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Consumidores querem reduzir o uso de redes sociais – como manter a sua marca no radar?

Hoje em dia, é bastante raro conhecer alguém que não possua conta em pelo menos uma rede social. Não é somente uma sensação: o Brasil é o 3º maior consumidor de redes sociais do mundo, e o 1º na América Latina. Aliado à premissa inicial de ser um espaço de interação, essas plataformas oferecem outros serviços, como marketplace e hub de jogos, e são usadas até como ferramenta de busca.

Segundo a pesquisa Tendências Digitais 2023 (a deste ano deve sair em meados de abril), da Comscore, 131,5 milhões de brasileiros estão conectados às redes sociais e cada um destes gasta, em média, 3h36m por dia nessas plataformas. Além disso, a maioria das conexões, 121 milhões, é feita por telefone celular.

O estudo aponta Youtube, Facebook e Instagram como as plataformas mais acessadas pelos usuários, com 96,4%, 85,1% e 81,4%, respectivamente.

Ou seja, estamos cada vez mais ligados em redes sociais e dispositivos digitais. Mas será que o futuro está destinado ao domínio completo desse tipo de interação?

A realidade parece mais complexa do que uma previsão desse tipo.

A Gartner, empresa especializada em consultoria de tecnologia, ressalta que os consumidores tendem a limitar o uso das redes sociais nos próximos dois anos. A principal causa disso seria a crença de que a Inteligência Artificial Generativa causará um impacto negativo nessas plataformas.

Por isso, na hora de usar ferramentas como o ChatGPT, é necessário aplicar estratégia e comedimento. O único ingrediente da receita que pode ser usado sem moderação é a criatividade humana.

Mas como balancear essas duas tendências e conseguir uma conexão autêntica com o seu público? Separamos algumas dicas que podem te ajudar a surfar nesta onda sem levar um caldo.

Programas de Fidelidade

Essa dica vem da própria Gartner. Para compensar a desconfiança com as redes sociais, uma alternativa para atrair seu público é oferecer um bom programa de fidelidade, com benefícios que promovam um envolvimento mais profundo do cliente por meio de serviço prioritário e atendimento personalizado.

Esses programas, aliás, registraram um crescimento de 9,5% nos cadastros no primeiro semestre de 2023, na comparação com o mesmo período de 2022, de acordo com Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF).

Segundo a associação, quase 47% dos brasileiros são mais fiéis às empresas que têm um programa de fidelidade.

Investir no seu e-commerce

Se você costuma acompanhar nosso hub de conteúdo, sabe que recentemente abordamos estratégias para fortalecer seu e-commerce e se destacar da concorrência. Então, agora faremos um adendo a isso.

A Forbes Brasil trouxe dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em que 58% dos consumidores afirmam que compras online têm preços mais baixos em comparação às lojas físicas. Outros 57% citam a praticidade de comprar sem sair de casa como seu ponto favorito do e-commerce, e 56% ressaltam as promoções que só existem online. Ou seja, os brasileiros continuam gostando – e muito! – de comprar online.

Neste ano, ​​54% dos respondentes disseram que pretendem aumentar a frequência de compras pela internet nos próximos 12 meses.

Por isso, uma alternativa para que a credibilidade das suas mídias sociais não diminua é conectar seus canais a uma boa loja virtual, que cumpra a promessa de boas ofertas.

Automação de Marketing

Se a previsão se confirmar, e os usuários da internet estiverem menos nas redes sociais, a fidelização terá que acontecer de outras maneiras. Uma delas é a automação do marketing digital da sua empresa – com foco em outros ambientes digitais.

A automação oferece maior eficiência e tomada de decisões baseada em dados, relatórios e estudos mais qualificados, bem como um direcionamento preciso para chegar exatamente ao público desejado.

Aliado a isso, a automação permite experiências digitais personalizadas aos seus consumidores, fortificando a construção de um relacionamento duradouro com eles.

Em nosso hub de conteúdo também possuímos artigos sobre plataformas de automação de marketing que podem turbinar o seu negócio!

Esperamos que tenha chegado até aqui com reflexões e ideias sobre como implementar novas funcionalidades ao e-commerce da sua marca.

Se não souber por onde começar, peça ajuda! Vamos conversar?

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