Durante um passeio pela rua com seu cachorro, você repara que um anúncio que parecia estático reage ao caminhar não dos seres humanos, mas dos amigos de quatro patas ao lado. A tela digital na parada de ônibus identifica não apenas que há um cão ali, mas também o seu porte. E, a partir daí, os tutores dos pets recebem ofertas de produtos – mas personalizadas de acordo com o tamanho do animal.
O que poderia parecer uma cena do filme “De Volta para o Futuro” é na verdade uma ação de marketing interativo da Pedigree, marca de pet food. E é também um exemplo prático de como esse tipo de ação interativa é valioso para influenciar a decisão de compra e surpreender os consumidores.
De acordo com a marca, o tempo médio de permanência de quem passou pelo anúncio especial foi de 13,5 segundos, quatro vezes mais do que o tempo médio em uma propaganda comum da marca. Já o aumento das vendas do produto anunciado foi de 29%. Quando a peça era veiculada próxima a uma loja, esse percentual subia para 106%. Números bastante impressionantes, certo?
Naturalmente, nem todas as companhias possuem a presença dessa marca de produtos para pet, ou orçamento para ações de marketing em escala global – a campanha em questão ocupou as ruas da Croácia.
No entanto, o emprego de tecnologia e a maneira como ela conversa com os consumidores é uma amostra representativa das transformações que a interatividade traz ao marketing, e como as ferramentas digitais entram nessa dança.
Basta levarmos em conta que, nesse mesmo universo, são empregados termos como o marketing conversacional, e o social commerce, ou comércio social.
- O primeiro trata de plataformas que permitem hoje a criação de uma conversa virtual entre empresas e consumidores. Basta pensar nos chatbots e assistentes virtuais como a Alexa, da Amazon, a Siri da Apple ou o Google Home. Mas se você tem um pequeno negócio e atende seus clientes por meio do WhatsApp, por exemplo, você já está empregando o marketing conversacional.
- O social commerce é um fenômeno que igualmente explora o potencial do mundo conectado, partindo da premissa de que as redes sociais podem servir como plataformas para a compra e venda de produtos – alinhando o consumo com a interação social entre seguidores e fãs de uma marca. Se você apresenta produtos e serviços por meio de uma rede como o Instagram, e aplica o famoso “link na bio” para que seus clientes acessem uma loja virtual, você já tem ideia do que estamos falando. Basta pensar que o próximo passo é trazer a jornada de compra para dentro do aplicativo.
A tendência da interatividade é interessante, pois pode abarcar todo tipo de negócio. Para além das ações de marketing empregadas por marcas gigantes, existem muitas ideias a serem empregadas por empresas de qualquer tamanho.
Para inspirar empreendedores de todos os segmentos, selecionamos alguns casos de interatividade no marketing que colocaram as companhias em outro patamar de conexão com o público. Siga com a gente!
Em qualquer lugar (até nos sonhos)
Em 2022, a operadora de telefonia Claro vai transformar pontos de ônibus nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro em “arquibancadas” para a Copa do Mundo do Catar. A ação de marketing Out of Home terá como objetivo lembrar que, com a rede móvel da companhia, todo lugar é lugar de torcer pela seleção!
A Coca-Cola lançou uma nova linha de sabores nos Estados Unidos e no Canadá com uma abordagem “dos sonhos”. A Coca-Cola Dreamworld (mundo dos sonhos, em português) tem tudo para atrair os jovens da Geração Z, oferecendo uma experiência online exclusiva.
As latas do novo sabor do refrigerante trazer um QR code. Ao acessar o link gerado a partir do código, os consumidores têm acesso a um metaverso, no qual é possível ouvir música com um DJ virtual, se divertir com games online e vestir avatares com roupas inspiradas no visual da campanha.
Por fora do metaverso
Mas não é preciso adotar as últimas novidades do mundo digital para oferecer uma experiência intensa de interatividade aos seus consumidores. Há alguns anos, a M&M’s convidou a população para participar na decisão do novo sabor da marca. Para aqueles que tiveram a sorte de estar na cidade de Nova York à época, o convite era ainda melhor.
A marca de chocolates criou “salas de sabor”, com decoração e fragrância inspirada nos candidatos. A ação também incluía degustações e coquetéis inspirados nos chocolates. Tudo com visual convidativo – e inúmeros posts nas redes sociais!
Procure refletir sobre a abordagem da sua comunicação com seu público. Solucionar uma dor do seu público é sempre crucial – mesmo que essa dor seja a vontade de comer chocolate. Mas muitas vezes há uma chance de começar essa conversa de forma divertida.
Por fim, e principalmente para empresas menores e marcas iniciantes: é preciso ter em mente que a criatividade é mais importante do que o orçamento.
E para quem precisa de uma força na hora de desenvolver as ações, é importante saber que não é preciso fazer tudo sozinho! Hoje, é possível terceirizar o marketing da sua companhia, obtendo, de maneira ágil, know-how e entrega de excelência, sem precisar aprender tudo do zero. Fale com a Jahe Marketing!
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