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O que não pode faltar no seu planejamento de marketing para 2024?

Um marketing eficiente não pode ser feito no improviso. Ter os elementos certos nas mãos, e saber a hora correta de aplicá-los em prol da comunicação da sua empresa, é mais simples quando essas ações são desenvolvidas com atenção – e planejadas com antecedência.

Esse planejamento deve servir como um mapa para que, mesmo diante de imprevistos, os objetivos da companhia estejam claros e, assim, possam ser atingidos. Por isso, definir metas e estratégias para o ano seguinte é fundamental para fazer uma marca crescer e conquistar o público.

Assim, à medida em que 2023 vai se encerrando, é hora de começar tudo de novo! Reunir a equipe e começar a traçar os principais objetivos da companhia para 2024 e o futuro. Para ajudar nessa missão, selecionamos aqui as principais tendências do próximo ano, além de elementos que não podem faltar no seu planejamento. Vamos de mão na massa?

Primeiro passo – balanço e diagnóstico

O que deu certo neste ano, e quais os aspectos que poderiam ter sido diferentes? Por exemplo: o investimento naquela feira de negócios B2B gerou leads suficientes? Valeu a pena investir nas parcerias com influenciadores digitais?

É hora de realizar uma análise para identificar a situação atual da companhia, e ouvir o feedback dos colaboradores, para entender o que vale a pena repetir – e o que precisa ficar para trás.

Nesse momento, vale a pena também avaliar as forças e fraquezas internas, bem como o ambiente externo, incluindo oportunidades, ameaças e ações dos concorrentes.

Para se aprofundar nessa tarefa, recomendamos que você trabalhe com a análise SWOT (ou FOFA, em português). Já falamos sobre ela neste artigo.

Segundo passo – definir novas metas mensuráveis

Sua marca deve estabelecer metas claras para o próximo ano, a partir de dados que são possíveis de medir, ou seja, mensuráveis.

Digamos que uma das metas é aumentar os clientes com idades entre 25 e 30 anos em 15%.

No caso de um e-commerce cujo cadastro da loja virtual reúne dados como a data de nascimento dos usuários, é possível extrair a faixa de idade dos usuários. Assim como redes sociais como o Facebook, que aponta idade e gênero dos visitantes.

Também é crucial estabelecer metas alcançáveis. Estabelecer metas grandiosas, mas de pouco senso prático, não ajuda a motivar a equipe. Pelo contrário. Por isso, a definição dos KPIs (indicadores-chave de performance em sua sigla em inglês) tem de ser uma tarefa coletiva. A colaboração de todos os envolvidos no processo facilita a definição de objetivos alcançáveis.

Para entender mais sobre KPIs e compreender quais são alguns exemplos, recomendamos que leia este artigo.

Terceiro passo – defina o plano de execução e analise os resultados obtidos

Um plano de ação determina quais peças de comunicação serão veiculadas, em quais canais (redes sociais, plataformas de streaming, mídia física como jornais e revistas, outdoors, e por aí vai), por quanto tempo e com qual público deve falar.

Depois, é hora de analisar os resultados. Entender se a campanha foi bem-sucedida, ou se é necessário executar ajustes nos meses seguintes. No entanto, analisar “na ponta do lápis” todos os resultados pode se transformar em um processo demorado, e em muitas ocasiões, bastante desafiador, dado o grande volume de dados gerado atualmente pelas plataformas.

Nessas horas, vale a pena avaliar se a implantação de uma ferramenta de CRM pode ser um caminho interessante para sua companhia.

Uma ferramenta de CRM (customer relationship management, ou gerenciamento de relações com os clientes) ajuda a armazenar informações de clientes atuais e potenciais, desde nome, endereço e número de telefone até as compras que foram efetuadas.

Uma das principais vantagens está no fato de que esse tipo de aplicativo reúne informações importantes em um só lugar, para toda a equipe. Assim, essa inteligência compartilhada sobre hábitos dos clientes passa a fazer parte do planejamento, pois permite que você conheça seu público de forma mais detalhada.

Mas além de seguir um roteiro bem-estruturado para o planejamento, é também importante estar atento às novidades que têm feito a diferença das marcas que procuram inovar em suas campanhas ao longo do ano. Conheça abaixo as principais tendências para ajudar as marcas a se comunicarem melhor em 2024:

  • Ela mesma, a Inteligência Artificial

É praticamente impossível fugir das ferramentas baseadas em Inteligência Artificial. Hoje, elas estão nas plataformas de streaming, criam textos em poucos segundos sobre praticamente qualquer assunto (como o ChatGPT), podem criar imagens (como o Dall.e) e até vídeos. Também tornaram-se uma ferramenta útil para executar pesquisas sobre praticamente qualquer assunto e, claro, podem ajudar a “dar um gás” na produtividade das suas campanhas. Principalmente quando é preciso gerar textos curtos e simples em grande quantidade.

No entanto, o uso extensivo da IA para a produção de conteúdo pode gerar peças muito parecidas, ou genéricas, sem as características que realmente dão identidade a sua marca.

Por isso, a grande oportunidade está no emprego para atividades repetitivas, que tomam tempo do time, como análise de dados, identificação de padrões de consumidores, etc. O emprego de IA em aplicativos de CRM, por exemplo, é uma excelente possibilidade.

  • Canais de mensagem direta e comunidades

Eles também têm transformado o atendimento e relacionamento com os clientes. Trata-se do marketing conversacional, que pode ser trabalhado tanto a partir de ferramentas como o WhatsApp, quanto nas redes sociais como Instagram, LinkedIn ou X (antigo Twitter).

Ao mesmo tempo, outras marcas podem optar por criar comunidades, utilizando as novas funções oferecidas pelo WhatsApp (que reúne pessoas reunidas em torno de um interesse específico), os grupos moderados no Telegram ou os servidores no Discord.

Além de criar um espaço para os fãs de uma marca, ou entusiastas de algum tipo de conteúdo como podcasts, games ou séries, nesse tipo de ambiente é possível praticar uma escuta ativa daquilo que os clientes atuais ou potenciais procuram. Quem procura formas de praticar marketing de nicho encontra aí um terreno amplo.

As possibilidades de criação nesse “marketing de comunidade” são quase infinitas, e sem dúvida podem fazer a diferença no planejamento das ações para o próximo ano.

  • Personalização

Interatividade e personalização continuam a ser elementos que irão aproximar as marcas dos consumidores. Principalmente no ambiente digital.

Desde a encomenda de um produto que apenas seu cliente terá até a chance de conseguir estabelecer um chat de linguagem natural com um chatbot – e que de fato irá resolver o problema do seu consumidor – existem inúmeras possibilidades de oferecer experiências diferentes e melhores para o público.

Este artigo da Forbes aponta algumas empresas que estão oferecendo personalizações criativas para os clientes, e assim, criando uma conexão mais individual com os usuários.

Por exemplo, o app Grammarly é um assistente que ajuda os usuários a escreverem melhor (em inglês). Ele identifica erros gramaticais e sugere melhorias nos textos, e agora envia relatórios semanais apontando o quanto a escrita dos usuários melhorou. Aponta quantas palavras foram escritas, quantos erros cometeram e quais são cometidos mais frequentemente. Também mostra áreas nas quais é possível melhorar, o que ajuda os clientes da marca a melhorarem suas habilidades de comunicação.

Mas se tudo isso parece muito distante da sua realidade, não se preocupe. É possível, inclusive, pedir ajuda e terceirizar os serviços de marketing. Assim, sua empresa pode focar no que faz de melhor. Vamos conversar sobre isso?

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