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2022 no retrovisor: os temas que dominaram o ano (e o que aprendemos com eles)

Estamos chegando a dezembro e, com o novo ano no horizonte, é impossível não começarmos a pensar nas lições e aprendizados que 2022 nos trouxe. Este foi o ano em que observamos o esperado retorno dos eventos presenciais, grandes shows e a volta com ânimo do comércio em lojas feitas de tijolo – e não bytes. Mas as adaptações e os aprendizados exigidos pela pandemia de Covid-19 também deixaram marcas importantes para os negócios e o marketing.

Muitos tiveram de aprender – às vezes do zero – como operar de forma diferente. E a maneira como as empresas se comunicam com os clientes teve de ser adaptada. Exemplo: deixe de responder uma crítica a sua marca em uma rede social, e sua reputação estará em jogo.

Rever as grandes tendências do ano também traz um insight importante: entender aquelas que se firmaram é crucial para montar uma boa estratégia para o ano seguinte, independentemente do seu objetivo. A seguir, reunimos tudo o que sua empresa precisa saber sobre o ano que passou, seja para vender mais, construir uma reputação online, ampliar o canal de comunicação com o cliente, ou todas essas coisas em conjunto. Aperte os cintos e siga com a gente!

O TikTok é um fator central e assim continuará – Com mais de 1,5 bilhão de usuários ativos no mundo, é difícil ignorar a importância do TikTok no ambiente digital. A plataforma chinesa é uma das grandes empresas de tecnologia do planeta, e marcas de todos os segmentos trabalham por lá.

Não se trata de um ambiente somente explorado pela geração Z, apesar de ter se popularizado por conta de vídeos com coreografias e uma grande veiculação de memes. Hoje, já têm espaço vídeos informativos e muitas transmissões ao vivo, além de experiências com e-commerce em países asiáticos como Tailândia, Malásia, Vietnã, Cingapura, Filipinas, Indonésia e, mais recentemente, no Reino Unido.

A lição é que você não precisa estar presente na plataforma, ou se apressar se não faz parte da sua estratégia, mas é importante entender do que se trata, e acompanhar as tendências. Veja, por exemplo, como algumas marcas utilizaram de forma surpreendente o TikTok.

Marketing de conteúdo fora das redes sociais – Os blogs e as newsletters ganharam um novo significado para muitas marcas e criadores de conteúdo. Essa é uma das principais tendências que tomaram corpo em 2022. Um dos exemplos mais interessantes é o crescimento de jornalistas, por exemplo, que apostam atualmente no Substack para conquistar assinantes para suas newsletters.

Nesse universo, os blogs também renovaram sua relevância por atrair potenciais consumidores com conteúdo de qualidade a respeito de assuntos pelos quais já se interessam. Além disso, quando bem-feitos, eles melhoram o rankeamento das páginas de empresas em motores de busca como o Google, e proporcionam maior interação com os clientes potenciais.

O Metaverso ainda é aposta dos especialistas | Durante o Web Summit 2022, o Metaverso ganhou um fôlego que parecia estar rareando durante os últimos meses. O que foi dito por lá? Que esse é um tipo de produto que ainda não teve o tempo necessário para chegar ao público geral e também às marcas. Por isso, a aposta ainda é grande.

Somente a Meta sozinha (empresa-mãe do Facebook) já investiu cerca de US$ 70 bilhões em tecnologias para o metaverso, e variações do que seria esse tipo de realidade virtual já existem em plataformas como o Sandbox, Second Life e em jogos como The Sims, no qual é possível utilizar apetrechos de marcas famosas dentro do jogo, ao vestir seus personagens, como Diesel, Moschino, Gucci ou MAC. Ou seja, uma das grandes chaves dessa ideia é a customização, e isso empresas de diferentes setores podem oferecer aos consumidores sem investir bilhões de dólares.

Este foi o ano em que todos nós aprendemos o que são os tokens não fungíveis, ou NFTs | A grande onda em relação a esse tipo de ativo digital pode ter se acomodado em discussões menos vibrantes nos últimos meses, mas, assim como no caso do metaverso, especialistas em investimentos digitais continuam apontando esse tipo de ativo como um assunto que deve ser acompanhado.

Vale lembrar: um NFT é uma representação de um item exclusivo cuja propriedade é de apenas um detentor, podendo ser digital – como uma ilustração, uma música, um game, ou um acessório que seu personagem utiliza em um game – ou itens que existem no mundo físico.

Também ficamos sabendo que o Google irá descontinuar os cookies de terceiros em suas plataformas, o que causará impactos principalmente naqueles que utilizam anúncios em sites dos quais não são proprietários. A data foi postergada para 2024, mas já é hora de pensar em como as estratégias de marketing digital estarão estruturadas no futuro próximo.
E claro, neste ano que se encerra também pudemos nos animar com o retorno de grandes eventos presenciais. Fora do Brasil, além do Web Summit, também acompanhamos as novidades do South by Southwest e da CES, nos Estados Unidos – e em território nacional, não podemos deixar de mencionar o Rock in Rio.

Mesmo que muitos encontros oferecessem participações de forma híbrida, ficou clara a demanda reprimida por eventos nos quais é possível estar presencialmente com amigos, parceiros de trabalho, clientes e possíveis conexões. Basta olhar a quantidade de feiras de público e B2B que retornaram neste ano.

Apesar do retorno, os eventos híbridos se tornaram um filão que deve permanecer conosco, em razão da estrutura digital que foi esculpida ou aprimorada durante a pandemia. E passa a ser um investimento atraente principalmente para um público interessado no conteúdo de um evento, mas que eventualmente não tem meios para arcar com viagens e hospedagens, por exemplo.

É claro que jamais poderíamos compilar em um só artigo todos os principais fatos que fizeram o ano do marketing e dos negócios. Mas, com certeza, esta seleção ajuda a pautar as discussões sobre o consumo e o comportamento dos consumidores com as marcas em 2022.

Você já está pronto para o que vem pela frente em 2023?

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