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A alimentação saudável está em alta – como aproveitar o momento para escalar o seu negócio?

O ser humano tem necessidades básicas das quais não pode abrir mão, como a alimentação. Vamos combinar que ninguém consegue viver sem alimento e água. Mas estamos cada vez mais exigentes com aquilo que consumimos, e isso não é uma má notícia.

A procedência dos alimentos e bebidas, e a maneira como chegam até nossa casa influenciam a decisão de compra, e não basta apenas parecer saudável, orgânico ou mais saboroso do que a concorrência. É preciso, de fato, entregar os benefícios prometidos.

Um estudo do Sebrae aponta que a pandemia de Covid-19 acelerou o consumo de alimentos mais saudáveis pela sociedade.

  • Por exemplo, em 2020 o número de empreendimentos que trabalham com produtos vegetarianos, sem glúten, com menos sódio e orgânicos, cresceu 98% e atingiu a marca de R$ 100 bilhões em lucro, segundo pesquisa do Euromonitor Internacional. Dentre esse nicho, há grande demanda de pessoas que passaram a não consumir glúten e também um aumento de pessoas adeptas do vegetarianismo e veganismo.
  • Ainda nessa pegada mais saudável, a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) avalia que a mudança de alimentação terá grande impacto na população idosa, que passará de 9,6% para 16% da população mundial. Outro fator dessa mudança é o consumo de alimentos e bebidas orgânicas, que representa hoje US$ 200 bilhões e tende a crescer 14% até 2027.

Mas não adianta ter os melhores produtos ou serviços de alimentação, se a sua estratégia de divulgação e persuasão não for eficiente. Por isso, separamos por aqui algumas dicas para alavancar seu negócio no setor de alimentos e bebidas. Siga com a gente!

Segurança sanitária | Este é um assunto importante para todo tipo de consumidor. Por isso, destaque para seu público que a produção e o preparo dos alimentos é seguro e segue todas as normas estabelecidas pelos órgãos competentes. Importante também mostrar que a higiene e segurança se estendem às entregas. Tudo isso gera confiança e, consequentemente, fidelização das pessoas.

E-commerce | Se fizer sentido para o seu negócio, é interessante investir em uma plataforma de e-commerce. Segundo o relatório Restaurant Technology, quase 60% dos consumidores pedem seus alimentos através de um site ou aplicativo de delivery como iFood, Shopper e Rappi. O comércio eletrônico brasileiro, aliás, tem projeção de arrecadar R$ 205 bilhões este ano, com um ticket médio de R$ 490. Isso equivale, também, a 91 milhões de consumidores!

Parece muita gente, e é mesmo. Vamos fazer uma conta “por cima”: é como se quase metade do Brasil estivesse pronto para comprar online este ano. Ou seja, vender online – e vender bem – é urgente! Sua loja já está no ar? Acesse nosso hub de conteúdo e veja dicas para fortalecer seu e-commerce.

Marketing nutricional | Além de mostrar a qualidade dos seus alimentos e bebidas, invista em receitas, pratos e outros conteúdos ligados ao universo fitness. As pessoas têm assistido a cada vez mais vídeos de como preparar receitas saudáveis e como diversificar sua dieta no dia a dia.

Se optar por esse tipo de conteúdo, deixe claro as informações nutricionais, pois elas são de extrema importância para o consumo, destacando como o alimento melhora a qualidade de vida e a prevenção de doenças, tais como, diabetes e obesidade.

Ações com influenciadores | Como falamos acima, as pessoas – nós também! – adoram assistir a vídeos de como preparar as refeições e receitas. Logo, pode-se deduzir que cada pessoa tem seu canal ou influenciador favorito para consultar quando tem interesse em cozinhar ou fazer um prato novo.

Por isso é interessante mapear influenciadores que cozinham, ou que são chefs de cozinha, e que mostram sua rotina alimentar. Fechar parcerias, enviar produtos ou contratá-los para ações publicitárias, caso tenha recursos disponíveis, também é uma opção que aumenta o alcance da sua marca. Dessa forma, seu negócio se tornará sinônimo de saúde, bem-estar, sucesso e, com certeza, chamará a atenção de mais consumidores e também de parceiros comerciais.

Automação do marketing | Em um mundo conectado por dispositivos eletrônicos e redes sociais 24 horas por dia, o marketing digital é de extrema importância para o sucesso de uma empresa. A automação do processo oferece maior eficiência e tomada de decisões baseada em dados, relatórios e estudos mais qualificados. Ela também permite experiências digitais personalizadas aos seus consumidores, fortalecendo a construção de um relacionamento duradouro com eles.

Para conhecer mais benefícios da automação, leia nosso artigo que trata sobre o assunto em no hub de conteúdo.

Tudo ao mesmo tempo | As ideias propostas até aqui podem ser adotadas de forma individual, como um primeiro passo para iniciar a jornada de crescimento e consolidação do seu negócio. Porém, se pensarmos no mundo ideal, o melhor seria uma estratégia para que as ações fossem implementadas ao mesmo tempo ou gradativamente. Dessa forma, seu planejamento será sólido e será menos trabalhoso lidar com imprevistos e falhas durante o processo.

A Jahe Marketing entrega uma consultoria personalizada para você transformar o seu negócio na potência que sempre sonhou.

Se precisar de ajuda para elaborar as estratégias e aplicá-las, conte conosco! Vamos conversar?

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