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O TikTok não é mais o app das dancinhas! Como ele evoluiu e o que fazer para sua marca conquistar o público?

“TikTok, aquele app das dancinhas?” Essa frase vem de um passado distante, quando a maneira de fazer referência a essa rede social costumava vir com essa pergunta. Um passado que teve início em 2016, quando a empresa chinesa ByteDance mesclou um app chamado Musical.ly com o seu já existente Douyin. O foco eram vídeos curtos de danças, dublagens e desafios virais, que atraíram um público muito jovem, engajado e criativo, e que logo começou a explorar outras formas de conteúdo.

Ou seja, desde o começo, a plataforma era um prato cheio para empresas que soubessem combinar bem suas mensagens com o entretenimento e a interatividade procuradas pelo público.

Mas, chegando a quase uma década de existência, o TikTok transformou-se em uma plataforma de mídia social muito mais abrangente, com quase 2 bilhões de usuários, e que transcende suas funções iniciais. É inclusive, uma ferramenta de busca bastante utilizada pelo público mais jovem, como adolescentes e jovens adultos.

Suas transformações, contudo, vão além, e compreender o que é o TikTok hoje pode aumentar o alcance e engajamento da sua marca. Um levantamento realizado pela empresa de pesquisa de mercado Opinion Box mostrou que, no Brasil de 2023, o TikTok não é mais (apenas) o app das dancinhas – e, além disso, estendeu seu alcance para além do público mais jovem.

Aliás, são maioria o público de 30 a 49 anos (44%), seguido dos mais jovens (18 a 29 anos, com 31%), e em terceiro lugar 50 anos ou mais, com 25%. Números que afastam as estratégias de marketing da necessidade de soar sempre jovem e estar necessariamente alinhadas ao público da geração Z.

No TikTok de hoje há espaço para todos, e uma ação de sua marca dentro dessa rede social vai depender muito mais de como sua companhia se posiciona no mercado e nas redes como um todo. Aliás, praticamente metade dos usuários no Brasil, 48%, usam o app para seguir marcas.

O prato cheio para a publicidade atual é reforçado por pesquisas da própria plataforma, no relatório TikTok World 2023. De acordo com o texto, “uma em cada três pessoas descobre novos produtos no TikTok a partir de um vídeo postado por uma marca, e mais de 90% dos usuários realizam uma ação após verem conteúdo na plataforma; Ações que vão desde pesquisar sua marca e visitar seu site, até comprar um produto ou baixar seu aplicativo”.

Por aqui, reunimos algumas dicas de por onde começar. Vamos a elas?

Sempre engraçado? Independentemente de como você abordará o TikTok, é importante levar em conta que o conteúdo com humor é preferência do público na maioria dos casos – mas não é necessário ser engraçado o tempo todo.

Na verdade, pelo menos quatro em cada dez usuários gostam de acompanhar marcas que admiram, e os reviews de produtos são um dos conteúdos que mais interessam os tiktokers. Por isso, se a piada não vem naturalmente, saiba que um conteúdo capaz de oferecer informação relevante é mais útil se a persona da sua marca está ligada à informação.

Isso não impede que, ocasionalmente, seu negócio aproveite ganchos e entre em desafios e tendências que têm a ver com sua identidade. Por exemplo, todo o engajamento que filmes como o longa da boneca Barbie podem causar criam uma oportunidade divertida de se envolver com os usuários e aumentar a visibilidade da marca.

Se muita coisa mudou no TikTok, outras permanecem. Ele ainda continua a funcionar bem quando as pessoas que dão cara às empresas aparecem. Mostrar os bastidores e apostar no micro – o cotidiano, a operação do negócio – ao invés do macro é uma boa aposta, assim como responder a comentários, engajar-se com outros criadores e participar das conversas do momento.

O que não fazer no TikTok de hoje? O próprio app respondeu à pergunta recentemente. Na lista de hábitos proibidos está a criação de clickbaits (do inglês isca de clique: títulos e imagens atrativos que levam a conteúdos que não são tão interessantes assim, ou só estão comprometidos com o faturamento).

Por isso, nada de criar vídeos com letreiros do tipo “espere até o final, você não vai acreditar no que acontece!”, ou prometer algo que não será cumprido no conteúdo. Os conteúdos têm de possuir valor de entretenimento ou de informação. Aproveite essa característica para apresentar as informações do seu produto ou serviço.

Postar esporadicamente também continua sendo um hábito ruim, pois afeta a visibilidade do seu perfil, assim como se aproveitar de piadas repetidas, que irão frustrar seus seguidores.

O excesso continua sendo inimigo do bom conteúdo da sua marca no TikTok. Hashtags em demasia, muitos filtros e efeitos na tentativa de chamar atenção e muitos vídeos de longa duração são uma receita para você perder público na rede.

Mas até mesmo parecer natural e espontâneo é um trabalho que leva tempo e prática. Por isso, não desanime se o objetivo do seu negócio é criar uma audiência cativa nessa rede. Analisando o que funciona melhor com seu público é possível chegar longe. Para obter bons resultados, muitas companhias optam por terceirizar o marketing e assim, levar para especialistas tarefas que estão muito longe do core business do negócio. Já pensou nisso?

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