Vale para todos os negócios e gestores, independentemente do setor em que a empresa atua: antes de empresário, presidente, CEO ou qualquer outro cargo, você é um vendedor! Seja no contato com outras empresas ou com o consumidor final.
Por isso, como diz o ditado, é fundamental aprender a vender seu peixe! Ou seja, convencer os consumidores de que o seu produto ou serviço vale seu tempo e investimento. Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABVED), o setor de vendas diretas arrecadou R$ 45 bilhões em 2022. No mesmo período, o estudo apontou 3,5 milhões de empreendedores independentes no Brasil. Logo, a concorrência é grande!
Como, então, se destacar? No mercado atual, marcado por recursos tecnológicos que facilitam a pesquisa e o conhecimento, um vendedor não pode se dar o luxo de conhecer apenas os aspectos técnicos de sua profissão: é preciso entender profundamente o produto e estar preparado para convencer o consumidor de que o produto irá agregar valor ao seu dia a dia.
Mas não tema! Estamos aqui para ajudar. Reunimos a seguir dicas importantes de como transformar as suas habilidades de vendas (e as da sua equipe). Vamos a elas?
Comece pelo cliente
O primeiro passo é entender como anda a saúde da sua marca. Com esse indicador, você se informa sobre o sentimento dos consumidores em relação à sua empresa e quais são as mensagens que mais repercutem com a sua audiência. Dessa forma, será possível elaborar uma estratégia de marketing personalizada para atingir seu público alvo e, consequentemente, preparar o terreno para concluir vendas com maior facilidade.
Clientes procuram contato com outra pessoa
Quando o consumidor decide pelo seu produto e serviço, ele buscará concretizar a compra por meio digital, provavelmente, para agilizar o processo. Porém, se decidir por ir até a sua loja ou entrar em contato via canais digitais ou redes sociais, ele espera um retorno humano.
Um estudo da companhia Hibou mostra que quase 40% das pessoas fazem questão de que o atendimento da sua demanda seja feito por outra pessoa. Ou seja, preferem pedir ajuda a um ser humano, que pode entender melhor as necessidades e, tão importante quanto, se colocar no lugar de quem está com alguma dificuldade.
A pesquisa também mostra que 92% dos brasileiros sabem quando o atendimento é realizado por Inteligência Artificial (IA). Então, não subestime ou menospreze a inteligência real do seu cliente.
Mais da metade, 56%, mencionaram suas experiências pessoais com uma marca como sendo importantes na criação de níveis mais elevados de confiança. E isso inclui, é claro, como a empresa trata o consumidor.
Características de um bom vendedor
Sabemos que o trabalho do vendedor é desafiador. É preciso ter paciência e o famoso jogo de cintura para se adaptar às situações mais imprevistas e tentar sair com o resultado positivo. Mas como estar melhor preparado para elas? Listamos a seguir alguns talentos que são indispensáveis para um bom vendedor.
Persuasão | Quem nunca entrou em uma loja para comprar um produto específico e saiu dela com mais coisas? Provavelmente, isso aconteceu em razão das habilidades de persuasão do vendedor.
Esses profissionais podem aplicar técnicas de persuasão em seus discursos para quebrar objeções, gerar valor e reforçar os benefícios da solução. E isso não é só talento. É treino! Pratique e garanta que a sua equipe faça o mesmo!
Empatia | Se colocar no lugar do outro é uma das características mais importantes do ser humano. Em vendedores, é ela que vai ajudar a construir um vínculo duradouro com a sua marca, fazendo com que os consumidores se sintam únicos e virem clientes fiéis.
Quando se é capaz de entender as angústias e inquietações das pessoas, é possível orientar a conversa de maneira mais produtiva. Isso ajudará a ter um poder de persuasão maior ao negociar uma oferta, por exemplo.
Escuta ativa | Muito mais importante do que saber o que dizer para convencer alguém é saber escutar para usar as informações fornecidas a seu favor. Na correria do dia a dia e na busca por bater metas, o vendedor pode se perder e tentar vender sem antes escutar o que o cliente tem a dizer.
Por isso, desenvolva em você e na sua equipe o poder da escuta ativa. O lead sempre dará informações relevantes sobre suas necessidades quando estiver falando com seu time. Elimine o discurso pronto!
Adaptabilidade | Profissionais flexíveis e capazes de se adaptar tornam-se bem-sucedidos independentemente das circunstâncias. A adaptabilidade ajuda o vendedor a lidar com diferentes perfis de clientes e, com isso, obter melhores resultados de conversão.
Conhecimento | Como já falamos no começo do texto, conhecer seu cliente e seu produto é a combinação perfeita para unir o útil ao agradável: vender e lucrar. Mas não devemos parar por aí. Adotar a jornada de Lifelong Learning, aprendizado ao longo da vida em tradução livre, é o que garante a competitividade elevada, facilitando as adaptações necessárias durante os anos.
Uma forma de contribuir com esse processo é integrar as equipes de vendas e de marketing. Por meio desta união, os vendedores compartilham as informações em primeira mão e contribuem para a geração de leads para a equipe de marketing incrementar a estratégia de publicidade ou reformulá-la para atender às demandas de consumo dos clientes.
Tem dúvidas de como capacitar seu time de vendas ou a si mesmo para melhorar o contato com o público? A Jahe Marketing está aqui para acompanhar o seu negócio em todo esse processo. Vamos conversar?
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