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O trabalho remoto chegou para ficar! Como ele muda o marketing do seu negócio?

Uma pesquisa conduzida pelo site de vagas de emprego Ladders, baseado nos Estados Unidos, aponta que o trabalho remoto veio para ficar. As projeções da plataforma apontam que um quarto de todos os empregos profissionais na América do Norte serão remotos até o final de 2022 – e esse percentual deve aumentar ao longo de 2023. Os dados levam em conta vagas das 50 mil maiores empregadoras da região desde o começo da pandemia de Covid-19.

O Brasil segue essa tendência. De acordo com pesquisa da consultoria Robert Half, o regime híbrido era o preferido de praticamente metade das empresas nacionais (48%) no planejamento das atividades em 2022.

Esse tipo de transformação altera não apenas a rotina dos trabalhadores e suas famílias, mas também a maneira com que consomem produtos e serviços. Assim, se altera também o modo com que as empresas se comunicam com esses consumidores, transmitem seus valores e informam a respeito de si mesmas.

Isso porque, mesmo com a superação da pandemia, muitos consumidores continuarão com hábitos adquiridos durante o período, como agendamentos e compras virtuais, e a assinatura de lista de produtos recorrentes – a ração do animal de estimação, por exemplo.

Para aqueles que já operam dentro do ambiente do e-commerce, isso pode ser uma grande oportunidade. E para aqueles que ainda não, também. Trata-se de uma mudança de ambiente na qual diversos negócios já deram o primeiro passo. Como o food service, que passou a aceitar encomendas por WhatsApp, ou serviços de fitness e bem-estar que ofereceram aulas virtuais.

Ao mesmo tempo, é possível que sua marca ainda tenha alguns receios antes de aproveitar as oportunidades da digitalização e do público que passou a ficar mais tempo em casa, ainda que trabalhando.

Então, como aproveitar todas essas mudanças de hábito? Reunimos abaixo algumas dicas!

  • Estratégia em xeque

O primeiro passo é rever a estratégia de marketing e se certificar de que você está falando com o público que quer atingir. Famílias e indivíduos em “modo home-office” circulam mais próximos de suas casas, e potencialmente, próximos das escolas de seus filhos, por exemplo. Esses consumidores procuram soluções que facilitem uma rotina na qual têm de atender demandas múltiplas, junto àquelas do escritório. São tarefas como preparar algo rápido para o almoço ou lavar roupas durante um pequeno intervalo.

Buscar um equilíbrio melhor entre a vida profissional e pessoal também pode fazer com que seu público tenha interesses diferentes daqueles que compunham a persona original do seu cliente ideal, quando você primeiro criou uma estratégia de marketing. Ouvir o que eles têm a dizer nas redes sociais também pode fazer uma grande diferença, inclusive na hora de desenvolver novos produtos ou promoções.

  • Ajustes na comunicação

Diante das alterações no perfil dos consumidores, talvez sua marca também precise considerar ajustes na maneira como se comunica. A mesma informação transmitida com vozes diferentes pode causar empatia ou o oposto, a depender de quem está recebendo a mensagem. Em termos práticos, lembre-se que frases escritas em CAIXA ALTA, por exemplo, dão a sensação de que estamos gritando por meio das teclas.

Em um momento no qual os hábitos de consumo mudaram, é importante direcionar as estratégias inclusive para que o seu contato com seu público seja mais humano e sensível. Nesse momento é hora de repensar o fluxo de comunicação para não acessar seu comprador em excesso. Ou seja, é importante avaliar se os seus anúncios de promoção e mídia programática também não estão aparecendo em demasia para o público.

Esse tipo de comunicação também pode depor contra o seu negócio. Aqui, vale uma máxima antiga que jamais sairá de moda: coloque-se no lugar de quem você quer alcançar. Você está contente com o que vê?

  • Experiência do cliente

E se a comunicação é uma das portas de entrada para que o consumidor coloque os pés (física ou virtualmente na sua empresa), ela é também, a primeira experiência com a sua marca, item fundamental para que você seja lembrado, e volte a fazer negócio com seu público-alvo.

Sabemos que o relacionamento que as marcas possuem com os clientes é cada vez mais valioso, principalmente em um ambiente digital. Ou seja, quanto mais as interações migram para o universo virtual, mais preciosas são as interações nas quais identificamos os seres humanos na outra ponta. Negócios que entendam que as famílias e indivíduos precisam ser ouvidos, e que ofereçam a eles soluções para problemas reais, saem na frente. O público só vai procurar sua empresa se confiar no seu serviço e no modo que você opera.

  • Estude os detalhes

Neste ponto, é cada vez mais importante conhecer a fundo seus clientes. Se você possui um negócio local, é importante agir de acordo com as necessidades do seu bairro, por exemplo. Se possui uma rede de lojas, pensar em estratégias locais para cada uma é uma boa ideia pois cada unidade deve refletir os hábitos daquela região.

A verdade é que as mudanças de rotina, modo de trabalho e forma de consumo não alteraram um item essencial no marketing: em termos mais básicos, estamos falando sobre como estabelecer um diálogo junto a pessoas, ou a um grupo de pessoas.

Se a sua companhia não possui um departamento focado em marketing e comunicação, todas essas empreitadas podem parecer um mundo completamente estranho para o seu cotidiano. É por isso que, hoje, muitas empresas vêm optando por contar com ajuda especializada. Elas terceirizam esse departamento, poupando recursos e acelerando os seus negócios. Já pensou a respeito?

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