Entre os dias 5 e 6 de junho, a capital paulista recebeu o VTEX Day, evento de transformação digital voltado ao varejo. O encontro reúne empresários, fornecedores e influenciadores – alguns dos mais importantes nomes do varejo – para apresentar suas soluções e novidades, debater tendências, trabalhar o networking e adquirir insights.
Para se ter uma ideia do escopo do evento, além dos convidados especialistas, quem foi ao São Paulo Expo também pôde entrar em contato com 250 expositores e patrocinadores de diferentes segmentos, como AWS, Nubank, Magalu, Alpargatas, Carrefour, Chilli Beans, Electrolux, Hering, Motorola, Samsung, Sicredi, Vivara e Whirlpool. Todas elas presentes com o intuito de mostrar como o uso de tecnologia tem sido crucial para a transformação dos seus negócios.
O que rolou? | Não há como fugir dela: a inteligência artificial foi um dos temas do evento, assim como em todos os grandes eventos de transformação digital de 2023, como o SXSW e o Web Summit sobre os quais você pode ler aqui em nosso hub de conteúdo.
No Vtex Day, ela apareceu ao lado de debates como consumo on-the-go (prática do consumo de produtos durante os deslocamentos de um local para outro, independente da forma utilizada para tal), otimização de processos, cibersegurança e novidades que vão desde soluções para pagamentos até ferramentas para transmissões de eventos corporativos.
Venha com a gente entender alguns dos principais assuntos do encontro!
Como a tendência on-the-go foi abordada?
Uma das apresentações, por exemplo, mostrou como o e-commerce da Le Biscuit, loja de departamentos, aumentou em 16% a taxa de conversão usando realidade aumentada e 3D na experiência de compra. Essas tecnologias permitem que o público use dispositivos móveis, em qualquer lugar, para experimentar produtos da marca.
Outro destaque foi a Avon, que explorou como é o trabalho de digitalização de suas revendedoras.
Também chamou atenção a estratégia da Vivara que incentivou as vendedoras de lojas físicas a utilizar estratégias de multicanalidade (omnichannel) em suas atuações.
IA no varejo, como mostram grandes marcas | Já exploramos aqui no hub de conteúdo da Jahe Marketing as possibilidades trazidas por ferramentas de inteligência artificial como o ChatGPT.
Ele também foi tema do VTEX Day, pois a aplicação desse tipo de tecnologia no ambiente do varejo já é uma realidade, principalmente para lidar com tarefas específicas que exigem o gerenciamento de muitos dados. Desde o marketing até o cumprimento de tarefas operacionais.
O presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), Eduardo Terra, explicou que algumas das principais aplicações para esse tipo de ferramenta são a otimização de estoques, personalização de oferta, contratação, retenção e otimização dos quadros de colaboradores. Entre os palestrantes convidados, Rodrigo Dellacqua, CEO da Eicom Institute – companhia voltada ao ensino executivo para e-commerce, também comentou sobre inteligência artificial. No entanto, ele acredita que a popularização da tecnologia tem trazido mais teoria do que prática. O principal ponto para ele é que seja qual for a aplicação no varejo, “o cliente tem que gostar de usar”. Adotar uma tendência somente pelo calor do momento não vale a pena.
No mesmo painel estiveram presentes também as companhias Magazine Luiza (Magalu) e St Marche. Eduardo Galanternik, vice-presidente de Negócios do Magazine Luiza, comentou que a marca já usa ferramentas com base em IA desde 2016. No início, o principal motivo era a precificação de produtos. Agora, já funciona também para ajudar na previsão de demanda e até na cadeia de suprimentos das lojas.
Bernardo Ouro Preto, CEO da rede de supermercados St Marche, apontou que a companhia também já utilizava aspectos da IA para algumas funções há mais tempo. Há mais de dez anos a rede aplica ferramentas dessa tecnologia para atender o consumidor e fazer a gestão de produtos perecíveis. Os clientes também podem pagar compras em grande parte das lojas da marca com reconhecimento facial, se tiver meios de pagamento cadastrados.
Gisele Bündchen dá lições de resiliência | Tradicionalmente, o VTEX Day recebe um convidado de alcance internacional que fala em um painel inspiracional. O palco que já recebeu Barack Obama e Lewis Hamilton nesta edição teve como convidada principal Gisele Bündchen. A modelo e empresária esteve em um painel que apresentou mulheres que se tornaram referência internacional em suas áreas, como a australiana Jessica Watson, a mais jovem velejadora a dar a volta ao mundo sozinha, e Karol Meyer, mergulhadora brasileira recordista mundial de apneia.
Além de falar sobre a importância do apoio da família, Bündchen apresentou lições de resiliência às quais credita parte de seu sucesso. “De 100 castings que eu fazia no início, conseguia pegar um ou dois trabalhos. Fiquei acostumada a ouvir não, criei resiliência. Escutei muitas críticas sobre minha aparência e eu tinha 14 anos, era duro de escutar. Se a gente consegue ter gratidão pelos desafios, é meio caminho andado para alcançar os objetivos”.
Entre outros assuntos, a modelo também dividiu um pouco da experiência no Japão, país para o qual foi enviada ainda com 14 anos. Entre as lições aprendidas está a importância da linguagem corporal, já que não sabia falar o idioma local. Depois dessa primeira viagem internacional, participou de dezenas de castings em Londres, na Inglaterra. “Depois de muitos ‘nãos’, eu estava no lugar certo na hora certa”, relembrou.
Talvez seu negócio não esteja ligado ao mundo da moda, mas qualquer marca precisa estar pronta para retraçar estratégias, ouvir muitos nãos e abraçar oportunidades que parecem de outro mundo para alcançar o sucesso. Principalmente em momentos de grande mudança, como na hora que deseja dar o primeiro passo no mundo digital.
Em qual parte da jornada você está?
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