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O marketing de hospitalidade e como ele pode alavancar seu negócio

Já ouviu falar no Marketing de Hospitalidade? Ele está relacionado à análise dos diferentes setores dessa indústria, como hospedagem, turismo, viagens, alimentação e bebidas. Portanto, ele auxilia na criação de estratégias e ações para promover os produtos e serviços de vários tipos de negócio, com a missão de criar confiabilidade e credibilidade junto a diversos públicos-alvo.

Motivos para cuidar bem desse tipo de comunicação não faltam:

  1. De acordo com um estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a alta temporada do turismo de 2023/2024 obteve o maior volume de receitas nos últimos 10 anos. Assim, o volume arrecadado chegou a um total de R$ 162,2 bilhões. Os dados são referentes aos meses de novembro e dezembro de 2023 e janeiro e fevereiro de 2024. Antes disso, apenas a temporada de 2013 e 2014 havia apresentado números semelhantes: R$ 165,2 bilhões. Entram nesse cálculo gastos com hospedagem, bares e restaurantes, serviços culturais, passagens aéreas e locação de veículos, transportes intermunicipal e interestadual, agências de viagens, entre outros.
  2. segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em 2023, quase 113 milhões de brasileiros viajaram de avião. O número representa alta de 15,3% em relação ao ano anterior, sendo que é o melhor resultado anual desde 2020, quando teve início a pandemia de covid-19. Do total de passageiros, 91,4 milhões viajaram em voos domésticos, ante os 82,2 milhões registrados em 2022, e 21,2 milhões em voos internacionais, comparado aos 15,4 milhões de 2022. O crescimento no número de voos domésticos foi de 8% e de 29,8% nos internacionais. No total, o aumento médio de voos chegou a 10,5%. Logo, percebe-se uma crescente vontade na população brasileira em conhecer o próprio país.

Mas, antes de colher os frutos de uma estratégia de Marketing de Hospitalidade bem aplicada, é necessário seguir alguns passos, e ficar de olho em algumas tendências.

Falando nisso, neste ano em nosso hub de conteúdo compartilhamos dicas sobre as tendências do marketing para 2024, além de como se adaptar às novas formas de conteúdo que têm prevalecido nas redes sociais e como os eventos esportivos podem ajudar na exposição e crescimento da sua marca. O esporte, aliás, principalmente em ano de Olimpíadas, é uma aliado poderoso caso seu negócio esteja ligado ao turismo e às viagens.

Mas o setor de Hospitalidade tem algumas características específicas. Por isso, separamos aqui mais algumas ideias para incrementar a estratégia do seu negócio!

Higiene e segurança sanitária

Após a pandemia de covid-19, o público em geral têm sido mais exigente com as condições de higiene e limpeza dos transportes e locais de hospedagem. E essa atenção extra continua. Por isso, tenha protocolos rígidos e de fácil acesso. Os colaboradores têm de possuir os procedimentos de limpeza sempre à mão, e os clientes, facilidade de acessar os protocolos de higienização do seu negócio. Dessa forma, todos os envolvidos terão uma sensação real de segurança.

Comunicação Eficiente

Cada pessoa tem uma preferência quando o assunto é a forma como deseja ser atendida. Algumas são mais tradicionais, preferindo ligações ou e-mails. Outras, gostam de dinamismo, preferindo aplicativos de mensagem, redes sociais e o chat ao vivo de sites e apps.

Mas, por mais que a automação ajude no pronto atendimento — e até mesmo na solução de problemas — o atendimento humano ainda é a preferência dos consumidores. Acesse nosso hub para ler nosso artigo completo sobre o assunto.

Experiência do Cliente

Atender o cliente com excelência é essencial. Todavia, ouvir o que ele tem a dizer sobre a experiência é tão importante quanto. Canais de SAC, ouvidoria e perfis em redes sociais e no Google Maps permitem aos clientes deixarem avaliações e comentários sobre sua empresa. Avaliações positivas podem atrair mais clientes, enquanto o feedback negativo oferece informações valiosas para melhorias.

Outro ponto importante é a valorização dos serviços e produtos do seu negócio. De acordo com o estudo CX Trends 2023, realizado pela Octadesk em parceria com a Opinion Box, 75% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais caro por um produto ou serviço se tiverem uma experiência melhor.

Logo, por mais que a competitividade de preços seja grande no mercado, a qualidade da experiência ainda prevalece.

Vínculo local

Quando falamos em viajar, 90% das vezes a vontade é de conhecer um outro estado, país, continente… mas e se o seu quintal tiver algo muito interessante a oferecer?

O seu negócio pode oferecer viagens ou estadias mais curtas e experiências mais próximas de casa. Essa também é uma forma de estimular a responsabilidade social, por meio de parceria com organizações locais e instituições de caridade para apoiar a comunidade.

Caso queira ajuda para começar, a Jahe Marketing está à sua disposição!

Sabemos que a competição entre as marcas e a atenção do público estão cada vez mais ferrenhos. Logo, é preciso ser criativo, saber se adequar às mudanças do mercado e aos hábitos de consumo das pessoas para elaborar as melhores estratégias para alavancar seu negócio.

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