Feiras de negócios, workshops, congressos e por aí vai. Organizar um evento corporativo pode ser uma tarefa desafiadora, mas a verdade é que eles podem ter valor inestimável para o seu negócio. E, com o mercado ainda passando pela retomada da pós-pandemia, o segmento continua bastante aquecido.
De acordo com a UBRAFE (União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios), por exemplo, só entre janeiro e agosto deste ano foram registrados 815 eventos de associados da associação (feiras, congressos, convenções e outros eventos de negócios), com a presença de cerca de 4 milhões de visitantes, somente na cidade de São Paulo.
Em comparação a agosto de 2022, houve aumento de 100% no número total de eventos, corroborando com a visão da entidade de que as feiras e os eventos de negócio estão em pleno desenvolvimento, com números superiores ao período pré-pandemia.
Ainda de acordo com a entidade, o valor do impacto anual dos negócios gerados pelos eventos na economia brasileira é de R$ 1 trilhão. É muita coisa. Mas não é só isso.
A plataforma de tecnologia para eventos Stova apresenta em seu blog indicadores que apontam que:
- 95% dos profissionais de marketing concordam que os eventos presenciais oferecem aos participantes uma oportunidade valiosa de formar conexões em um mundo cada vez mais digitalizado.
- 65% dos participantes de eventos presenciais dizem que esse tipo de ação os ajudou a entender melhor um produto ou serviço.
- 70% dos usuários se tornam clientes regulares após um evento de marketing presencial.
- 84% dos participantes de um evento dizem ter uma opinião mais positiva sobre a empresa, marca, produto ou serviço que está sendo promovido, após o evento.
A boa notícia é que com a estratégia certa, você também pode alcançar resultados bastante positivos. Para ajudar sua marca, elencamos alguns elementos que não podem faltar na hora da criação de um evento B2B. Confira!
Primeiro passo: defina seus objetivos
Um evento bem sucedido não acontece com um mar de improvisos. Em muitos aspectos, uma feira de negócios, um congresso ou uma recepção especial de clientes dentro da sua sede é, nada mais nada menos, do que uma ação de marketing presencial.
É por isso que, como outras ações de marketing, eles precisam ser executados a partir de um planejamento. Sem esquecer jamais que um dos grandes objetivos de marketing em um evento B2B é gerar o maior número possível de contatos e leads. Então, seu planejamento tem de responder a perguntas como:
- Que público-alvo tenho em mente, e quais são suas necessidades?
- Qual tipo de evento se adapta melhor ao perfil dos meus clientes? Eles estariam interessados em eventos presenciais, virtuais ou híbridos?
- Como vou interagir com os clientes antes, durante e depois do evento?
- Estou preparado para a produção de conteúdos que engajarão o público, e que criarão engajamento quando o evento for divulgado?
Traçar uma rota segura não impedirá que imprevistos aconteçam, mas você conseguirá pensar em alternativas porque possui um roteiro em mãos.
Cada etapa de um bom planejamento revela o que é necessário para que corra bem e como isso contribui para os objetivos. E não se esqueça: mesmo se você realiza eventos de sucesso há tempos ou está apenas começando a explorar o potencial, avalie como os últimos anos mudaram as necessidades da sua marca e dos clientes.
Dê ao seu evento um pouco de charme
Charme é um conceito bastante abstrato, mas é também parte essencial de qualquer estratégia de marketing de eventos B2B bem-sucedida. Ele pode se traduzir em um conceito visual inesquecível – que fará com que os visitantes sintam uma necessidade incontrolável de postar fotos do seu evento nas redes sociais –, ou em itens reutilizáveis que acabarão por fazer parte da decoração do seu público, quando eles voltarem para casa.
A dica é pensar em todas as maneiras que podem estimular seus participantes a compartilharem sua experiência com outras pessoas nas mídias sociais.
Parcerias importam
Marcas conhecidas que surgem como parceiros oficiais podem chamar muita atenção para o seu evento. Hoje, contudo, os parceiros de um evento B2B podem ser empresas de qualquer porte e até mesmo pessoas.
A única exigência é que esse nome tenha, de alguma forma, força junto ao seu segmento. Pode ser um humorista que fará um show de abertura, um palestrante conhecido que falará sobre liderança ou inspiração. O importante é que traga prestígio à sua marca, além de atrair novas audiências para o seu evento.
Embora essa não seja uma novidade, se você deseja fazer com que as pessoas saiam de suas casas e empresas e compareçam até o local do seu encontro, este é um bom atrativo.
Pense na lista de eventos que você planeja participar este ano: O que o atraiu? Você viu algum palestrante que tenha chamado sua atenção? A lista de patrocinadores estabeleceu credibilidade para uma empresa mais nova ou menor da qual você nunca havia ouvido falar?
Mostre, ao invés de explicar
Existe uma máxima no mundo dos roteiros para séries e filmes: mostre as coisas, em vez de explicar. Isso significa que, para o público, é muito mais impactante acompanhar a história ao ver a cena acontecer do que um personagem explicar por minutos a fio algo que ele viveu ou que está acontecendo.
Na hora de uma interação ao vivo com os clientes, é a mesma coisa. Não importa seu papel na cadeia de participantes: se você está organizando um evento para expositores, ou irá participar de uma feira como expositor, as demonstrações são muito mais atraentes do que o discurso.
Algumas das demonstrações de produtos mais clássicas da história aconteceram em um palco. Pense em momentos como a apresentação do primeiro iPhone, a ideia inicial do Tinder, e o lançamento dos carros elétricos da Tesla.
Mesmo se você estiver pensando em um encontro B2B virtual ou híbrido, há muitas maneiras imersivas de mostrar seus produtos ou serviços.
Você tem pensando em criar um evento para aproximar clientes e fornecedores da sua companhia, ou participar de um, e gostaria que sua presença fosse marcante? A Jahe Marketing tem experiência na organização e promoção de eventos para diversos setores. Vamos conversar?
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