Não é de hoje que a chamada Economia da Atenção dita o ritmo e as estratégias de conteúdo de empresas e organizações. O conceito está ligado à ideia de que, dentro do infinito fluxo de informações, conseguir atrair a atenção dos consumidores é um desafio.
Atualmente, essa realidade está mais viva e evidente do que nunca. Mas o curioso é que o termo nasceu muito antes dos vídeos curtos do TikTok e Reels, stories de Instagram e a habilidade de acelerar os áudios no WhatsApp.
A ideia surgiu nos anos 70, cunhada pelo vencedor do Nobel de Economia Herbert A. Simon, também psicólogo e cientista político. Naquela época, ele já trabalhava com a ideia de que a nossa atenção era um bem escasso, e disputado.
Você já deve ter reparado que isso tem tudo a ver com marketing digital, certo? Afinal de contas, um produto ou serviço só será consumido caso ele seja visto pelas pessoas. Atualmente, ainda há o detalhe de que o tempo para captar essa atenção é mínimo. Temos em média apenas 1,7 segundos para chamar atenção da audiência.
Bem pouco, não é mesmo?
Caso consiga despertar seu interesse, uma marca terá, então, cerca de oito segundos para convencer o consumidor a continuar assistindo ao vídeo ou ler o post até o final. Pensando em conteúdo audiovisual, o mais consumido hoje em dia, em 30 segundos, 33% das pessoas vão sair do vídeo e em 2 minutos, os desistentes serão 60% – os dados são da Ad Age.
Mas calma! Ainda está com a gente? Se sim, prometemos que sua atenção será recompensada! A seguir, confira nossas dicas para o seu negócio abrir vantagem em relação aos concorrentes na captação do interesse dos consumidores – incluindo sua fidelização como seus clientes. Vamos a elas?
Conteúdo Efêmero | Como já destacamos em nosso hub de conteúdo, mensagens e situações que são tratadas como passageiras, de curta duração, e que devem ser consumidas no ato tendem a criar uma aproximação dos consumidores com sua marca.
Esse tipo de estratégia também oferece uma faceta mais pessoal. Pense em mensagens mais casuais e com pouca ou nenhuma edição. É a deixa para você compartilhar bastidores ou conteúdo exclusivo, e promover uma conexão mais profunda com seu público-alvo.
Um estudo da Sprout Social, plataforma de gestão de redes sociais, por exemplo, mostra que 64% dos consumidores querem se sentir conectados com uma marca. E para isso, costumam buscar conteúdos que sejam mais relacionados à vida real. E o formato efêmero tem tudo a ver com isso.
Seja conciso | Como falamos, os vídeos têm sido a principal fonte de consumo de conteúdo das pessoas, principalmente da Geração Z. Por isso, apostar no formato é um bom ponto de partida para conquistar a atenção da audiência. Mas é claro que nem tudo funciona!
Aposte em vídeos curtos, mas que sejam concisos e focados em um tópico. Não pule de uma ideia para outra, pois será difícil para o público acompanhar.
Apresente a história, forneça informações importantes e finalize com uma resolução. Manter o conteúdo objetivo ajudará a captar a atenção dos consumidores e a mantê-los envolvidos e interessados na história. Também já abordamos esse tópico com mais detalhes em nosso hub, clique aqui para ler!
Conheça a fundo seu público | Conhecer os interesses das pessoas que você deseja atrair é essencial para a fidelização.
A automação das suas estratégias de marketing é um caminho promissor para que você tenha maior eficiência e tomada de decisões baseada em dados, relatórios e estudos mais qualificados, bem como um direcionamento preciso para chegar exatamente ao público desejado.
Ela permite ainda oferecer experiências digitais personalizadas aos seus consumidores, fortificando a construção de um relacionamento duradouro com eles. Isso leva a ciclos de venda mais curtos, comunicação mais assertiva, sem ruídos, e à otimização do tempo de ambas as partes.
Caso tenha dúvida por onde começar ou qual é a melhor estratégia para você, a Jahe Marketing está à disposição para entregar uma consultoria personalizada e completa para transformar o seu negócio na potência que sempre sonhou.
Se precisar de ajuda para elaborar as estratégias e aplicá-las, conte conosco! Vamos conversar?
E não se esqueça: cadastre-se em nossa newsletter para não perder os artigos da Jahe Marketing. Toda semana, trazemos as principais tendências e novidades do mundo das marcas e da comunicação!