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Inovar é preciso: cinco dicas para identificar novas oportunidades de negócios

Não importa o segmento de atuação da sua companhia. Há uma verdade basicamente universal no mundo dos negócios: é preciso estar em contato com os rumos de seu mercado, e procurar constantemente por novas oportunidades de negócio.

O cenário de volatilidade ao redor do mundo nos últimos anos, com a pandemia de Covid-19, o conflito entre Rússia e Ucrânia e o aumento da inflação torna essa necessidade ainda mais clara. Inovar e estar atualizado, contudo, segue sendo fundamental em momentos de ventos positivos.

Por isso, separamos cinco dicas para sua empresa, independentemente do porte, estar sempre de olho em eventuais chances de criar produtos e serviços que vão se destacar. Confira:

1- Encontre oportunidades na mudança de comportamento do consumidor
Uma boa maneira de encontrar novas oportunidades de negócios é entender como o consumidor está usando seu produto (ou a categoria de produtos na qual sua empresa atua). Hoje, com a popularização de vídeos com resenhas, dicas e tutoriais nas redes sociais, é possível observar se as pessoas estão usando-o de maneira diferente do que costumavam.

Esse fenômeno é muito comum no setor da beleza. Os lenços demaquilantes surgiram quando as fabricantes notaram que as pessoas estavam usando lenços umedecidos destinados a bebês para remover a maquiagem. Então, as marcas investiram em fórmulas mais seguras para a pele do rosto e, principalmente, para a região dos olhos, criando uma nova categoria de produtos no ramo da maquiagem.

No mesmo segmento, foi lançado na década de 2010 o batom líquido, um produto que prometia longa duração e efeito mate. Em busca de uma produção duradoura e sem brilho, as pessoas começaram a usar o item como sombra e blush. De olho nisso, a empresária Bruna Tavares lançou o BT Velvet, um produto no mesmo formato do batom líquido, mas pensado para ser usado como primer e sombra para os olhos, contorno, blush, delineador, corretor de sobrancelha e corretor de fios brancos.

2- Considere soluções para diminuir o desperdício
A sustentabilidade é um tema que está em alta, e não apenas em razão do movimento ESG (sigla em inglês para as melhores práticas ambientais, sociais e de governança), que vem ganhando espaço nas empresas. Os consumidores também estão mais preocupados com os impactos de suas compras no meio ambiente, especialmente aqueles da geração Z.

Portanto, pensar em soluções para diminuir o desperdício pode ser uma oportunidade para seu negócio. É necessário ter em conta todo o processo de fabricação, a logística e até mesmo o pós-venda, com ações como a logística reversa – iniciativa em que a marca incentiva os clientes a devolverem embalagens vazias e oferece a destinação correta a esses materiais – e a adoção de frascos retornáveis.

Outra possibilidade é o desenvolvimento de produtos para substituir itens descartáveis, a exemplo de canudos de inox e copos retráteis para evitar o consumo de copinhos plásticos nos escritórios.

3- Acompanhe as tendências do mercado
Acompanhar as tendências do mercado é vital para qualquer companhia. Contudo, com o alto volume de produção nas redes sociais, rastrear essas tendências requer um trabalho extra. Hoje, muitas tendências que podem ser adotadas pela grande indústria surgem nesses ambientes, conforme determinado tipo de conteúdo viraliza.

Com o aumento do interesse da população em alimentação saudável, foi criada a Liv Up, que vende marmitas saudáveis congeladas, facilitando a vida de quem tem uma rotina corrida e, mesmo assim, quer comer bem. Pouco antes disso, já era comum pessoas postarem vídeos em que cozinhavam e congelavam “marmitinhas fit” para facilitar seu dia a dia.

Ainda que seja importante acompanhar as possibilidades dentro do próprio segmento, não esqueça de observar o que o mercado como um todo está fazendo. Por exemplo, com a popularização dos smartwatches, foi criada a FitBark, nos Estados Unidos. A empresa desenvolveu coleiras inteligentes para monitorar a saúde e as atividades físicas dos cães, além de funcionar como GPS caso o animal se perca.

4- Considere complementar produtos e serviços que já existem
Criar maneiras de complementar um produto ou serviço que já existem pode ser uma boa oportunidade de negócios. Neste caso, uma maneira de começar é entender o que os consumidores estão fazendo quando usam seu produto, e o que eles fazem antes e depois disso. Com essa resposta em mãos, o que sua companhia pode fazer para melhorar toda a experiência do consumidor?

Um exemplo clássico – e que funciona muito bem – é o serviço de manutenção básica e conveniência oferecido pelos postos de gasolina. Enquanto o cliente abastece o veículo, ele pode verificar o nível do óleo e da água, e trocar as palhetas do para-brisas. E, se está com fome ou precisa de algum item básico em casa, como leite ou papel higiênico, pode aproveitar a parada e otimizar o tempo de viagem.

Mais recentemente, os cinemas começaram a oferecer serviços VIP, oferecendo ao espectador a chance de pedir aperitivos, drinks e até jantares completos enquanto assiste ao filme. Isso porque a indústria notou que as pessoas costumavam jantar antes ou após ir ao cinema e viu a oportunidade de agregar o serviço para tornar a experiência do cliente mais completa.

5- Não se esqueça das mudanças nos hábitos de consumo
Entender e considerar as mudanças nos hábitos de consumo é mais importante do que nunca. A pandemia acelerou e criou diversas tendências, principalmente no modo como as pessoas compram produtos e contratam serviços. Afinal, principalmente no primeiro ano da crise sanitária, o delivery e as vendas online se tornaram importantes aliados das famílias que estavam confinadas. Enquanto isso, os negócios que aproveitaram a onda se saíram melhor no período.

Embora alguns hábitos tenham se perdido com a flexibilização das atividades, outros vieram para ficar, e o mais latente deles é a possibilidade de comprar qualquer coisa online – não só uma pizza ou uma camiseta – e receber em casa em poucas horas. Tanto que, agora, diversas marcas mantêm o e-commerce como uma das principais plataformas de vendas e outras, que já atuavam dessa maneira, ampliaram a gama de serviços.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, entre 2019 e 2020, o aumento das vendas de alimentos e bebidas pela internet foi de 339%. De olho nisso, a Americanas criou a categoria “mercado” em seu marketplace. Os clientes podem receber as compras em casa ou retirar presencialmente em poucas horas. A iniciativa foi tão assertiva que representou 52,8% de todos os itens vendidos pela companhia no 1º trimestre de 2021.

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