Você talvez já tenha passado por isso. Sua marca elabora uma campanha que parece incrível, ou uma estratégia impossível de não cair na boca do povo: com certeza vai viralizar. E no final, o retorno não é o esperado.
O que será que deu errado?
Por que você não conseguiu viralizar?
Vamos começar do início, explicando o que é marketing viral e o passo a passo de como estruturar sua estratégia para potencializar as chances de sucesso da campanha.
Marketing viral é uma estratégia que busca a disseminação espontânea de um conteúdo, geralmente nas redes sociais, através do compartilhamento de usuários.
Essa técnica tem se destacado especialmente em um cenário onde o custo de aquisição de clientes (também conhecido pela sigla CAC) está cada vez mais alto, e as estratégias tradicionais de marketing passam por uma metamorfose para se adaptar aos tempos modernos.
Mas a ideia central do marketing viral é simples: o conteúdo deve ser compartilhado por mais pessoas do que a base original de seguidores, criando um ciclo contínuo de disseminação.
A origem do termo “viral” remonta a 1995, com o livro Media Virus! de Doug Rushkoff. No entanto, a prática ganhou destaque com uma campanha do Hotmail (antigo nome do serviço de e-mail da Microsoft, o Outlook) em 1996, que enviava junto com cada e-mail uma pequena mensagem publicitária, ajudando a empresa a conquistar 30% do mercado global de e-mails em poucos anos.
Marketing Viral e Influência Digital
A viralização está intimamente conectada ao marketing de influência, que hoje é um dos pilares das campanhas digitais. Segundo levantamento da agência influency.me, 84% das pessoas utilizam as mídias sociais ao tomar decisões de compra, e 93% dos profissionais de marketing concordam que trabalhar com influenciadores traz resultados únicos. Além disso, outros fatores como afinidade com a marca e liberdade criativa são cruciais para os influenciadores ao firmar parcerias. Então, se está na boca de um influenciador, a chance de algo viralizar é maior.
Estratégia de Viralização: 6 Pontos-Chave
De acordo com Jonah Berger, no livro Contágio: Por que as Coisas Pegam, existem seis fatores fundamentais para o sucesso de uma campanha viral:
- Moeda social: O conteúdo deve fazer os usuários se sentirem bem ao compartilhar, fortalecendo seu prestígio social.
- Gatilhos psicológicos: O produto precisa ser associado a um contexto que ajude o usuário a lembrar dele facilmente.
- Emoções de alta intensidade: Conteúdos que geram emoções fortes, como alegria ou surpresa, têm mais chances de serem compartilhados.
- Rastros públicos: Itens como brindes ou marcas visíveis ajudam a manter a marca presente na mente das pessoas.
- Valor claro: O produto deve ser percebido como único, seja pela qualidade, escassez ou facilidade de acesso.
- Histórias: Uma boa campanha viral se integra no cotidiano das pessoas, fazendo parte do boca-a-boca orgânico.
Para ter sucesso, é crucial que a campanha combine criatividade, planejamento estratégico e seja construída para se conectar emocionalmente com as pessoas.
A seguir, listamos algumas campanhas que viralizaram este ano, para você se inspirar!
British Airways | A companhia aérea British Airways, do Reino Unido, é uma das mais conhecidas do mundo. A campanha mais recente da empresa não tem um site, logotipo, slogan e chamada para ação. Até mesmo o nome da marca é pouco visível. Então, imediatamente fez as pessoas falarem sobre seu verdadeiro impacto.
As imagens excessivamente cortadas focam nos passageiros, capturando a admiração em seus rostos enquanto olham pela janela de uma aeronave a 35.000 pés acima do solo. Esta campanha inclui onze imagens e depende muito do reconhecimento da marca para contar sua história.
Specsavers | O humor pode ser um ingrediente vital para um viral de sucesso, e aqueles que acertam no alvo podem ser altamente influentes com suas campanhas. A rede de óticas com presença global Specsavers fez um anúncio com essa pegada no início deste ano, ao simular um acidente com uma van da marca, com na traseira suspensa por uma barreira de trânsito. No automóvel, uma mensagem da marca: “agende hoje um teste de visão”. As pessoas pararam para tirar e compartilhar fotos, ajudando a marca a ganhar muita atenção online.
Por que essa campanha se destaca? A façanha se tornou viral porque chamou a atenção com o inusitado. A campanha de marketing se apoiou fortemente no humor e na familiaridade do público com o famoso slogan da Specsavers.
Inflamável | O Tinder se apoia no humor e na conexão humana para conduzir sua mensagem. O popular aplicativo de namoro alavanca a emoção humana para se conectar com seu público, criando mini-histórias. A marca visa mostrar as possibilidades de encontrar o amor (não apenas encontros de curto prazo) usando o novo slogan “tudo começa com um deslizar” (ou, no original em inglês, “it starts with a swipe”.
A campanha bem-sucedida de 2024 da marca foi sua primeira tentativa de marketing global. Mas por que esta campanha se destaca? O Tinder usa a arte de contar histórias para conectar os membros do aplicativo a um mundo de possibilidades e marcos de relacionamento.Os personagens e interações são relacionáveis, e é por isso que é tão impactante.
Se você se interessou e está pensando em como melhorar sua estratégia de marketing, a Jahe Marketing está aqui para acompanhar o seu negócio em todo esse processo. Vamos conversar?
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