Você sabe o que é um cookie? Quem pensou no biscoito de receita norte-americana que leva uma dose generosa de manteiga, acertou. Mas não é desse que estamos falando.
Esse termo também é utilizado para definir pequenos arquivos que contêm informações que permitem a um site na internet manter uma espécie de “memória de curto prazo” sobre sua experiência dentro dele.
É assim que ele pode memorizar detalhes do seu login, dos produtos que você prefere, e como você navega naquele ambiente. Até mesmo por onde seu mouse passou.
Parece bastante informação, certo? E de fato é. Por isso, e-commerces usam essa ferramenta para extrair dados, conhecer a audiência com mais detalhes e oferecer produtos de forma personalizada. No entanto, as regras para essa utilização vão mudar bastante a partir de 2024.
O motivo: o Google não vai mais aceitar a utilização de cookies de terceiros em seu ecossistema – que inclui, além do site de busca, Gmail, Google Drive, etc. – e no navegador Chrome (que, hoje, corresponde a 65% dos usuários na Internet). Os cookies de terceiros, ou terciários, são aqueles que não pertencem ao proprietário da página em que estão. Por exemplo, uma loja de calçados que têm anúncios em um site de notícias não poderá mais obter dados dos usuários da página de notícias.
A decisão vem na esteira das mudanças provocadas por diversas legislações de proteção de dados pessoais, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) do Brasil.
Para os comércios digitais, a questão é: como será feito o retarget? Para compras onlines, esses “biscoitinhos” servem, também, para manter coisas dentro de um carrinho virtual – e para lembrá-lo depois, seja por um anúncio em um outro site ou por email, por exemplo, que seus produtos ainda estão lá (provavelmente com um desconto para motivar a compra).
Esse é um exemplo de retarget bastante eficiente para convencer compradores que decidiram pensar mais um pouco antes de fechar negócio. De acordo com o IAB (Interactive Advertising Bureau), 70% das agências de marketing utilizam o retargeting para aumentar a consciência de marca, e 58% para retenção de clientes.
O que acontece agora?
Dependendo de quando você estiver lendo este texto, 2024 pode parecer um tanto distante. Mas se considerarmos o tamanho das mudanças que precisam acontecer, o tempo passará rápido. Então, é impossível não se perguntar: com o desaparecimento dos cookies de terceiros, quais as alternativas para quem usa esse tipo de ferramenta para conhecer melhor sua audiência?
Bem, em primeiro lugar é preciso dizer que a decisão tem pontos positivos. Primeiro, pode tornar a navegação geral mais segura e privada. O fim dos cookies terciários vai fazer com que as pessoas não se sintam “assombradas” por produtos pelos quais procuraram, muitas vezes somente uma vez, e que continuam a aparecer em diversos sites até hoje.
Esse tipo de anúncio, o remarketing, funciona, mas de acordo com um artigo do site Top and Digital, somente 30% dos usuários têm uma avaliação positiva da prática.
Diante disso, uma das alternativas é o uso dos dados autenticados – aqueles que surgem quando você mesmo faz seu login em uma página. Como cada usuário se identifica por conta própria, a página começa a colher informações somente depois dessa ação, na qual a pessoa expressamente se identifica para a empresa.
Quer mais dicas? Abaixo, te damos outras ideias de como manter seu negócio relevante após o fim dos cookies terciários.
- Somente os cookies de terceiros estão com os dias contados. Mas aqueles gerados em seu próprio site seguem permitidos e, assim, os canais próprios passam a ganhar mais importância.
- E-mail marketing, relacionamento nas redes e no WhatsApp continuam a ser técnicas valiosas. A automação de email marketing, inclusive, permite recuperar os valiosos carrinhos abandonados!
- Aliás, esse tipo de ferramenta possibilita a configuração de grupos de audiência baseados em dados como o tipo de produto comprado, ou a localização geográfica. Com base nisso, é possível oferecer produtos que complementam a primeira compra.
- Na saída do cliente de seu site, um pop-up pode informar que, assinando a newsletter, ele ganha desconto exclusivo – lembre-se: clientes cadastrados geram mais informações para sua estratégia!
- Por falar em newsletter, a produção de conteúdo fideliza sua audiência, e faz com que se lembrem que sua marca está ali, abordando assuntos que são do interesse dos clientes.
Existem diversas possibilidades que podem ajudar o seu negócio a continuar crescendo no ambiente online, com ou sem os cookies. Para melhorar a experiência dos clientes, procure especialistas em marketing e em comércio virtual para entender quais as melhores ações para a sua marca.
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