Compartilhe

Cinco maneiras de usar a inteligência artificial para aumentar o alcance do seu negócio

É praticamente impossível falar sobre marketing digital sem contemplar o impacto da Inteligência Artificial nesse campo. Isso vai além dos avanços do ChatGPT e dos algoritmos que sugerem produtos em lojas de e-commerce ou músicas, programas e filmes para se assistir em plataformas de streaming, como Spotify e Netflix.

Recentemente, por exemplo, o LinkedIn, a rede social voltada para networking e recrutamento que é de propriedade da Microsoft, divulgou uma série de novos recursos de IA abrangendo seus produtos de busca de emprego, marketing e vendas. Entre as novidades está uma grande atualização em sua plataforma de vagas, que inclui assistência de IA – inclusive um coach virtual – e uma tecnologia para campanhas de marketing.

Mas não é apenas a Microsoft que investe nesse campo. X (antigo Twitter), Facebook, Instagram e praticamente todas as outras redes sociais também já funcionam com base em alguma – ou várias – ferramentas de Inteligência Artificial.

Esse tipo de tecnologia impressiona, mas não está ao alcance somente dos gigantes de tecnologia. Ela também pode ser útil para marcas que queiram aumentar o número de insights, obter novos índices de produtividade e fazer com que seu nome chegue a novos públicos.

Com isso em mente, selecionamos cinco jeitos de utilizar a IA no marketing para melhorar a comunicação dos negócios com o público no ambiente digital. Siga com a gente!

Chatbots (mais chat, menos bot)
É bem verdade que a promessa de conversa natural pelos chatbots era uma realidade distante até pouco tempo. No entanto, esse tipo de serviço evoluiu muito. Entre as vantagens de oferecer um produto como esse aos clientes está a disponibilidade dos “robôs”, que conseguem atender dúvidas mais simples em qualquer dia e horário. Alguns casos famosos no Brasil são a BIA – Bradesco Inteligência Artificial, a Nat Natura, da Natura, e o chatbot do Burger King, que permite que candidatos enviem seus currículos e passem pelas primeiras etapas do processo na conversa com o bot.

Mídia programática
Esse tipo de estratégia utilizaa plataformas automáticas de compra e veiculação de anúncios em sites e apps. Ao longo dos últimos anos, a inteligência artificial adotada por esse tipo de ferramenta também avançou bastante. Atualmente, é possível até mesmo aplicar um gerador de texto e vídeo de IA para criar anúncios que dialogam com o conteúdo que o usuário está vendo em sua tela em tempo real. Um exemplo: digamos que você esteja em um site que cobre notícias de cinema. Esse tipo de publicidade vai identificar o assunto e criar um anúncio que vai chamar atenção ao tentar conectar um produto a ser oferecido com o contexto da página.

Para entender mais sobre a mídia programática, recomendamos a leitura deste artigo do nosso hub de conteúdo.

Indicadores mais precisos, como ROI e KPI
Ferramentas de marketing já incluem inteligência artificial em algo em que são, de fato, melhores que os humanos: analisar uma quantidade imensa de dados em tempo rápido, o famoso big data.

É assim que elas conseguem oferecer insights valiosos sobre o retorno sobre investimento (o ROI) e os indicadores-chave para o seu negócio (KPIs). Também podem ajudar a identificar os canais certos para uma compra de mídia e até mesmo o posicionamento ideal de um anúncio com base no comportamento do cliente. Mais sobre isso pode ser encontrado neste nosso artigo aqui.

Monitoramento de redes sociais
As mídias sociais oferecem uma infinidade clientes em potencial, mas identificar todas as conversas e discussões relevantes para sua marca seria uma tarefa virtualmente impossível. Para a escuta ativa online ser feita de forma mais eficiente, a IA também pode ajudar.

Mas “o pulo do gato” só o ser humano pode dar: entender o sentimento por trás das discussões nas redes sociais e, assim, criar uma abordagem ideal para pessoas que precisam do seu produto e ainda nem sabem.

Logística e Entrega
Não basta chamar a atenção do cliente e efetuar a venda. É preciso ter estoque e realmente entregar as encomendas no tempo prometido. Atualmente existem serviços amparados por Inteligência Artificial que melhoram o rastreamento e previsibilidade logística. A IA pode fornecer visibilidade da cadeia de suprimentos e insights sobre processos, rastreando e prevendo interrupções com dados de diferentes fontes. Assim, é possível identificar padrões de fornecedores e tomar melhores decisões para manter o negócio funcionando 100%.

Tendência à repetição
Vale, no entanto, uma ressalva: ferramentas de geração de texto como o ChatGPT podem até simular a persona do público-alvo para que você investigue algumas abordagens em relação aos clientes, e a partir disso, alinhar suas estratégias.

Mas aqui, vale uma ressalva: como um brinquedo de peças para montar, ferramentas como essa usam como base um arcabouço de textos já existentes para criar seus conteúdos. Por isso, a tendência à repetição é grande.

Assim, você não deve esperar pontos de vista inéditos: é necessário considerá-las ferramentas, um auxílio, e não a solução para um trabalho de qualidade. De volta ao State of GenAI Chatbots in Marketing: 48% dos entrevistados expressaram a probabilidade de uso agora ou no futuro da IA generativa para produzir textos de sites, o que acende um alerta.

Para não perder nenhum assunto do momento sobre marketing e comunicação no ambiente digital, é muito fácil: cadastre-se em nossa newsletter!

× Como posso te ajudar?