Já reparou como a vida útil de muita coisa criada na internet é cada vez mais curta?
É quase como uma regra. A velocidade na produção e consumo de conteúdo, bem como o surgimento de novas tecnologias, fazem com que vídeos, podcasts e tendências tenham de ser renovados constantemente.
Isso sem falar na influência dos algoritmos, que podem ditar o ritmo e o tipo de produto digital que deve ser produzido.
É por isso que o conteúdo efêmero é cada vez mais uma alternativa na hora de produzir conteúdo e se comunicar com um público. Ou seja, mensagens e situações que são tratadas como passageiras, de curta duração, e que devem ser consumidas no ato.
Para empresas que querem se aproximar dos consumidores, esse tipo de estratégia também oferece uma faceta mais pessoal. Pense em mensagens mais casuais e com pouca ou nenhuma edição. É a deixa para você compartilhar bastidores ou conteúdo exclusivo, e promover uma conexão mais profunda com seu público-alvo.
Aliás, um estudo da Sprout Social, plataforma de gestão de redes sociais, por exemplo, mostra que 64% dos consumidores querem se sentir conectados com uma marca. E para isso, costumam buscar conteúdos que sejam mais relacionados à vida real. E o conteúdo efêmero tem tudo a ver com isso.
Pense da seguinte forma: aquela promoção relâmpago não precisa ocupar um espaço no seu feed de conteúdo ou no e-mail e apode mensagem do seu cliente. Assim, stories no Instagram, que somem após 24 horas, ou mesmo uma foto ou vídeo que desaparecem após serem consumidos — o que é possível de fazer no WhatsApp, por exemplo — podem render resultados interessantes e aumentar o interesse e engajamento do seu público.
Confira agora como algumas empresas e criadores utilizam esse tipo de conteúdo, e como isso pode contribuir para impulsionar seu negócio!
Efemeridade e exclusividade | ‘Um milkshake chamado Wanda’ é um podcast semanal criado pelo portal PapelPop que fala sobre entretenimento e cultura pop. Ele está presente nas plataformas de streaming mais populares do país e possui tanto o conteúdo aberto como conteúdos exclusivos para apoiadores. É o caso do “Fumódromo”, com episódios mais polêmicos e pessoais para os apresentadores. Sua grande característica é que, além de exclusivo para assinantes, ele desaparece das plataformas depois de 48h, como fumaça.
Essa é uma forma de engajar os ouvintes do programa, criar “buzz” sobre os assuntos comentados e chamar atenção de potenciais patrocinadores para o programa.
Pegando exemplos de empresas mais tradicionais, O Boticário tem soltado a criatividade em seu Instagram para envolver os consumidores A empresa tem feito campanhas nos stories da rede social para promover seus produtos de beleza.
Essas marcas usam o conteúdo efêmero para gerar uma resposta imediata nos consumidores, pois, se ele “deixar para depois”, perderá uma grande oportunidade. E isso leva a outra questão importante para a fidelização do cliente: se ele perceber que este conteúdo efêmero é exclusivo ou para um grupo seleto de pessoas, no qual ele está incluso, a chance de criar uma conexão mais potente aumenta.
Geração Z | Outra grande empresa brasileira que vem explorando conteúdo efêmeros no TikTok e Instagram, é a Havaianas. A ideia de utilizar conteúdo efêmero tem como objetivo engajar um público mais jovem e dinâmico e que praticamente nasceu acessando esse tipo de plataforma e consumindo este tipo de conteúdo.
E isso é importante pois atrair essa fatia da audiência é um dos principais desafios enfrentados pelas empresas. A geração Z é fluida, gosta de aproveitar os momentos e compartilhar, porém, não gostam de ficar presos em processos. Como a quantidade de conteúdo é praticamente infinita, não convém guardar. É preciso deixar ir para que outros conteúdos venham.
Mensuração | O conteúdo efêmero permite uma mensuração praticamente em tempo real da resposta dos consumidores, medindo assim o alcance e engajamento do seu negócio no dia a dia das pessoas.
Esse tipo de comunicação deve ir direto ao ponto, uma vez que o comportamento do usuário nas redes sociais está mudando e a tendência é que eles fiquem cada vez menos tempo nessas plataformas, logo, a disputa pela atenção do cliente será mais intensa e o consumo mais qualificado.
Aliar a divulgação de conteúdo efêmero à sua estratégia de marketing permite medir se o caminho escolhido foi correto ou se é preciso recalcular a rota. É um trabalho delicado, e demanda profissionais especializados, que sabem analisar os resultados obtidos.
Se precisar de ajuda para elaborar as estratégias de mensuração e produção de conteúdo efêmero, conte conosco! Vamos conversar?
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