas, tornando-o não apenas um meio de comunicação, mas também uma ferramenta para se conectar com empresas, descobrir novos negócios e interagir em grupos.
Essa presença no cotidiano dos brasileiros transforma o aplicativo em uma importante plataforma para as marcas estabelecerem um relacionamento mais próximo com seus consumidores.
Ainda segundo a OpinionBox, 79% dos brasileiros já entraram em contato com uma empresa pelo aplicativo, seja para tirar dúvidas (77%) ou solicitar suporte técnico (67%). O WhatsApp também se destaca nas vendas: 66% dos entrevistados já contrataram um serviço e 62% já compraram algo pelo app.
Isso mostra que o WhatsApp pode ser altamente eficiente para negócios, desde que se sigam boas práticas para evitar irritar os clientes (como o envio de mensagens não solicitadas).
Esse potencial do aplicativo foi reconhecido pela Meta, empresa que também controla o Facebook e o Instagram, quando expandiu suas funcionalidades em 2018, com o lançamento do WhatsApp Business. O app na versão empresarial permite que as marcas acompanhem os clientes em todas as etapas da jornada de compra, desde a descoberta de produtos até o suporte pós-venda.
Ou seja, é possível conectar um anúncio em uma rede social diretamente ao contato da marca no “zap”, gerando leads, engajando consumidores e oferecer suporte, além de fechar vendas diretamente pelo app. Mas como fazer isso? Vamos às dicas!
Como funciona a venda pelo WhatsApp?
Trabalhar com o WhatsApp é especialmente interessante para negócios que requerem um atendimento mais detalhado, como a venda de produtos de alto valor. Mas empresas menores, lojas de bairro e profissionais autônomos também conseguem utilizar com bastante sucesso.
O motivo é que ele facilita as vendas consultivas, permitindo que o cliente tire dúvidas e receba atendimento em tempo real. Esse modelo de atendimento é eficaz em transações que exigem mais consideração, onde o cliente precisa de informações detalhadas antes de tomar uma decisão de compra, desde um carro até os ingredientes em um pedido de delivery.
Assim, com os anúncios de “Clique para o WhatsApp”, as empresas podem oferecer suporte personalizado, compartilhando links, fotos e vídeos de produtos, facilitando a decisão do cliente.
No entanto, alguns cuidados são necessários:
• O WhatsApp exige agilidade. Responda rapidamente aos clientes interessados em seus produtos ou serviços.
• Não limite o atendimento ao chat: enriqueça a experiência enviando fotos, vídeos, PDFs ou mapas.
• Só entre em contato com clientes que manifestaram interesse ou deram permissão para serem contatados.
Qual a melhor solução do WhatsApp para o meu negócio?
Existem duas plataformas de negócios no WhatsApp, com diferenças importantes. O WhatsApp Business é destinado a pequenos negócios ou profissionais autônomos e é gratuito.
Já o WhatsApp Business API, voltado para empresas maiores, oferece funcionalidades como suporte a chatbots e outros recursos avançados. Ou seja, ao clicar em um anúncio ou link em página, o cliente é direcionado para o WhatsApp empresarial. A partir daí, um chatbot pode fazer perguntas automáticas para identificar suas necessidades e interesses. Dependendo do perfil do cliente, ele pode ser encaminhado a um atendente humano para dar continuidade à conversa e concluir o atendimento.
Recomendamos que sua marca analise qual delas atende melhor suas necessidades.
Queria mais exemplos para me inspirar…
A gente tem! A marca de maionese Hellmann’s, por exemplo, tinha como objetivo mostrar aos consumidores que o produto pode ser usado também como ingrediente, e não somente como molho para saladas e sanduíches. Criou, então, uma campanha mundial, iniciada no Brasil, convidando consumidores a enviarem seus números de telefone e uma foto do conteúdo de suas geladeiras.
A partir disso, os participantes foram conectados via WhatsApp a chefs de cozinha, que criaram receitas utilizando a maionese e os ingredientes disponíveis nas geladeiras dos usuários. Os chefs até ensinaram os participantes a prepararem as receitas, usando fotos, vídeos e outros recursos do WhatsApp. Treze mil participantes interagiram com a Helmann’s, e a aprovação foi de 99,5%. A campanha foi replicada em países como Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.
Outro exemplo é o da fintech brasileira Stone, que identificou que quase metade dos seus clientes preferiam ser contatados pelo WhatsApp. Ao adotar os anúncios de Clique para o WhatsApp (CTWA), a empresa conseguiu reduzir em cinco vezes o custo de aquisição de clientes, simplesmente por entender as preferências de sua audiência. Os dados foram extraídos do E-book para Agências e Gestores de Tráfego do WhatsApp, organizado pela própria Meta.
Já o McDonald’s apostou na distribuição de cupons. A rede de lanchonetes ofereceu cupons de desconto, com uma impressionante taxa de conversão de 70%. A facilidade de acessar e resgatar os cupons diretamente pelo WhatsApp eliminou processos demorados ou presenciais, muitas vezes desestimulantes para os clientes.
Qual dessas experiências chamou mais a sua atenção? Se sua empresa nunca considerou usar o WhatsApp na estratégia de vendas, este pode ser o momento.
E se precisar de ajuda para definir qual a melhor estratégia de marketing para o seu negócio, fale conosco!