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Experiência seamless: pequenos passos para fazer seu cliente comprar mais e melhor!

Quantas vezes você se deparou com informações confusas, dificuldade de pagamento, mau atendimento (ou atendimento inexistente) ou websites que não transmitem confiança na hora de fazer uma compra?

A lista de problemas possíveis é longa. Para citarmos mais alguns: páginas com má visualização em celulares, sistemas de pagamento duvidosos, ou que travam no processo, cadastros de preenchimento longo, dificuldade para cadastrar uma nova senha. Altos custos de frete, ou demora para a entrega…

Ok, nós vamos parar por aqui! Mas gostaríamos de chamar a atenção para um detalhe na longa lista de entraves que detalhamos aqui: reparou que muitos deles estão concentrados na etapa final da jornada de compra? Pois bem. De acordo com uma pesquisa da consultoria de e-commerce e marketing digital Enext, a taxa média de abandono de carrinho de compra no Brasil é de 61% – ou seja, o consumidor chega até lá, mas, por algum motivo, não conclui a transação.

Para ajudar a identificar esses problemas, e resolvê-los, especialistas em marketing cunharam o termo “experiência seamless”. Talvez você ainda não conheça a ideia por meio do termo inglês, mas muito provavelmente, já viveu experiências de compra com essa característica. Ou, como exemplificamos, com a falta dela. Seamless quer dizer “sem costura”, ou, “sem emenda”, algo que acontece de maneira suave, sem entraves.

Então, quando falamos em uma jornada seamless, estamos pensando em experiências que facilitam a decisão de compra, evitando sentimentos negativos do consumidor como falta de confiança, falta de tempo ou de facilidade para fechar negócio.

E é isso que todo negócio, grande ou pequeno, deseja, certo? Pois bem. Para começar a colocar em prática uma estratégia para atingir esse objetivo na sua empresa, você pode contar com as nossas dicas! Vamos começar?

Vamos! Por onde?
Hoje em dia, falamos muito sobre como, para vender mais, é preciso estar nos canais digitais e trabalhar com o conceito de omnichannel (oferecer uma experiência multicanal na hora da compra). Por aqui, contudo, a gente gosta sempre de ressaltar que não é preciso estar em TODAS as redes sociais, ou necessariamente adotar a linguagem que está “bombando” no momento para falar mais e melhor com seu público.

Com o conceito de seamless, é a mesma coisa. É possível começar a tornar o processo de compra fácil pouco a pouco. Pense, por exemplo, em oferecer mais de uma forma de pagamento. Ou em investir em um site responsivo, que se adapte à tela escolhida pelo seu consumidor. Considere ainda a compra de clique único, presente em diversos e-commerces e marketplaces. Outra possibilidade é a retirada pessoal do produto cuja compra foi efetuada no site – negócios menores podem até mesmo agilizar a entrega por WhatsApp.

Para escolher o primeiro passo, é importante olhar para o seu negócio de maneira crítica. Se você fosse o cliente, o que é que lhe faria desistir na hora da compra? Um bom exercício é, portanto, entender em detalhes a jornada de compra do seu cliente.

Facilite a vida do cliente, sem se esquecer da sua
Um estudo publicado pela empresa de tecnologia Oracle apontou que o público quer, acima de tudo, produtos com informações detalhadas e visuais, bons motores de pesquisa dentro dos sites e facilidade para falar com seres humanos via chat ao vivo ou ligações telefônicas.

Ou seja, o consumidor quer informação para comprar melhor. Por isso, dedique um olhar atento para os seus canais de comunicação: site, perfis nas redes sociais, blog. Eles oferecem detalhes sobre os produtos e serviços, e como melhor utilizá-los? Deixam acessíveis as avaliações de quem já comprou da sua marca? E quando alguém tem dúvidas? É fácil tirá-las com a sua companhia?

Nesse processo, você também pode gerar e utilizar dados que são benéficos para o seu lado do balcão, já que passa a conhecer melhor os seus clientes, entender do que gostam e do que não gostam e sobre o que querem saber mais.

E de novo, aqui, dá para começar pequeno. Os perfis corporativos em redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn podem reunir informações da audiência da sua página. E, com elas em mente, é possível ajustar as facilidades que sua empresa oferta.

Outra opção, é o famoso CRM – customer relationship management, tipo de plataforma utilizada para coletar, visualizar e trabalhar melhor com as informações geradas no processo de marketing e venda.

Um norte
Ok, até aqui, apontamos diversos fatores que podem facilitar ou impedir seu negócio de oferecer uma experiência de compra sem entraves. Mas atenção: a verdade é que você deve considerar essas dicas como uma bússola, sem se preocupar em adotar diversas medidas ao mesmo tempo.

Ao tentar resolver todas as falhas de uma vez, você também corre o risco de “tapar o sol com a peneira” – e o pior, ainda pode se enganar achando que já fez o suficiente.

Ainda tem dúvidas de por onde começar? Uma assessoria especializada em marketing e vendas pode apontar a você os primeiros passos. Fale com a Jahe Marketing!

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