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As newsletters estão em alta! Como criar um conteúdo interessante para o seu público?

Um artigo publicado no portal científico Frontiers aponta que, em média, uma pessoa processa o equivalente a 74 gigabytes de informação por dia. Para se ter uma ideia, é o espaço necessário em um computador para assistir a 16 filmes. O tipo de informação que chega até nós por meio de TVs, computadores, smartphones, tablets e meios offline, como jornais, revistas e livros.

O material, publicado em 2017, mostra que, há 500 anos, essa mesma quantidade de dados era acumulada por uma pessoa com educação superior… ao longo de toda a vida!

Pois é: estamos imersos em informação, mas nem sempre conseguimos obter o melhor dela. E esse excesso pode causar desde um sentimento de desespero no ambiente profissional – no melhor estilo “não sei por onde começar!” – até o chamado FOMO na vida pessoal, que na sigla em inglês significa fear of missing out. Em bom português, o medo de ficar de fora.

Aqui, no hub de conteúdo da Jahe Marketing, nós já comentamos sobre como a curadoria de conteúdo tem se tornado uma maneira interessante de não apenas chamar a atenção do público para a sua marca, mas também, para o que importa a essa audiência. Os assuntos mais relevantes, que eles não podem deixar de ver.

Agora, vamos nos aprofundar um pouquinho em uma das maneiras mais práticas (e de bom custo-benefício) para fazer isso – as newsletters.

Você pode imaginar que a ideia de notícias (news) sendo publicadas por escrito, no formato de cartas (letters) não é algo novo. Mas elas ganharam um novo fôlego nos últimos tempos, justamente pela enorme necessidade que temos hoje de curar informações – e que ótima ideia ter alguém que faz isso por você, não é? Um conteúdo focado e bem escolhido, e assinado por alguém ou uma empresa que você confia.

Hoje, é possível se inscrever para receber newsletter sobre basicamente qualquer assunto, produzida por empresas ou criadores de conteúdo.

Um dos principais responsáveis por esse movimento é o Substack, plataforma de criação e gerenciamento de newsletters criada em 2017, e que deu uma cara moderna ao formato, principalmente por incentivar a criação de produtos atraentes para públicos cada vez mais nichados. Para se ter uma ideia, nomes conhecidos do jornalismo e entretenimento como Ronald Rios, André Barcinski, Tiago Leifert e Glenn Greenwald migraram para esse formato.

O acesso para os criadores é grátis e, caso desejem, eles ainda podem cobrar uma assinatura dos leitores, valor sobre o qual a plataforma cobra 10%. Zero custo para os criadores, e um valor mensal acessível para os leitores, como por exemplo, R$ 10. Bom negócio, certo?

E o que isso tem a ver com a sua marca? Bem, está cada vez mais claro que, hoje, conquistar e fidelizar clientes envolve muito mais do que oferecer um produto ou serviço de qualidade. A experiência do consumidor passa por toda a interação que ele tem com o seu negócio – e quanto mais ele se sentir olhado e atendido, maiores as chances de se lembrar de você no futuro.

Além disso, as newsletters também podem incluir um espaço para falar sobre suas ofertas, ou incluir um conteúdo bem produzido e interessante sobre o seu meio de atuação ou produto/serviço.

Mas existem regras de ouro para oferecer uma newsletter que seu público queira assinar. Selecionamos algumas dicas para acertar a mão e conquistar a audiência:

1 – Escolha um tema para cada edição. Não há regras sobre o que falar ou não na sua newsletter. Aliás, se você estiver focado tão somente em apresentar ofertas da sua marca, talvez você perca a audiência que está interessada em se informar ou se divertir. Não esqueça da criatividade na hora de bolar as chamadas: o que faria com que você mesmo clicasse para abrir esse e-mail?

2 – Defina uma periodicidade, e a mantenha. Uma boa parte das newsletters adota edições semanais, como uma revista de variedades. Principalmente se a sua marca for nova no mercado, ou estiver ainda começando com o modelo de newsletters, evite o espaçamento muito grande. Procure, além de qualidade, manter-se fresco na mente do seu público.

3 – Não se preocupe em oferecer muito conteúdo de uma vez só. Dê preferência a um material de qualidade, com uma apresentação visual arejada, e por tópicos. Digamos que a sua ideia seja listar os melhores vídeos tutoriais de maquiagem no YouTube, pois você vende esse tipo de produto. Uma boa lista, ainda que curta, vai ser muito mais útil para seus leitores.

4 – Teste bastante. A primeira versão da sua newsletter não será a versão definitiva. Por isso, vale a pena basear-se não somente na intuição e no trabalho em conjunto da sua equipe, mas também nos dados que você já possui sobre sua audiência. Sejam eles provenientes do trabalho nas redes sociais, ou de uma plataforma CRM, afinar o texto ao gosto do freguês pode gerar maior engajamento. Nesse momento, ferramentas como o Google Analytics também podem ajudar, mostrando palavras-chaves que fazem sentido para o seu negócio, ou termos populares na barra de pesquisa.

5 – Utilize algumas métricas para avaliar os assuntos abordados. Você já trabalha com uma plataforma de e-mail marketing? É possível descobrir a taxa de abertura da sua newsletter, taxa de cliques, e outros números que podem ajudar seu time de criação.

6 – Não corra. Visualize antes de enviar! Plataformas e programas para enviar e receber e-mails funcionam de forma diferente (como o Gmail, ou o Outlook, por exemplo). Por isso, antes de enviar um conteúdo, veja se aquela newsletter está sendo bem visualizada nos serviços mais populares de e-mail. A grande maioria dos disparadores de newsletters e email marketing possui essa função. Experimente plataformas como o MailChimp, ActiveCampaign ou SendinBlue.

7 – Facilite a vida do leitor, mesmo que ele queira dar tchau. Ninguém gosta de perder assinantes, mas isso certamente irá acontecer em algum ponto. Para os insatisfeitos, é importante possuir um link fácil de ser encontrado, para se descadastrar. Até a próxima!

8 – Comece pequeno. Mantenha em mente: o bom resultado, aquele orgânico – baseado em pessoas reais que de fato gostam da sua marca e do seu conteúdo, virá. Mas ele é mais lento do que o retorno gerado pelas redes sociais, pelo menos em um primeiro momento. Por isso, alinhe as expectativas, este é um trabalho de grão em grão.

Está pronto para criar sua primeira newsletter? Esperamos que essas dicas ajudem você a se inspirar e a criar conteúdos especiais para sua audiência.

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