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O que revelam os 8 mil anúncios analisados pela Inteligência Artificial do Google?

Recentemente, o Google utilizou sua inteligência artificial Gemini para fazer uma análise de mais de 8 mil anúncios e campanhas publicitárias veiculadas no YouTube, em países como Brasil, França, EUA, Reino Unido e Japão, em um período de seis meses. Essa pesquisa revelou padrões de comportamento e preferências do público, além das tendências e melhores práticas na criação de anúncios.

Para o mercado brasileiro, os dados são especialmente importantes, já que o YouTube é a plataforma mais acessada pelos usuários da internet brasileira. Para se ter uma ideia, nove entre 10 pessoas com acesso à internet no país visitam a plataforma.

E o que a Gemini descobriu? Ao analisar milhares de peças – processando texto e vídeo, e extraindo percepções de sentimento dos consumidores, os temas utilizados e os elementos visuais –, a IA determinou que campanhas de maior sucesso são aquelas que se conectam com o público por meio de inclusão, histórias humanas e criatividade.

Veja o que o próprio Google diz sobre isso, com alguns exemplos que considerou de destaque:

“Em um anúncio comovente, com 15 mil curtidas e 18 milhões de visualizações, a Apple mostra um pai que perdeu a voz, em uma cadeira de rodas, mas que consegue ler histórias de ninar para sua filha, usando o recurso de voz pessoal do telefone. A peça premiada Javier in Frame, do Google Pixel, mostra como a tecnologia de IA do telefone permite que pessoas com cegueira ou baixa visão capturem e aproveitem momentos preciosos.”

Outro exemplo citado foi o Nubank, com um vídeo que mostra um intérprete de linguagem de sinais em anúncios para seu 10º aniversário. “E tanto a campanha ‘Yes. I. Can’ (Sim. Eu. Posso), da Peloton, quanto a ‘Lidl Kids Team’ (Time de Crianças do Lidl), da Lidl France, celebrando uma adorada tradição esportiva apresentam personagens com deficiências físicas em papéis fisicamente ativos”, diz Anne Marie Nelson-Bogle, vice-presidente de marketing de anúncios do YouTube, ao apresentar a pesquisa.

Ou seja, marcas que incorporam esses elementos em suas campanhas têm maior chance de criar um impacto emocional duradouro e ganhar a confiança do consumidor. Vamos nos aprofundar nos resultados? A seguir, exploramos alguns dos principais insights obtidos a partir da análise do Google.

1. Representatividade crescente em anúncios: as marcas estão ampliando a diversidade em suas campanhas, retratando personagens em papéis que desafiam normas sociais e celebram a inclusão.
2. Expressão da individualidade: muitos anúncios focam a celebração da individualidade e da criatividade pessoal, especialmente entre as gerações mais jovens, como a Geração Z.
3. Narrativas centradas nas comunidades: as marcas estão investindo em histórias centradas em reforçar os laços comunitários e as conexões humanas, especialmente após o período de distanciamento social provocado pela pandemia.
4. Uso de magia e fantasia: Anúncios incorporam elementos fantásticos para despertar a imaginação dos espectadores e transportá-los para mundos criativos e inspiradores.
5. Parcerias com criadores de conteúdo: O YouTube continua a ser uma plataforma líder para o conteúdo gerado por criadores, e a confiança no conteúdo dos influenciadores se estende às marcas que se associam a eles.

Assim, existem alguns elementos que podem ser aplicados em uma campanha de marketing e comunicação, independentemente do tipo de negócio que se possui. Por exemplo, a diversidade é essencial, e o aumento da representação em campanhas publicitárias demonstra que o público valoriza ver um mundo mais inclusivo e plural nos anúncios. Marcas que refletem isso são vistas de forma mais positiva e ganham a lealdade do consumidor.

O poder da conexão humana também é importante. Seja em histórias pessoais ou em narrativas que destacam laços familiares e comunitários, o foco na humanidade das interações torna os anúncios mais memoráveis e eficazes. As pessoas estarão mais abertas a sua marca dessa forma do que com um anúncio que, logo de cara, apresenta um item o preço a ser cobrado por ele.

Criadores de conteúdo como peças-chave permanecerão forte tendência. E as marcas que se associam a criadores de conteúdo confiáveis têm maior probabilidade de conquistar a confiança e fidelidade dos consumidores. O efeito halo de influenciadores digitais sobre as marcas está mais forte do que nunca.

E claro, onde houver criatividade e originalidade, haverá destaque. Se puder, seja lúdico. O uso de elementos fantásticos e imaginativos tem o poder de cativar o público e gerar alto engajamento, provando que a publicidade pode ser, além de persuasiva, uma forma de entretenimento envolvente.

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