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O marketing cor-de-rosa: 5 lições do lançamento de ‘Barbie’ para as marcas

Se você usa as redes sociais, certamente notou que seu feed ficou mais cor-de-rosa nos últimos meses. Marca registrada da Barbie, a tonalidade tomou conta da moda, da beleza, da decoração e até mesmo dos alimentos em razão do lançamento do live action da boneca da Mattel. Não à toa, o filme foi a maior estreia do ano até o momento, arrecadando US$ 356,3 milhões em todo o mundo no primeiro fim de semana de exibição.

A Barbie foi lançada em 1959 e conquista crianças há gerações, sobretudo a partir dos anos 1990. Com o discurso de “você pode ser tudo que quiser”, a boneca ganhou centenas de profissões, hobbies, configurações familiares e, na última década, um discurso mais inclusivo com lançamentos que fogem ao seu padrão antigo. Assim, atualmente, é possível encontrar Barbies com diferentes cortes, tipos e cores de cabelo, tons de pele, biotipos e deficiências.

Só com essa informação, já dá para entender um pouco de por que o filme gerou tanto buzz nas redes sociais: não se trata apenas de uma boneca, é um brinquedo que é atualizado para atender aos desejos de cada geração. Porém, mesmo com a construção de marca feita nos últimos 64 anos, a Warner Bros e a Mattel não abriram mão e criaram uma estratégia de marketing sólida para garantir o sucesso do filme.

Diante de uma infinidade de ações e ativações de marca, selecionamos as mais interessantes para inspirar a sua marca – e aplicar no seu negócio já! Confira:

1- Branding
Já mencionamos que a marca Barbie vem sendo construída há décadas. Mesmo assim, a decisão de manter recursos que remetem à boneca é uma estratégia para garantir que o público saiba do que se trata (e tenha vontade de assistir) o filme logo de cara. Um exemplo é a identidade visual do longa-metragem, que manteve os tons de rosa, as características físicas dos personagens principais e a fonte característicos da marca, permitindo a identificação imediata pelos fãs.

Além disso, isso mostra que uma marca fortalecida aumenta as chances de sucesso de novos projetos.

2- Antecedência na divulgação
O filme foi lançado em julho de 2023, mas a divulgação começou ainda em 2022 com a liberação de imagens da atriz Margot Robbie caracterizada como a personagem principal e dos cenários de Barbieland, cidade fictícia onde a trama se passa, o que já atiçou a curiosidade do público.

O primeiro teaser foi divulgado em dezembro e, embora não revelasse detalhes da trama, gerou um burburinho nas redes devido às referências ao clássico do cinema “2001: Uma Odisseia no Espaço”. Justamente por não revelar detalhes do roteiro ou da estética, as pessoas começaram a especular sobre o que iria ser tratado na obra, aumentando a curiosidade e colocando a estreia no radar do público meses antes.

3- Marketing espontâneo
A divulgação em peso do filme começou em abril deste ano, quando foi lançada uma ferramenta de inteligência artificial que permitia o upload de uma foto para geração de um pôster com o slogan personalizado dizendo “This Barbie is a…” (“Esta Barbie é uma…” em português). Logo, o feed das redes sociais foi bombardeado com cartazes de Barbies que, na realidade, eram uma amiga, um familiar ou o pet de alguém (ou também outras marcas que embarcaram na buzz).

Mesmo que a iniciativa tenha partido da equipe de marketing do filme, os cartazes se espalharam organicamente devido à possibilidade de customização do material, que ganhou versões bem-humoradas e realísticas, aumentando a identificação do público com a marca. A partir de então, os fãs ficaram mais e mais animados a cada divulgação relacionada ao filme.

4- Divulgação multicanal
Embora a divulgação de “Barbie” nas redes sociais tenha sido intensa, a Warner Bros e a Mattel também investiram em outros canais para ampliar a mensagem. Em Dubai, por exemplo, foi montada uma projeção 3D, em frente ao arranha-céu Burj Khalifa, em que uma versão gigante da boneca parecia andar sobre a cidade.

Além disso, centenas de caixas da boneca em tamanho real, grandes o suficiente para caber uma pessoa que podia fingir ser uma Barbie, foram espalhadas mundo afora. No Brasil, um desses casos foi o elevador panorâmico de um shopping em Recife (PE), que foi adesivado de modo que as pessoas pareciam estar dentro de uma caixa da boneca. Outra ação foi a instalação de outdoors rosa pelo mundo, em que a única coisa escrita era a data de lançamento do filme na fonte característica da marca.

5- Co-criação
Os responsáveis pelo filme também apostaram na co-criação com outras marcas. Isso não apenas aumenta a visibilidade e melhora ainda mais o branding da marca, mas também permite que a Barbie “estoure bolhas”, ou seja, viabiliza que a divulgação também chegue a quem não costuma ser a audiência da boneca – além, é claro, de agradar os fãs de carteirinha.

No Brasil, por exemplo, varejistas de fast-fashion, como C&A e Zara, e marcas de calçados (Melissa e Picadilly) receberam autorização para entrar no barbiecore (nome dado à tendência de moda que surgiu nas redes sociais devido ao lançamento de “Barbie”) e lançarem coleções em homenagem à boneca.

O Burger King lançou um combo especial, cujo hambúrguer leva um molho rosa especial e vem em uma caixa com a identidade visual do filme. A rede de fast-food também mudou toda a identidade visual de uma de suas lojas em São Paulo para divulgar o filme – veja o resultado aqui.

Nos Estados Unidos, uma casa em Malibu, na Califórnia, foi reformada e se transformou em uma versão fidedigna da mansão da Barbie nos filmes. A ação foi fruto de parceria com o Airbnb, que disponibiliza as instalações para aluguel. O resultado foi tão rosa que o imóvel pode ser avistado a mais de 16 km de distância!

Bônus: lembre-se sempre dos fãs!
O filme “Barbie” seguiu uma estratégia de marketing conhecida como fan service, ou seja, entregar nas telas tudo o que os fãs esperam daquele personagem. Para negócios fora do universo do audiovisual, a lição que fica é: lembre-se sempre dos fãs, no caso, de seus clientes fiéis e dos brandlovers, que são aqueles clientes que “vendem” a marca organicamente.

Para isso, é importante sempre oferecer um atendimento de qualidade e experiências customizadas, além de estar sempre disposto a ouvir o que o cliente tem a dizer.

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