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Quais são as tendências que devem dominar o marketing em 2024?

O novo ano está batendo à porta, e os gestores de marketing já estão elaborando o planejamento para os próximos 12 meses. No entanto, não basta apenas conhecer o próprio negócio; é imprescindível estar por dentro das novas tecnologias – que nunca avançaram tão rápido quanto nos dias de hoje – e mudanças no comportamento do consumidor para desenvolver estratégias bem-sucedidas.

Não à toa, um relatório da Viden Globe descreveu 2024 como um período “cheio de oportunidades e desafios que nunca vimos antes”. Inteligência Artificial (IA), realidade aumentada, realidade virtual, big data e preocupação com a sustentabilidade nunca estiveram tão em alta. Porém, ainda são temas que precisam ser decifrados pela maioria das empresas para que realmente contribuam para a prosperidade dos negócios.

Segundo a pesquisa Marketing Trends 2024, divulgada pela Kantar em dezembro, as marcas percebidas como inovadoras pelos consumidores alcançam três vezes mais crescimento do que as restantes. Por outro lado, os níveis de inovação pós-pandemia estão mais baixos. Portanto, essa agenda é essencial para toda empresa que quiser encontrar um caminho de crescimento no próximo ano.

Já Jennifer Gaier, diretora de marketing da Elwyn, afirmou, neste artigo para a Forbes, que conhecer as tendências é vital para o planejamento de marketing. Para ela, “em uma era marcada por rápidos avanços tecnológicos e mudanças contínuas nos comportamentos dos consumidores, manter-se atualizado com as últimas tendências de marketing tornou-se fundamental”.

Com base nos insights da especialista e no levantamento da Kantar, listamos a seguir as principais tendências do setor para 2024. Siga com a gente!

1. IA veio para ficar
O marketing conversacional está passando por um processo que promete revolucionar o atendimento ao cliente. Chatbots e assistentes virtuais alimentados por IA já permitem que as marcas atendam 24 horas por dia, sete dias na semana, proporcionando uma experiência fluida e personalizada. A mudança atende o consumidor moderno, que busca respostas imediatas e soluções instantâneas.

Ao mesmo tempo, 67% dos profissionais de marketing estão otimistas com o uso da IA generativa – sistemas de IA capazes de gerar novos conteúdos, como texto, imagens, músicas e vídeos – nos processos criativos, aponta a Kantar.

2. Integração de realidade virtual e aumentada
Desde que o metaverso ganhou espaço nas rodas de conversa, lá no início de 2022, as fronteiras entre o mundo digital e real estão cada vez menores. A realidade virtual e a realidade aumentada oferecem às marcas uma oportunidade de criar experiências imersivas para os consumidores.

Essas tecnologias estão se tornando acessíveis, e hoje já é possível fazer um tour virtual no showroom de uma loja de carros ou descobrir se um móvel vendido por um e-commerce realmente combina com a sua sala por meio da câmera do smartphone.

3. Consumidor mais atento à sustentabilidade
Mais do que adquirir um produto ou serviço, o consumidor moderno está interessado nos valores das marcas, principalmente em relação à responsabilidade ambiental e social. Por isso, as empresas precisam adotar práticas sustentáveis efetivas, de embalagens ecologicamente corretas à promoção de um comércio justo e ético, exemplifica Jennifer Gaier no artigo da Forbes.

De acordo com a Kantar, 80% dos consumidores se dizem dispostos a comprar de empresas que apoiam causas relevantes. Ainda, 42% das empresas estão incorporando métricas de sustentabilidade em seus KPIs (indicadores-chave de performance), comparado com 26% em 2021, indicando o avanço para um mercado com mais equilíbrio entre lucro, meio ambiente e pessoas.

4. Hiperpersonalização orientada por dados
Não é novidade que o consumidor anseia por experiências sob medida. A vantagem é que, atualmente, as companhias dispõem de uma grande quantidade de dados disponíveis, oriundos de diferentes fontes, como redes sociais e histórico de buscas online. Assim, o departamento de marketing pode criar estratégias e ações hiper-personalizadas para cada cliente, desde que adote protocolos para o tratamento e a análise adequada das informações.

Um dos destaques, segundo a diretora de marketing da Elwyn, é o avanço das tecnologias de big data e algoritmos de aprendizado de máquina, que estão se tornando mais refinadas e deixando as estratégias tradicionais obsoletas rapidamente.

5. Domínio do vídeo e de conteúdos curtos
Ações de marketing em vídeo não são novidade, seja anúncios na TV, nas redes sociais ou ações com influenciadores. E o formato é um sucesso entre os consumidores: vídeos aumentam em até 54% do alcance de uma marca, diz pesquisa da OptinMonster de 2018.

Porém, o formato ganhou ainda mais força com a popularização do Tiktok e de plataformas similares, como Youtube Shorts e Kwai. A efemeridade dos conteúdos curtos, combinada com o apelo visual, se alinha com a atenção do usuário, que está cada vez mais curta. Conforme a HubSpot, vídeos com menos de 90 segundos têm taxa de retenção de 57%, enquanto aqueles acima de 30 minutos, seguram apenas 10% dos usuários.

Por esse motivo, além de adotar os vídeos como uma estratégia de marketing fundamental, é necessário aprender a anunciar, contar histórias e lançar produtos em conteúdos curtos, sem deixar de lado a mensagem e a identidade da empresa.

Outro ponto de atenção, segundo a Kantar, é que os profissionais de marketing precisam buscar novas formas de mensurar a atenção no ambiente digital – e a IA pode ser uma aliada.

E aí, o que achou das tendências para 2024? Esperamos que estes insights ajudem no planejamento de marketing da sua marca para o próximo ano.

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