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Terceirizar o Marketing é tendência entre companhias – descubra se a opção é para o seu negócio!

A terceirização de departamentos dentro das empresas é uma tendência mundial. Para se ter uma ideia, uma reconhecida companhia inglesa de pesquisas de mercado, a YouGov, calcula que cerca 48% das empresas em todo o mundo estão optando por essa prática, também conhecida como outsourcing, em inglês.

Esse movimento ganhou força durante a pandemia de Covid-19, mas já possuía tração anos antes, principalmente pelo surgimento das atividades baseadas em nuvem, e o avanço de elementos como o comércio e a publicidade digital. Como diversas funções não necessitam de profissionais trabalhando no mesmo espaço, faz cada vez mais sentido que companhias de diferentes setores apostem em equipes e profissionais descentralizados – que possuam experiência e amplo conhecimento sobre temas específicos.

Dentro dessa nova realidade, cada vez mais empresas têm procurado o outsourcing para suas atividades de Marketing. Uma pesquisa feita em 2019 nos Estados Unidos, por exemplo, já apontava que, naquele mercado, cerca de 60% das companhias entrevistadas terceirizavam suas atividades de publicidade e propaganda.

Uma das principais vantagens ao apostar nesse tipo de atividade é que não existe restrição em relação ao tipo de empresa que pode se valer dessa alternativa. De pequenas companhias que precisam se concentrar na criação do produto a empresas que passam por rápido crescimento, passando por negócios bem-estruturados que buscam a visão de alguém de fora – o leque de marcas que podem se beneficiar é amplo.

A terceirização do marketing permite, portanto, que companhias de tamanhos variados se valham de profissionais que exercem com experiência ampla e conhecimento sempre atualizado, capaz de definirem estratégias de longo, médio e curto prazo.

Quer saber mais sobre o tema? Listamos aqui algumas vantagens que seu negócio pode obter ao terceirizar as funções do Marketing. Confira!

Novos pontos de vista e habilidades – É comum que, ao trabalharmos nas mesmas funções e com as mesmas estratégias, entremos em “modo automático”. Ao trazer para dentro da companhia novas experiências e maneiras de enxergar o negócio, sua marca pode ganhar uma dose extra de inspiração e criatividade para explorar novas maneiras de se conectar com o público. Profissionais diferentes, que atendem companhias de segmentos diferentes, também podem possuir habilidades que complementem as do gestor ou de sua equipe.

Agilidade na concepção e execução de campanhas – Ao confiar o trabalho de execução de uma campanha, rebranding, ou planejamento estratégico a uma assessoria especializada, as empresas também podem se valer de uma lógica muito simples, mas que muitas vezes é esquecida no cotidiano: profissionais especializados entregam um produto de qualidade, como era de se esperar, mas em uma velocidade maior, já que estão fora dos gargalos da companhia contratante.

Assim, o outsourcing de Marketing da sua empresa pode ajudar a aumentar a eficiência, já que você pode focar nas principais atividades do seu negócio sem se preocupar com o Marketing.

Bom custo-benefício, com profissionais sênior – A ideia de terceirizar um departamento inteiro para fazer os negócios andarem mais depressa pode parecer contraditória, mas não é. Aliás, muitas companhias têm optado pela terceirização do Marketing para reduzir custos, e pagar por uma lista de serviços que realmente precisam.

E ao fazer isso, é possível economizar recursos, já que sua empresa provavelmente necessitará de instalações menores, e terá menores gastos de manutenção.

Consultores e assessorias especializadas também costumam oferecer o trabalho de profissionais com mais tempo de experiência no mercado, o que se traduz ainda em mais conhecimento em diversos segmentos e o networking (as conexões profissionais) que somente anos de trabalho podem gerar. Isso é valioso!

É claro que o outsourcing não faz milagres, e é preciso haver uma comunicação transparente e constante entre o contratante e os profissionais terceirizados. Além disso, é importante realizar uma boa pesquisa no mercado e analisar quais assessorias e consultores têm melhor conexão com o trabalho que se procura. Buscar referências também ajuda!

Mas não há dúvidas de que esse é um caminho que pode gerar excelentes resultados e uma aproximação entre marca e público consumidor que supera – e muito – a receita investida.

Ainda não tem certeza se essa é a ferramenta ideal para alcançar seus objetivos? Fale conosco – a Jahe Marketing tem um leque amplo de serviços à disposição.

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