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SXSW 2022 – as tendências e produtos que servem de inspiração para o futuro do seu negócio!

O South by Southwest, ou em sua forma abreviada, SXSW, é um megafestival de artes, inovação e tecnologia que acontece em Houston (Texas), nos Estados Unidos. Além dos holofotes apontados para novos e emergentes artistas da música e do cinema, o evento tornou-se palco de grandes discussões sobre tecnologia, mercado e consumo. Neste ano, a expectativa era ainda maior, após dois anos sem versão presencial, por conta da Covid-19.

Para além de criações que devem impactar campos como saúde, interação e bem-estar – das quais vamos falar já já! –, um dos destaques foi a apresentação de Amy Webb, uma das mais conhecidas futuristas da atualidade.

No painel que incluiu o relatório Tech Trends Report 2022, preparado pelo seu Future Today Institute (FTI), ela mostrou previsões que valem a pena ser incluídas em um cenário de longo prazo para empresas de diversos setores.

Uma delas é o fato de que o metaverso, ambiente digital imersivo e moldado à semelhança do nosso mundo, é viável, mas não deverá ser uma tecnologia única, ou controlada por uma só empresa. Alardeado como uma ferramenta que pode mudar a forma como nos relacionamos na vida pessoal e trabalho, o metaverso pode facilitar o surgimento de uma fragmentação grande entre quem somos, no mundo real e na realidade virtual, diz Webb.

“Isso já existe em apps como Tinder, Instagram e LinkedIn”, brincou a palestrante, mas no campo do trabalho, a previsão é de que aumentem as ferramentas para reuniões virtuais mais imersivas, e realidades mistas. Essas possibilidades fazem parte do que virá a ser a Web 3.0, catapultada por tecnologias como o 5G.

Outro destaque está no tópico “Economia do entretenimento na próxima geração”, no relatório. O conteúdo é gratuito e dividido em seis volumes. Recomendamos!

No documento, o FTI aponta que “com aproximadamente 2 milhões de pessoas criando conteúdo em tempo integral, criadores online estão redefinindo o empreendedorismo. Enquanto as plataformas competem com os principais deles, o talento está começando a mudar de dependência de marcas e plataformas, em direção a modelos diretamente ligados ao consumidor. Um ecossistema de startups as-a-service está emergindo para apoiar essa economia do entretenimento da próxima geração”.

Veja alguns outros destaques da SXSW que participaram do Innovation Awards, selecionados pela Jahe Marketing.

  • A marca de gin Bombay Saphhire criou, junto com a artista visual Dan Lam e neurocientistas, um leilão de arte no qual o lance vencedor não é aquele com maior oferta de dinheiro, mas do participante cujo cérebro reagiu mais intensamente a cada item apresentado. A proposta é criar um mecanismo que discuta acesso e democratização de criações artísticas, baseado em quem realmente as aprecia.
  • Fairphone é um smartphone cuja produção tem pegada neutra em resíduos sólidos e que promete durar pelo menos cinco anos. Feito com materiais reciclados, ele oferece a facilidade de que os próprios usuários possam abrir o aparelho e trocar suas peças. Os acessórios e o telefone são vendidos por preços acessíveis para o mercado europeu.
  • A Wunderman Thompson Argentina desenvolveu um antitranspirante/desodorante cujo design permite que pessoas com diversos tipos de deficiência (como limitações físicas ou visuais, por exemplo) reconheçam e utilizem o produto sem dificuldades de acesso ou manuseio.
  • Quicktome, uma nova plataforma de geração de imagens neurológicas, cria imagens detalhadas do cérebro de cada paciente, de forma não invasiva em menos de 1 hora. A tecnologia promete revolucionar a maneira como neurocirurgiões, pesquisadores e estudantes aprendem e trabalham em questões do cérebro humano.

Em comum, é possível reparar que as criações têm como pano de fundo tendências que há muito já debatemos aqui: as preocupações ESG (Ambiente, Social e Governança), a personalização ao máximo, com o auxílio dos dados, e o usuário no centro da experiência.

Retornando à apresentação de Amy Webb, vale a pena uma consideração final. De acordo com ela, é inútil tentar prever o futuro com exatidão. O que é possível fazer, com informação e estratégia, é se preparar, e com base nas tendências, considerar resultados alternativos. “Existe algo inestimável em cada um de nós: podemos reaprender a tarefa de perceber a realidade”.

E isso, com certeza, todos podemos fazer na vida profissional, independentemente do ramo em que estamos. Esperamos que essas discussões e as novidades apresentadas sirvam de inspiração para que você possa repensar todas as possibilidades do seu negócio!

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