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O que são ativações de marcas, e por que se fala tanto sobre isso?

As empresas que desejam sair na frente precisam pensar em estratégias diferenciadas para se conectar com o consumidor. Embora não seja exatamente uma novidade, o marketing de ativação pode ser uma das ações que, quando bem-elaboradas, ajudam as marcas a se aproximarem e fortalecerem seus nomes junto ao público-alvo.

Neste artigo, vamos explicar mais sobre o que são as tão faladas ativações, como elas podem ajudar a sua marca e, claro, contar de cases que deram certo e que possam servir de inspiração. Continue com a gente!

O que são as ativações de marcas?

As ativações são estratégias e ações com o objetivo de conectar uma marca com seu público de forma envolvente e interativa. Essas atividades geralmente vão além da publicidade tradicional, permitindo que as marcas se aproximem dos consumidores de maneira mais pessoal, significativa e memorável.

Ainda que as ações presenciais sejam mais comuns neste caso, também é possível promovê-las online. A dica é proporcionar experiências autênticas e relevantes, seguindo os valores e interesses do público-alvo, para criar uma conexão emocional entre as partes. Assim, o relacionamento ultrapassa a barreira da relação simples de compra e venda.

Por que se fala tanto em ativações de marcas?

O marketing de ativação já faz parte da estratégia de grandes marcas há bastante tempo. Porém, está longe de se tornar obsoleto. A evolução acelerada do mercado aumenta a importância de fidelizar o cliente por meio da conexão emocional. Para isso, é necessário que a empresa esteja alinhada com valores, interesses e propósitos do público que deseja atingir.

Mas, afinal, por que falamos tanto sobre ativações de marca? Separamos alguns motivos pelos quais os gestores valorizam (ou deveriam começar a valorizar) essa estratégia:

Experiência do consumidor | O marketing de ativação coloca o consumidor no centro da estratégia, oferecendo experiências únicas e memoráveis. Assim, é possível criar uma impressão positiva e duradoura entre a marca e o público, influenciando a maneira como eles enxergam a companhia e interagem com ela no futuro.

Diferenciação no mercado | Em um cenário competitivo, em que muitas marcas disputam a atenção dos consumidores, as ativações são uma forma de se destacar. A originalidade e a criatividade dessas estratégias podem tornar uma marca mais relevante e interessante em relação à concorrência.

Engajamento nas redes sociais | Ativações bem-executadas têm o potencial de se tornarem virais nas redes sociais e na mídia, gerando um grande buzz em torno da marca. O engajamento do público com essas experiências pode aumentar a visibilidade e a credibilidade da empresa.

Humanização da marca | O marketing de ativação permite que as marcas mostrem seu lado humano para se conectar emocionalmente com os consumidores. Isso é importante em uma era em que os clientes valorizam cada vez mais as empresas autênticas, éticas e socialmente responsáveis.

Foco na geração Z e millennials | Os jovens têm demonstrado preferência por marcas que oferecem experiências envolventes e relevantes. As ativações são uma forma de alcançar esses públicos de maneira eficaz.

Marketing de ativação na prática

Até aqui, falamos muito sobre proporcionar experiências para o público. Porém, como isso funciona na prática? Quando uma empresa decide fazer ativações, o primeiro passo é saber onde está seu consumidor, em que situação e de que maneira ele gostaria de ser abordado. Para isso, é essencial entender bem a persona da marca.

Hoje, as ativações mais comuns (e com mais chances de ganharem visibilidade nas redes sociais) ocorrem em grandes eventos, como festivais de música e competições esportivas. Os modelos mais comuns são o sampling (oferta de brindes ou amostras gratuitas) e as experiências (envolver o público em alguma atividade que gere valor).

Exemplos de ativações de marcas

  • Rock in Rio
    Além de reunir atrações musicais de todo o mundo, o Rock in Rio é marcado pelas ativações das marcas patrocinadoras – aliás, o número de parceiros bateu recorde na última edição. O Itaú, por exemplo, é responsável pela tradicional roda-gigante do evento. Já a rede Ipiranga ofereceu, em 2022, transfer gratuito até a Cidade do Rock aos clientes fidelizados, além de instalar uma inédita montanha-russa.
  • GP São Paulo
    As etapas da Fórmula 1 também movimentam o mundo do marketing em todo o mundo. No GP São Paulo, em 2022, a Heineken é detentora dos naming rights e também realizou ativações nos dias de prova. Elas ficaram reunidas em um espaço de 3,3 mil m² em formato de estrela, símbolo da marca, com áreas de descanso, corredor imersivo com o som dos motores e uma tirolesa, além de vista privilegiada do autódromo.
  • Festival de Inverno de Campos do Jordão
    Todos os anos, o Festival de Inverno atrai milhares de pessoas a Campos do Jordão (SP), tornando a cidade um prato cheio para a estratégia de marketing de algumas empresas. Em 2023, as marcas Granado Pink e O Boticário são algumas com ativações – a primeira, ofereceu massagem e esfoliação das mãos com o objetivo de promover sua linha de produtos de cuidados com essa parte do corpo; a segunda levou uma roleta de prêmios para promover o lançamento de um perfume.

E aí, sua marca está pronta para incluir as ativações na estratégia de marketing? A Jahe Marketing pode ajudar sua empresa a desenvolver essa estratégia!

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