Com mais de mil expositores e 350 palestrantes em 2023, o NRF é um dos eventos sobre consumo e varejo mais esperados do calendário internacional. O nome vem da entidade que o organiza, a National Retail Federation (Federação Nacional do Varejo), a maior associação de varejistas do mundo, baseada nos Estados Unidos.
Neste ano, mais uma vez, milhares de pessoas foram até Nova York para participar do evento, que aconteceu de 15 a 17 de janeiro.
Além de tendências sobre o consumidor e tecnologias voltadas ao comércio, esta edição debateu com mais profundidade temas como o impacto da inflação e da crise econômica global, os resultados do ESG (as melhores práticas ambientais, sociais e de governança) para além da teoria, e assuntos como o metaverso e a Web3.
Mas, no abrir das portas de 2023, quais foram os destaques das conversas entre executivos, empreendedores e entusiastas de tecnologia? Um dos principais recados da NRF 2023 é que a inflação e o custo de vida estão na pauta dos grandes varejistas e prestadores de serviço, mas de maneira menos preocupante do que os efeitos da Covid-19.
Proibido mesmo é cruzar os braços e esperar as coisas se resolverem sozinhas. É preciso disposição para mudar, como disse o presidente e CEO da rede Walmart, John Furner, em um dos principais painéis do evento. “Estamos em um momento único, e esta indústria [do varejo] tem força. Se continuarmos abertos à mudança, podemos conseguir mais”, disse, ao destacar desafios como a crise de abastecimento, inflação e a invasão russa na Ucrânia.
Abaixo, separamos os principais destaques do evento, para que você fique ligado nas principais tendências do setor. Siga com a gente!
Sustentabilidade
Ao tratar do tema que não sai da cabeça de empresários e investidores, Suzy Davidkhanian, analista da Insider Intelligence, destacou que a preocupação ambiental “não é mais uma questão de escolha, se você atua no varejo, pois [a questão] está impactando a cadeia de fornecimento”.
Comentando seus próprios destaques do evento, a palestrante Michelle Evans, líder global de Varejo, Digital e Consumidor da Euromonitor, reforçou a força da discussão sobre sustentabilidade. “A Europa está na frente desse tema, que ganha bastante atenção dos millennials e Gen Z, mas o preço de produtos sustentáveis ainda é maior”.
Novas gerações
Aliás, não só millennials ou geração Z foram assunto, mas também os alphas (nascidos entre 2010 e 2019), com direito a painel com a chief marketing officer da Claire’s, Kristin Patrick, e da vice-presidente da Doneger | Tobe, Leslie Ghize. A Claire’s é uma varejista de acessórios, jóias e brinquedos com foco no público adolescente e pré-adolescente feminino. A Doneger, uma consultoria de tendências.
Para elas, a dica para os varejistas é se preparar para dialogar, também, com os alphas, que em breve entrarão no mercado de trabalho e cuja visão de mundo não tem limites sólidos entre o online e offline. A experiência entre as lojas físicas e online deve ser completamente integrada. Nascidos e crescidos em um mundo onde as marcas já se posicionam, eles também cobram das marcas essa característica com naturalidade.
Na discussão, ficou clara a importância de além de vender produtos, também fazer com que as marcas sejam produtoras de conteúdos e geradoras de práticas que reflitam valores que estão alinhados com esses públicos.
Comércio flexível
Falando em tendências e novas formas de consumo, também chamou atenção a parceria da fabricante de brinquedos Mattel com a plataforma de e-commerce Shopify, tema de outro painel do NRF. Os convidados foram Richard Dickson, presidente e COO da Mattel, e Harvey Finkelstein, presidente da Shopify. A parceria deu à Mattel a chance de criar uma plataforma de comércio eletrônico flexível.
O projeto é o Mattel Creations, e-commerce que vende edições especiais de itens da marca, e uma das áreas que mais cresce no guarda-chuva da empresa. Para Finkelstein, é necessário, além de entender o consumidor com profundidade, “desenvolver um produto para as narrativas que criarão relevância e demanda”.
Ligando uma ponta à outra, parece que criar histórias que importam para os diferentes públicos, e de uma forma que se sintam especialmente contemplados pelas marcas é uma tarefa que leva ao sucesso.
Laboratório de inovação
Com a lógica da experiência “sem atrito” em mente, as vendas por meio do livestream devem ganhar cada vez mais espaço.
Dentro do evento, entre os participantes do Innovation Lab dentro voltados a essa prática estava Adi Ronen, diretor da BuyWith. Para ele, “compras em livestream são uma chave para o futuro porque combinam a descoberta de um novo produto e o entretenimento, algo que aconteceria em lojas de varejo, mas com a conveniência das compras digitais”. Não à toa, os apresentadores de livestream mais populares são os que possuem conhecimentos mais amplos de produtos e marcas, como fazem bons vendedores de lojas físicas. Trata-se daquele toque pessoal de confiança. Algo que, para muitos, pode fazer falta na hora de fechar uma compra online.
Com o encerramento da NRF 2023, o próximo grande evento de tendências e consumo a acontecer nos Estados Unidos é o SXSW (South by Southwest), em março. Você pode ler sobre a última edição em nosso artigo aqui.
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