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Como as PMEs podem vender mais no ambiente digital? Veja dicas

Seja por conta do orçamento, tamanho da equipe ou visibilidade, pequenas e médias empresas (PMEs) têm desafios muito diferentes daqueles de grandes companhias, tanto no mundo físico quanto no ambiente digital.

Mas o ambiente online trouxe uma facilidade: o público de olho na vitrine virtual de uma marca menos conhecida é maior, e muito mais abrangente do que uma loja física consegue alcançar. Principalmente quando negócios menores utilizam ferramentas como o marketplace, e podem cadastrar seus produtos em grandes plataformas como o Mercado Livre, Amazon ou Magalu.

E se a concorrência é grande, também são bons os prospectos. De acordo com o portal e-commerce brasil, comparado a 2021, o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs indicou alta de 5,5% em 2022. Além disso, também apontou um crescimento de PMEs da ordem de 1,5% já em 2023. Lideram em quantidade de novos negócios os setores agropecuário, o comércio e serviços.

Ou seja, é possível aproveitar o momento e utilizar essa onda positiva para crescer em uma realidade na qual dependemos tanto de algoritmos de recomendação, motores de busca – como o Google – e das regras e exigências das redes sociais, como frequência nas postagens para ganhar relevância junto à audiência.

Pensando em ajudar as PMEs que querem afiar a estratégia para ganhar mais espaço digital, separamos algumas ideias, detalhadas a seguir. Confira abaixo!

  1. O SEO (otimização para motores de busca) continuará a ser importante. Este é o conjunto de técnicas que são aplicadas em conteúdos de texto em um site para que ele seja melhor rankeado nas páginas de pesquisa. E praticamente 9 em cada 10 brasileiros pesquisam na internet antes de comprar um produto, de acordo com o levantamento State of Search Brasil 2, da agência Hedgehog Digital com a Opinion Box. Nesse caso, mesmo que uma pequena ou média empresa possua uma equipe de marketing terceirizada, esse pessoal deve acompanhar os números para traçar estratégias junto ao público-alvo.
  2. Para chegar a mais pessoas, PMEs também podem criar colaborações com outras empresas ou ações com microinfluenciadores que atendam a um tipo específico de nicho. Leia este artigo da Jahe Marketing para entender mais sobre como o marketing com influencers funciona.
  3. Acredite no poder do CRM, um tipo de programa ou aplicativo online para coletar, visualizar e trabalhar melhor com as informações geradas no processo de marketing e vendas. Essas plataformas servem para gerenciar o relacionamento com sua carteira de clientes e armazenam e analisam os dados gerados nessa relação. Ou seja, com base nas informações, sua equipe consegue atender melhor os compradores, e a divisão de marketing consegue conhecer mais sobre as pessoas que procuram seu negócio.
  4. Concentre-se naquilo que é mais importante. Conhecer as principais forças da sua companhia, não importa o tamanho, é uma alavanca importante para diferenciar-se da concorrência e valorizar a identidade da empresa. Nesse contexto, terceirizar atividades paralelas que são fundamentais para a sobrevivência da companhia, como o marketing, pode ser uma alternativa interessante.
  5. Trace um planejamento anual, mesmo que no final de um, três ou seis meses, você precise redesenhar os planos. O motivo é que cumprir ao menos alguns pontos dele é um exercício de aprendizado, das tarefas menores às maiores. Ao fazer isso, mantenha um diário de decisões e sugestões para o futuro da empresa. Ideias anotadas não se perdem!
  6. E claro, jamais perca de vista que construir confiança e credibilidade com seu público-alvo também é crucial no ambiente digital. As PMEs precisam se estabelecer como uma autoridade confiável em nichos específicos, e esse reconhecimento só vem com o tempo, e de forma orgânica.

Sabemos que o caminho é longo e, muitas vezes, tortuoso. Mas com planejamento e atenção aos resultados mensuráveis, é possível fazer de uma ideia, uma marca. E de uma marca, um caso de sucesso.

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