Para quem está iniciando um negócio, o termo Ativação de Marca pode soar como óbvio, afinal
a) você conhece seu produto
b) seu público-alvo ainda não te conhece, ou não te conhece o suficiente
Portanto, você precisa ativar o interesse das pessoas na sua marca para iniciar o processo de conquista e fidelização.
Porém, o termo “ativação da marca” vai além. Atualmente, trata-se de uma experiência, ou da interação física do seu produto ou serviço com o público. Sabe aquele momento que fica na memória, realmente inesquecível?
Seja em um festival ou em um estande de supermercado, a ativação tem de estar ligada a uma campanha ou evento específico – uma experiência isolada com o propósito singular de elevar a sua marca. Logo, pode-se dizer que as ativações da marca são experiências e interações pontuais e presenciais para criar laços emocionais firmes e duradouros entre sua empresa e os consumidores. Então, quando for elaborar sua estratégia de marketing, ou contratar uma consultoria, certifique-se de que o plano para ativação de marca seja sólido e esteja alinhado com os objetivos e ideais do seu negócio.
Vamos a alguns exemplos?
Ativação de marca em grandes eventos
Se você acompanha o nosso hub de conteúdo, sabe que já falamos como eventos esportivos, desde os grandes até os pequenos, podem ser uma plataforma de ativação de marca muito eficaz com o público geral e comunidades locais.
Claro, existe a possibilidade do seu negócio não ter os recursos necessários para comprar uma cota de patrocínio das Olimpíadas ou da Copa do Mundo, mas vale a pena usar a imaginação e apostar em estratégias para que o torcedor se sinta tão valorizado quanto o atleta. A ideia é criar o sentimento de que tanto ele quanto seu negócio podem não estar na disputa real, mas se o consumidor tiver seu produto ou serviço, ele será tão vitorioso quanto. Ou tão [insira a qualidade desejada] quanto o artista do palco principal.
Falando em palco, festivais e super shows de música estão cada vez maiores. Lollapalooza, Rock in Rio, The Town e tantos outros são vitrines ótimas para construir uma relação de confiança e credibilidade com o público.
Um bom exemplo de ativação de marca foi a montanha-russa da Porto Seguro na primeira edição do The Town, em novembro de 2023. A estrutura típica de parque de diversões costuma gerar medo e preocupação nas pessoas em relação a acidentes. Então a Porto, uma seguradora, fez uma montanha-russa que, segundo a empresa, divertiu mais de 50 mil pessoas no evento. Ao invés de usar uma abordagem pessimista em relação à montanha-russa, a empresa mostrou que segurança e diversão podem caminhar juntos e que ela é a melhor opção para garantir isso.
Exibição de produtos e amostras grátis
Colocar em sua estratégia de ativação de marca uma campanha com distribuição de amostras é uma das formas mais simples e efetivas para mostrar sua empresa. A ideia é a seguinte: deixar as pessoas experimentarem um produto ou serviço gratuitamente com o intuito delas amarem e decidirem gastar dinheiro com mais unidades, opções e afins.
Em vez de ser invasivo com as pessoas em ambientes públicos, escolha bem o local, o cenário que tem a ver com seu negócio e com o público-alvo e invista em divulgação, principalmente por meio das redes sociais.
Participe de feiras e eventos
Após a pandemia, as feiras comerciais e eventos retomaram com força total e, para grandes e médias empresas, se tornaram parte indispensável dos calendários. Por isso, é interessante, caso tenha recursos, investir em um estande em um evento do setor do seu negócio ou apostar em parcerias com empresas estratégicas, como fornecedores, distribuidores entre outros, que estão acostumados a participar de feiras e aceitem ceder um espaço em seu estande para que você divulgue seu negócio para o mercado e para o público.
Eventos e feiras proporcionam várias oportunidades para ativar a sua marca. Aproveite ao máximo a exposição pois é um ambiente perfeito para experimentar as técnicas de ativação da marca citadas anteriormente, como marketing de experiências e amostras de brindes.
Caso queira ajuda para começar, a Jahe Marketing está à sua disposição!
E não se esqueça: cadastre-se em nossa newsletter para não perder os artigos da Jahe Marketing. Toda semana, trazemos as principais tendências e novidades do mundo das marcas e da comunicação!