A indústria de desenhos e animações têm personagens extremamente rápidos e ágeis, como o Flash, o Superman, o ouriço azul Sonic, o rato mexicano Ligeirinho entre tantos outros… É possível que, quando criança, você tenha tentado correr tão rápido quanto eles. Mas aí você cresceu e sua preocupação agora é trazer toda essa velocidade e agilidade para o marketing do seu negócio, não é mesmo? E essa possibilidade existe!
O Agile Marketing, Marketing Ágil na tradução para o português, é uma metodologia que pega emprestada a fórmula do universo da tecnologia para transformar o jeito de fazer marketing, com ciclos curtos, decisões baseadas em dados e uma abordagem interativa. Em outras palavras, é o marketing com a aceleração do Sonic, mas com o controle de um piloto de Fórmula 1!
No Agile Marketing a ideia é simples: usar o que temos de mais rápido e inteligente para acompanhar o ritmo frenético do mercado. O foco? Entregar mais valor para o cliente, e rápido! Afinal, quem quer ficar parado enquanto a concorrência passa correndo?
De acordo com o 7th Annual State of Agile Marketing Report, publicado pela empresa de treinamento de Marketing AgileSherpas, 83% dos profissionais de marketing relataram resultados positivos com o Agile Marketing. Eles também afirmam que a metodologia gerou maior flexibilidade, velocidade e transparência na elaboração e execução das estratégias e planos de ação, resultando em resultados visivelmente melhores.
O estudo também mostra que 73% das equipes de marketing utilizam o Agile como base do seu trabalho. Dentre os 27% que não, 25% planejam fazer a transição completa em 2025.
Bem, se você chegou até aqui, entendemos que esteja convencido sobre os poderes da metodologia Ágil, certo? Então, vamos entender melhor como ela funciona? Siga com a gente!
Os fundamentos desta metodologia (leia o seu Manifesto) são:
- Priorizar resultados em vez de processos;
- Aprendizado por experimentos;
- Colaboração intensa;
- Flexibilidade para mudanças.
Quando aplicado de maneira eficiente, o Agile Marketing garante características marcantes e duradouras para sua marca, como por exemplo:
- Consistência: Equipes recebem treinamentos padronizados antecipadamente. Práticas e ferramentas são alinhadas para garantir uniformidade.
- Continuidade: Integração eficaz de novos membros e ter a estratégia de “Treinar o Treinador”. Dessa forma, a agilidade se mantém mesmo após os treinamentos.
- Certificação: Apesar de não garantir permanência das práticas ágeis, as certificações estão associadas a melhores resultados.
- Abertura de espaço para inovações: Nos dias atuais, a evolução tem que ser rápida e dinâmica. Ousar e tentar se diferenciar da concorrência é essencial.
- Colaboração para a transformação digital da empresa: Especialmente no marketing, se adequar às mudanças que envolvem redes sociais, produção de conteúdo, e-commerce, pode fazer bastante diferença na ativação de marca do seu negócio.
- Manter o cliente como foco das estratégias: No Agile Marketing, o foco é total no consumidor: suas necessidades, desejos e problemas são o mapa para criar campanhas e ações certeiras. Isso aumenta — e muito! — as chances de conversão, já que tudo é feito sob medida para o que o público realmente espera.
Casos de sucesso
Para implementar uma metodologia ágil na sua empresa, é indispensável ter ferramentas modernas e que potencializam o trabalho. Os frameworks são estruturas metodológicas que ajudam as equipes a criar e cultivar o mindset ágil na prática.
Estes processos são instrumentos essenciais para viabilizar o marketing ágil e atingir a produtividade e maiores resultados com essa estratégia.
- A gigante japonesa Sony apostou em um desses frameworks, o Scrum, para organizar seus projetos complexos e convencer as equipes da importância da mudança. Hoje, o trabalho colaborativo e eficiente da Sony é referência, mostrando que até gigantes conseguem ser tão rápidos quanto o Papa-Léguas quando o assunto é agilidade.
- Outra empresa que virou referência quando o assunto é inovação na construção de ideias, foi a LEGO, que implementou o Agile transformando suas equipes em verdadeiros velocistas. As reuniões regulares deram mais controle e precisão às ações, eliminando burocracias e gerentes engessados.
É como construir uma estratégia peça por peça, garantindo que tudo se encaixe perfeitamente no final. O Agile Marketing é como aquele corredor que sabe exatamente onde colocar o pé para ganhar a corrida.
Assim como o Speed Racer, ele não é apenas rápido — ele é estratégico. Se você quer que sua empresa esteja na linha de chegada antes dos concorrentes, está na hora de colocar essa metodologia em prática. Afinal, na velocidade que o mercado muda, quem fica parado come poeira.
Venha tomar um café com a equipe de especialistas da Jahe Marketing e vamos, ainda este ano, agilizar o desenvolvimento de todo o potencial do seu negócio!
Vamos conversar?