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Baby boomer, Millennial, GenZ: quais os hábitos das gerações no consumo – e como atingi-las?

Em dezembro de 2023, a Dentsu – uma das maiores agências de publicidade do planeta, lançou o relatório Dentsu Global Ad Spend Forecasts, em que estimou crescimento dos gastos globais com publicidade em 4,6% para este ano, totalizando US$ 752,8 bilhões. Agora, com quatro meses restantes para o final do ano, a estimativa já foi recalculada e os gastos publicitários devem somar US$ 754,4 bilhões neste ano.

A empresa levou em consideração 58 mercados para realizar o estudo, que mostra ainda que o meio digital continua sua expansão – atingindo US$ 442,6 milhões em 2024, ou seja, quase 60% do gasto total. Além disso, o crescimento dos gastos com publicidade em TV conectada deve crescer 30,8%.

Tudo isso mostra que, embora sua cara esteja mudando ao longo das últimas décadas, a publicidade ainda é bastante relevante para a divulgação de negócios. A maneira como é vista e como influencia os consumidores, contudo, varia a depender da idade da audiência.

É o que indica uma pesquisa encomendada pela Mosaico, dona das plataformas Buscapé e Zoom, e divulgada pelo portal Meio & Mensagem. Segundo ela, as campanhas publicitárias ou ações com influenciadores impactam a decisão de compra de 93% de membros da geração Z (nascidos de 1997 a 2010) e de 84% dos baby boomers (nascidos de 1946 a 1964).

Apesar de terem opinião parecida em relação ao impacto da publicidade, as duas gerações têm visões distintas a respeito da jornada de compra. Entre a geração Z, as compras online são preferidas em 46% das vezes. Os mais jovens também, em sua maioria, 51%, preferem os meios de pagamento digitais.

Já os baby boomers são adeptos de compras presenciais em 74% dos casos, mas também gostam dos pagamentos feitos por meio digitais – 53% citam esse modelo como seu preferido.

O Kantar WorldPanel Latam complementa essas informações: os Millennials (nascidos de 1981 a 1996) e a geração Z costumam gastar menos tempo para fazer suas compras, e adquirem mais itens de uma só vez. Em média, pessoas destas gerações realizam 3,5 compras por semana. Enquanto isso, os baby boomers fazem 3,8 compras por semana.

Mas como esses dados impactam a estratégia de marketing e publicidade do seu negócio? E como aproveitá-los para elevar o faturamento e a conexão com a sua audiência? Siga lendo, que a gente te conta!

Transforme as tendências em vendas

Como já abordamos em nosso hub de conteúdo, conhecer o seu público e comunicar-se com ele nas plataformas em que ele utiliza é essencial para otimizar seus investimentos em marketing. A seguir, reunimos dicas que podem ajudar o seu negócio a atrair as diferentes gerações.

1. Entenda seu público-alvo: conheça bem as características e preferências do seu público. Utilize pesquisas de mercado, análise de dados gerados a partir das redes sociais, vendas anteriores e feedback dos clientes para entender seu comportamento de compra e preferências. Isso permitirá criar campanhas mais eficazes e segmentadas.

2. Invista no Digital: dado o crescimento contínuo da publicidade digital, é crucial que sua empresa tenha uma presença forte online. Isso inclui ter um site otimizado, estar ativo nas redes sociais e considerar a publicidade paga em plataformas como Google Ads, Instagram, Facebook e outros.

3. Descubra onde seu público está: aproveitando o gancho dos itens anteriores, é fundamental entender, a partir da análise dos dados, quais são as plataformas de preferência da sua audiência quando o assunto é o meio digital. É nelas que seus investimentos devem estar concentrados. Assim, você não corre o risco de gastar, por exemplo, tempo e recursos produzindo vídeos divertidos para o TikTok quando, de fato, o consumidor que quer atingir está no LinkedIn – ou o contrário!

4. Utilize influenciadores: A colaboração com influenciadores pode ser uma estratégia eficaz, especialmente para alcançar a geração Z. Escolha influenciadores que se alinhem com os valores da sua marca e cujo público esteja em linha com a sua audiência.

5. Adapte-se às preferências de compra: Tenha uma estratégia que inclua tanto o online quanto o offline e diversifique seus meios de pagamento. E o mais importante de tudo: garanta um atendimento de qualidade, acessível e disponível em todos os canais.

6. Crie conteúdo relevante: Produza conteúdo que seja interessante e relevante para seu público. Isso pode incluir blogs, vídeos, webinars e newsletters. O conteúdo deve educar, entreter e contribuir para resolver problemas dos seus clientes, estabelecendo sua marca como uma autoridade no setor.

7. Meça e ajuste: Use ferramentas de análise para medir o desempenho de suas campanhas de marketing. Analise os dados regularmente e esteja pronto para ajustar suas estratégias conforme necessário para maximizar o retorno sobre o investimento (ROI).

8. Personalize a experiência do cliente: Ofereça uma experiência personalizada para seus clientes. Utilize dados e insights para personalizar ofertas, comunicações e atendimento. Isso pode aumentar a satisfação do cliente e incentivar a fidelidade à marca.

Caso tenha dúvidas de como começar ou como recalcular a rota para achar o seu público e como convencê-lo, você pode contar com a Jahe Marketing para acompanhar o seu negócio em todo esse processo. Vamos conversar?

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