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O que é saúde de marca e como monitorar a sua?

Manter a saúde em dia e realizar exames periódicos está (ou deveria estar) na lista de afazeres de boa parte da população. Mas a necessidade de checkup frequente não é exclusividade das pessoas – as companhias também precisam de um olho clínico de tempos em tempos. Você já ouviu falar em saúde de marca?

Este é um indicador determinante da eficácia de um produto ou serviço e sua presença no mercado. Ele mostra como a marca é percebida aos olhos de seus consumidores, concorrentes e outros agentes. Para fazer isso, conta com diversas métricas para obter uma visão geral da posição atual da companhia ou produto e das áreas que podem ser melhoradas.

E, com o resultado em mãos, é possível investir tempo e orçamento de marketing de forma inteligente, concentrando-se em iniciativas que realmente trarão benefícios à saúde da sua marca.

Mas como monitorar a saúde da sua marca? Siga conosco, que te explicamos tudo!

Comece pelos clientes

O primeiro passo para iniciar o monitoramento da saúde da sua marca é entender o sentimento dos consumidores em relação a sua empresa. Isto é chamado de percepção de marca e, por meio desse indicador, é possível identificar defensores leais da sua marca, ou seja, aqueles que recomendam seu produto e serviço e, claro, sempre o utilizam quando preciso. Sabendo quem são seus defensores, cultive esse relacionamento para fortalecê-lo utilizando campanhas de marketing personalizadas, por exemplo.

Esse indicador também é importante para identificar possíveis crises de reputação do seu negócio. Dessa forma, você entende qual área do seu processo produtivo está deficiente e, antes que isso manche a reputação da sua empresa, pode corrigir o problema, sem comprometer o restante da cadeia. Aliás, vale lembrar que mesmo com uma experiência inicial ruim, os clientes tendem a dar uma segunda chance ao perceber que a empresa está disposta a resolver o seu problema.

E por fim, entenda quais são as mensagens que mais repercutem na sua audiência. Isso alinhará sua estratégia de marketing à expectativa dos consumidores. É preciso extrair bons insights para alimentar a estratégia de marketing e promover o crescimento do seu negócio.

Como medir a satisfação do cliente?

Se você chegou até aqui, talvez esteja se perguntando como medir a satisfação dos clientes e, consequentemente, a saúde da sua marca. Vamos mostrar os principais caminhos.

De acordo com o estudo “O Futuro dos Dados: Tendências e Novidades 2024”, da Comscore Social, o Brasil é o 2º maior consumidor de mídias sociais no mundo e o 1º na América Latina em tempo de navegação. Ao todo, são 132,5 milhões de brasileiros conectados nas plataformas. Youtube, Facebook e Instagram são as plataformas mais acessadas pelos usuários, com 96,4%, 85,1% e 81,4%, respectivamente. Logo, estar nas redes sociais é essencial para a divulgação e crescimento do seu negócio. A questão aqui, é saber onde seu público está e como conquistá-lo.

Sabendo quem é o seu público e onde ele está, recomendamos a automação do seu marketing digital. O seu negócio terá dados precisos e confiáveis, aumentando a eficiência na tomada de decisões, um divisor de águas para o escalonamento e consolidação do negócio.

Em nosso Hub de Conteúdo, temos uma lista com as melhores ferramentas no mercado para incorporar ao seu negócio.

Ambiente online

Quando pensamos no ambiente digital, como os sites, aplicativos e marketplaces, a medição dos indicadores de saúde da marca, na maioria dos casos, está relacionada a pesquisas por meio de questionários on-line, e ferramentas de escuta social.

Neste caso, o Net Promoter Score é a métrica de lealdade do cliente mais utilizada. Ele serve como escala para saber um pouco mais sobre a saúde do seu negócio, dentro do ambiente online.

Em uma escala de 0 a 10, pergunta-se qual a chance de recomendar o produto ou serviço para alguém próximo. Ou seja, o objetivo é medir a experiência e fidelidade dos consumidores. Também é possível deixar um espaço para comentários, o que justifica a nota dada e permite uma reflexão para melhora ou como manter a qualidade.

A escala separa três categorias de clientes, definidos conforme a nota dada.

  • Os chamados detratores são aqueles em que a probabilidade relatada de recomendar sua marca é de 0 a 6. Convenhamos que ninguém ficaria satisfeito com essas notas, mas devemos transformar essa situação em uma oportunidade para melhoria e crescimento.
  • Os clientes passivos são aqueles que têm a chance de recomendar sua marca em uma escala 7 e 8. Aqui é interessante descobrir o que faltou ou que aconteceu para que a experiência não chegasse ao ápice. As pessoas estão mais exigentes e seus hábitos de consumo demandam mais acurácia das empresas.
  • Por fim, temos nossos clientes fiéis, denominados promotores. São eles que recomendam a marca em uma escala de 9 e 10, além de recorrer a você sempre que necessário.

Caso tenha dúvidas de como começar ou como recalcular a rota, você pode contar com a Jahe Marketing para acompanhar o seu negócio em todo esse processo. Convidamos você para tomar uma café e falarmos sobre esse assunto!

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