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Aliar sua estratégia de marketing ao esporte e a eventos esportivos pode impulsionar seu negócio

Na última Copa do Mundo de futebol masculino, 5 bilhões de espectadores acompanharam a competição, vencida pela Argentina, de acordo com dados da Fifa. Já os Jogos Olímpicos de Tóquio foram assistidos por 3 bilhões de pessoas em 2021.

É muita gente mesmo. Eventos desse tamanho e escopo atraem uma boa parte da população mundial, e essa audiência toda gera também uma quantia considerável de cotas de patrocínio oferecida para as marcas. Entre ingressos e venda de espaços publicitários, a arrecadação da FIFA com a Copa do Mundo do Qatar, por exemplo, chegou aos R$ 25 bilhões.

Mas você não precisa ter um orçamento publicitário de milhões – ou bilhões – para usar eventos esportivos para catapultar o nome do seu negócio.

As Olimpíadas de Paris, por exemplo, acontecem de 26 de julho a 11 de agosto de 2024. Já pensou em utilizar esse momento para aumentar a visibilidade da sua marca? Ainda é tempo de montar um planejamento! Confira agora algumas dicas de como usar o esporte e os eventos para engajar os consumidores e alavancar seu negócio.

Sentimentos e Emoções

O esporte traz à flor da pele sentimentos que muitas vezes ficam contidos na mente ou são pouco expressados no dia a dia. Mas naquele momento em que o Brasil está disputando a vitória para conquistar a glória, é um momento importante para veicular sua marca com garra, determinação e, claro, vitória.

Vale a pena usar a imaginação e apostar em estratégias para que o torcedor se sinta tão valorizado quanto o atleta. Ou seja, tanto ele quanto seu negócio podem não estar na disputa real, mas se o consumidor tiver seu produto ou serviço, ele será tão vitorioso quanto.

Falando em imaginação, uma alternativa é apostar no marketing de guerrilha.

O termo foi cunhado pelo publicitário e escritor Jay Conrad Levinson (1933-2013), que o descrevia como “uma estratégia que permite atingir metas convencionais, como o lucro, com métodos não convencionais, como o investimento de energia em vez de dinheiro”.

Ele também escreveu o livro Marketing de Guerrilha (1985), que se tornou um sucesso de vendas e influenciou a publicidade no mundo todo. O livro foi publicado no Brasil, e é bastante conhecido entre os profissionais da área. Um dos grandes atrativos dele é o fato de que criatividade, bom humor e uma pitada de ousadia não custam caro. Isso significa que você não precisa necessariamente de um grande orçamento, ou de uma ação hollywoodiana de parar avenidas, para causar um impacto na sua audiência.

Em seu livro, Levinson diz que “pequenos negócios não são versões de um negócio grande. Por possuírem poucos recursos, empresas pequenas precisam fazer uso de diferentes tipos de estratégias e táticas de marketing.

Você pode ler mais a respeito neste artigo completo sobre o assunto em nosso hub de conteúdo.

Público Feminino

Foi-se o tempo que o esporte, em especial o futebol, era assunto das rodas masculinas. Para não ficarmos apenas na sensação, veja os números: segundo dados divulgados pela Rede Globo, as mulheres foram a maioria da sua audiência na Copa do Mundo de 2022. Foram mais de 85 milhões de mulheres ante 77 milhões de homens assistindo aos jogos da competição.

Portanto, ao elaborar sua estratégia, esteja ciente que o público feminino é tão relevante quanto o masculino. O seu produto ou serviço é predominantemente voltado para homens?

Aqui, nossa recomendação é que não reforce os estereótipos, evitando mensagens sexistas ou que possam sugerir que existe uma superioridade física intrínseca aos atletas masculinos.

Aliás, nas Olimpíadas de Paris, o número de atletas homens e mulheres será o mesmo. Na delegação brasileira, a expectativa é que, pela primeira vez, a quantidade de atletas mulheres seja superior a de atletas homens.

Mostrar respeito e inclusão por meio do esporte, e associar sua marca a esse discurso, pode garantir o crescimento do seu negócio, atraindo consumidores progressistas e mulheres que veem na sua marca os valores necessários para fechar uma compra ou contratar um serviço. Um diferencial.

Eventos Locais

Conseguir patrocinar eventos de grande porte é algo utopia para a maioria dos empresários. Por isso, a ideia aqui é usar esses grandes eventos como inspiração.

Talvez seja possível patrocinar o campeonato infantil de skate da sua cidade, o time de futsal ou mesmo as gincanas escolares da cidade.

A questão aqui é expor sua marca por meio de eventos esportivos, mesmo que sejam amadores ou infantis. Haverá uma quantidade grande de pessoas e pode ser a oportunidade para mostrar o valor da sua companhia.

Se precisar de ajuda para elaborar as estratégias de marketing e conteúdo com o cenário esportivo local, nacional e mundial, conte conosco! Vamos conversar?

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