Ninguém duvida de que, com a mudança nos hábitos de consumo das pessoas, as estratégias de marketing também devem evoluir, adaptando-se às novas demandas no mercado.
Uma das principais transformações tem a ver com o fato de que já não recebemos publicidade das empresas somente nos meios tradicionais de comunicação, como o rádio, a TV e os meios impressos.
E até mesmo na internet, a interatividade também faz parte das estratégias de marketing, já que é possível reagir e comentar em tempo real a campanhas de marketing. Um vídeo que chamou atenção, uma parceria com influencers que viralizou, tudo isso faz com que uma marca percorra o mundo.
E há também a publicidade tão bem encaixada que, por vezes, nem parece publicidade. É a chamada publicidade nativa. Ela tem como objetivo dispor os anúncios de maneira que eles se encaixem perfeitamente dentro do conteúdo do seu site, plataforma ou rede social e, o mais importante, sem atrapalhar a experiência do consumidor.
Como a peça é mais coerente com a página em que é exibida, ela acaba passando por conteúdo publicado pelo site. Um dos sites que utiliza esse tipo de comunicação de maneira bastante orgânica é o Buzzfeed, nos diversos países no qual opera.
Quando a série live action Avatar estreou na plataforma de streaming, a Netflix publicou uma lista no site, nos mesmos moldes do conteúdo regular que tornou o portal famoso.
Percebe como a publicidade nativa não interfere na experiência das pessoas?
Temos a opção de interagir ou não com ela. Enquanto o marketing de conteúdo monitora resultados orgânicos, leads e resultados a longo prazo, a publicidade nativa foca o engajamento e as visualizações, ou seja, grandezas que são medidas de forma imediata.
Por meio da publicidade nativa, é possível obter mais visualizações para o produto/serviço oferecido, além de redirecionar o usuário/consumidor para o blog/site/rede social da sua empresa.
Para sorte das marcas, de acordo com a Kantar, 70% dos brasileiros prestam atenção em publicidade. Isso evidencia que a maioria das pessoas vê com bons olhos as publicidades a que são expostos durante o consumo de conteúdos, principalmente como forma de conhecer novos produtos e novas marcas.
Apesar da atitude positiva dos brasileiros diante da publicidade, é importante ter em mente que a adequação da publicidade ao perfil do consumidor melhora a experiência e a retenção da mensagem. Segundo um estudo da Offerwise, realizada com brasileiros maiores de 18 anos:
- 75% afirmam que prestam mais atenção em propagandas que são de produtos ou serviços que combinam com seu estilo de vida;
- 71% gostam de ver propagandas que sejam específicas para suas necessidades;
- Os mesmos 71% preferem acessar plataformas/canais onde a publicidade exibida é segura, com boa reputação. Não gostam de ser impactados por publicidade de produtos piratas ou procedência duvidosa;
- 64% admitem que prestam mais atenção em propagandas que estão relacionadas a produtos/serviços que combinam e façam sentido com o conteúdo que estão assistindo naquele momento.
Se você se interessou e está pensando em incluir a publicidade nativa em sua estratégia de marketing, damos dicas de por onde começar a seguir. Confira!
Native Ads no Gmail | Se você possui uma estratégia de email marketing para seu negócio, utilize o Gmail Ads por meio do Google Ads. O anúncio aparece como um teaser na caixa de entrada do usuário.
Native Ads no Google | É possível usar o Google Ad Manager para criar anúncios nativos destinados ao buscador.
Yahoo Gemini | Com o Yahoo Gemini, você pode escolher entre vários formatos de native ads, como imagens, vídeos, anúncio de instalação de app e anúncio de busca no Google.
UOL Ads | Plataforma brasileira, a UOL Ads permite veicular anúncios nativos em seus portais, que, segundo a empresa, alcançam 93% da internet brasileira.
Outbrain | A Outbrain permite veicular anúncios nativos em feeds, links patrocinados e recomendações de conteúdo.
Não existe um manual com regras fixas de como utilizar a publicidade nativa. Então, se quiser uma consultoria especializada que ajude você e seu negócio a criar e executar a melhor estratégia, fale com a Jahe Marketing!
Estamos à disposição para ouvi-lo e entrar um plano completo para transformar o seu negócio na potência que sempre sonhou. Afinal, fazer um planejamento estratégico com essas dicas pode ajudar seu negócio a captar e fidelizar clientes.
Se precisar de ajuda para elaborar as estratégias e aplicá-las, conte conosco! Vamos conversar?
E não se esqueça: cadastre-se em nossa newsletter para não perder os artigos da Jahe Marketing. Toda semana, trazemos as principais tendências e novidades do mundo das marcas e da comunicação!