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O marketing de influência movimentou US$ 16 bilhões em 2022. Ele ainda é uma mina de ouro?

O marketing de influência tem se tornado uma estratégia cada vez mais comum entre as marcas. Prova disso é que o mercado movimentou US$ 16 bilhões em 2022, segundo estimativa da Influencer Marketing Hub. Para se ter uma ideia do crescimento desse mercado, essa quantia aumenta anualmente e já é dez vezes maior do que há seis anos.

As empresas com presença digital já investem há pelo menos uma década em anúncios online, como pop ups e banners. Porém, os influenciadores têm a capacidade de, como o próprio nome diz, influenciar mais pessoas a adquirem um determinado produto em comparação à publicidade tradicional. Isso porque essas pessoas construíram credibilidade com seu público ao longo do tempo.

Olhando de fora, pode parecer que o marketing de influência é o must-have para qualquer empresa. E, ainda que seja uma mina de ouro para alguns segmentos, é preciso avaliar bem a própria atividade e quais os benefícios potenciais desse modelo de publicidade. Por isso, antes de sair contratando criadores de conteúdo, continue lendo este artigo para entender se essa é a melhor escolha para o seu negócio!

Marketing de influência ainda pode ser uma mina de ouro

Com a estratégia certa e objetivos bem-definidos, o marketing de influência ainda pode ser uma mina de ouro para as marcas. Afinal, o Brasil é o primeiro no ranking mundial de países onde o influenciador é mais relevante para a decisão de compra, segundo levantamento da Statista e do HootSuite. Curioso (e não à toa) é que o país tem mais criadores de conteúdo do que engenheiros civis ou dentistas, de acordo com a Nielsen Media Research.

Ao mesmo tempo, os gestores estão separando fatias maiores do orçamento para investir nessa estratégia. Sete em dez marcas investiram nesse mercado em 2022, sendo que 50% dedicaram até R$ 50 mil no ano e, devido ao sucesso das ações, 67% pretendem aumentar a quantia em 2023, conforme relatório da Influency.me.

Vantagens do marketing de influência

Uma das principais vantagens do marketing de influência é, conforme mencionado, a credibilidade de um influenciador junto aos seus seguidores. Assim, quando ele recomenda um produto, o público tende a confiar em sua qualidade, gerando, assim, benefícios para a reputação da marca. Inclusive, o engajamento e a interação tendem a ser maiores quando os usuários chegam à empresa através de um influencer.

As chamadas publis — as parcerias comerciais entre marca e influenciador para a produção de conteúdo — são uma maneira de se comunicar com um público segmentado. Quando um negócio deseja alcançar uma audiência específica, uma boa saída é contratar um influenciador que converse com esse nicho. Ele terá uma base de seguidores engajados e realmente interessados naquele assunto, melhorando o alcance e a visibilidade da marca – e claro, aumentando as chances de conversão.

Sabemos que a mensagem de uma companhia deve ser a mesma em todos os canais. Mesmo assim, ela precisa ser atraente para cativar o público-alvo. Os influenciadores têm a capacidade de criar um conteúdo autêntico e personalizado de acordo com o perfil de seus seguidores, aumentando as chances de envolver e gerar engajamento das pessoas.

Desvantagens do marketing de influência

Assim como qualquer estratégia, o marketing de influência também pode ter algumas desvantagens. Uma delas é a autenticidade, que pode prejudicar a indicação caso o influenciador não esteja alinhado com os valores e a mensagem da marca. Trata-se de um ponto sensível, já que os criadores de conteúdo costumam falar constantemente sobre hábitos, opiniões e ideais nas redes sociais.

Outro problema relacionado a isso é que a reputação da empresa pode ficar atrelada à do influencer. Então, a má conduta de um pode acabar respingando na reputação do outro. Por esse motivo, é importante firmar parcerias com influenciadores que tenham alinhamento com os valores e mensagem do negócio. É importante pesquisar o histórico de postagens e comportamento do profissional para evitar surpresas — assim como formar um contrato oficial, delimitando as condições da parceria.

O marketing de influência ainda apresenta um terceiro desafio: a mensuração de resultados. Acredita-se que o ROI (sigla em inglês para retorno sobre investimento) do segmento seja de 6,5 – ou seja, US$ 6,50 para cada dólar investido –, mas nem sempre é possível estimar com precisão o quanto uma publicidade impactou de fato os números de uma marca.

O que isso quer dizer? Embora um influenciador tenha dados sobre alcance e engajamento de uma publicação, é difícil saber quantas daquelas pessoas realmente compraram ou comprarão no futuro o produto alvo da publicidade. Além disso, hoje, os perfis enfrentam o obstáculo dos algoritmos, que podem reduzir a entrega de conteúdos patrocinados.

O que preciso saber antes de adotar o marketing de influência?

Se após considerar as vantagens e desvantagens você chegou à conclusão de que o marketing de influência é uma opção para seu negócio, veja alguns aspectos importantes antes de implementar a estratégia:

Objetivos de marketing
Antes de iniciar qualquer campanha, é importante estabelecer seus objetivos. Isso pode incluir aumentar o awareness, alcançar um novo público-alvo, impulsionar as vendas ou promover um novo produto. Essas metas ajudam a moldar a estratégia da campanha.

Identificação de influenciadores
É essencial encontrar influenciadores que sejam relevantes para o público-alvo da marca e que haja alinhamento de valores e mensagem. Por isso, é necessário uma pesquisa cuidadosa para identificar os influenciadores que dão match.

Autenticidade e credibilidade
A autenticidade é fundamental no marketing de influência. O ideal é que os criadores de conteúdo sejam genuinamente interessados na marca. Os seguidores podem perceber quando uma parceria não é autêntica, o que pode prejudicar a credibilidade do negócio. Esse é um dos motivos pelos quais os influencers vêm dando cada vez atenção à profissionalização e à credibilidade de seus conteúdos – 78% deles garantem que testam os produtos antes de divulgá-lo, diz o relatório da Influency.me.

Estratégia de conteúdo
A melhor maneira de atingir os objetivos é a co-criação entre a empresa e o influenciador, uma vez que a mensagem deve ser natural, ao mesmo tempo que atende aos critérios estratégicos da promoção do produto. Publicidades que fogem do padrão do influencer podem soar forçadas, prejudicando os resultados e, possivelmente, a credibilidade de ambas as partes.

Não sabe por onde começar a usar o marketing de influência na sua empresa? A Jahe Marketing pode te ajudar! Entre em contato conosco. E, se gostou deste conteúdo, assine nossa newsletter.

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