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Ainda dá tempo de fazer um planejamento de marketing sólido para o ano que vem!

Quando chega dezembro, você já começa a pensar em jogar as responsabilidades para janeiro, e aproveitar esses últimos dias para maratonar aqueles comédias natalinas? Pois bem, você não está sozinho. Mas para fazer isso com tranquilidade, é importante ter um planejamento estratégico robusto para 2025. Ainda dá tempo!

Os números reforçam a importância de um planejamento bem-estruturado: segundo levantamento da Consultoria Falconi, apenas 10% das 100 empresas entrevistadas declararam ter uma estratégia sólida para os próximos três a cinco anos. Além disso, 44,1% das empresas afirmaram crescer timidamente, enquanto 20,9% estão estagnadas ou em declínio. Esses dados se somam à preocupante estatística do Mapa de Empresas, que revelou o fechamento de 2.153.840 negócios em 2023, uma média de quatro empresas extintas por minuto!

Diante desse cenário, planejar e construir uma base sólida para o curto e médio prazo é o diferencial que pode garantir a sobrevivência, a flexibilidade e o sucesso do seu negócio.
A seguir, vamos explorar quatro passos para transformar o próximo ano em um uma temporada de sucesso!

  • Balanço e diagnóstico | Antes de traçar as próximas jogadas, analise o que deu certo e o que foi bola fora em 2024. Vale a pena se perguntar:

– O investimento na feira B2B trouxe os leads que esperávamos?
– As parcerias com influenciadores foram efetivas?
– As estratégias de e-commerce trouxeram o retorno necessário?

Este é também o momento de ouvir seu time, identificar as vitórias e descartar o que não funcionou.

  • Controle o que está nas suas mãos

Sua marca tem poder sobre tudo que cria: do post nas redes sociais à linguagem nos blogs e campanhas. Invista tempo e energia nesses elementos controláveis, pois são eles que constroem autoridade e conquistam a confiança do público. Lembre-se: o que está fora do seu controle, como os comentários de clientes na internet, deve ser monitorado – o que nos leva ao próximo passo.

  • Monitoramento Inteligente

Ferramentas como Reputology, Talkwalker e Hootsuite são verdadeiros escudeiros do chamado social listening. Elas capturam feedbacks e comentários sobre sua marca na web, ajudando a reagir com agilidade a crises de imagem. Quer algo mais acessível? O Google Alerts é gratuito e notifica você sempre que alguém menciona sua empresa em combinações como “boa experiência” ou “má experiência”. Então, se você fez o dever de casa durante o ano, tem uma base de dados sólida com os feedbacks dos seus consumidores e parceiros para entender o que pode melhorar e, assim, ter sua estrutura para o início do planejamento de 2025. Fique de olho: é ouvindo que se ajusta a estratégia.

  • Marketing Viral: Fazendo Barulho nas Redes

Quer cair na boca do povo? Siga os seis mandamentos do marketing viral, descritos por Jonah Berger no livro “Contágio: Por que as Coisas Pegam”. Crie conteúdos que gerem emoções fortes, tragam valor claro e que sejam fáceis de lembrar. Lembre-se: viralizar não é apenas sorte; é uma combinação de criatividade, planejamento e conexão emocional com o público.

Sim, eu sei… faltam menos de três semanas para o Natal e parece impossível fazer algo decente e estruturado em pouco tempo. Mas vamos te contar um segredo: nem toda estratégia precisa ser um carnaval de complexidade — basta ter organizar as boas ideias e focar no público da sua marca!

Venha tomar um café com a equipe de especialistas da Jahe Marketing e vamos, juntos, montar o planejamento do seu negócio para 2025!

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