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Mercado de varejo e consumo apresenta na NFR 2024 as tendências que vão impulsionar o seu negócio nos próximos anos

A NRF Retail’s Big Show 2024, a maior feira do setor de varejo do mundo, aconteceu entre os dias 14 e 16 de janeiro. O evento é centenário e acontece na cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

Neste ano, sob a temática Make it Matter (algo como “faça ser importante” em português), o evento teve como foco a experiência do consumidor – desde a pesquisa do produto ou serviço até a concretização da compra.

A NRF 2024 contou com 16 mil profissionais de varejo de mais de 6 mil marcas. No total, a feira contou com mais de mil empresas expositoras e um público aproximado de 35 mil pessoas.

Selecionamos as principais tendências apresentadas no evento para ajudar você a impulsionar o seu negócio neste ano. Confira!

Inteligência artificial

Dentre os destaques do evento – e como antecipamos em nosso blog no final de 2023 – a Inteligência Artificial (IA), definitivamente veio pra ficar. Segunda a IBM, a IA generativa pode ajudar a atender as expectativas dos consumidores, criando ambientes de varejo tão intuitivos e unificados quanto ajustados às necessidades individuais. As soluções orientadas por IA foram o foco da gigante da tecnologia na NRF 24.

Entre os exemplos no evento, foi apresentada a Psykhe AI, uma plataforma de recomendação de serviços com base em machine learning e preceitos da psicologia. A ferramenta pode ser utilizada por varejistas para hiperpersonalizar a experiência do cliente. Outro destaque do evento foi o Zenlytic, ferramenta que oferece interface de linguagem natural (tal como o ChatGPT), que fornece inteligência de negócios de nível empresarial.

O evento está alinhado com as demandas do mercado: um estudo global do IBM Institute for Business Value revelou uma insatisfação geral dos consumidores em suas experiências de compra, tanto online quanto física. Apenas 9% dos consumidores entrevistados disseram estar satisfeitos com as compras na loja física e apenas 14% estão satisfeitos com as compras online.

Corroborando com os dados da IBM, o relatório Tendências Globais de Consumo 2024, lançado em dezembro de 2023 pelo Euromonitor International, aponta que 53% dos executivos disseram que sua empresa planeja investir em IA generativa nos próximos cinco anos. O estudo também mostra que 42% dos consumidores se sentiriam confortáveis ​​com assistentes de voz que fornecem informações e sugestões personalizadas sobre produtos.

Transparência

O CEO e presidente da FedEx, Raj Subramaniam, abordou em seu painel na NFR a importância da transparência na jornada do cliente. “O rastreamento em tempo real não é mais um benefício”, disse. Tornou-se uma expectativa. De acordo com os números da FedEx, 94% dos consumidores esperam que as empresas os informem sobre atrasos antes de terem de perguntar. E, observou ele, “muitos compradores estão dispostos a aceitar um atraso na entrega, se forem informados sobre isso antes da data final de entrega”.

As opções também são essenciais quando se trata de devoluções. Cerca de 96% dos consumidores voltariam a comprar com determinada marca que tivesse uma política de devolução fácil. “Uma experiência de devolução simplificada permite que os clientes comprem mais com menor risco e garante que o estoque volte às prateleiras de forma rápida e eficiente.”

Vídeos virais

A líder global de Varejo e Insights da Euromonitor, Michelle Evans, destacou que redes sociais, como o TikTok, se transformaram em uma plataforma capaz de viralizar campanhas de maneira orgânica, atraindo consumidores das novas gerações. Conforme destacamos em nosso texto sobre tendências, o formato que o TikTok utiliza é um sucesso entre os consumidores: vídeos aumentam em até 54% do alcance de uma marca, diz pesquisa da OptinMonster de 2018.

Por isso, a rede social se tornou um player varejista, permitindo compras dentro da ferramenta. Logo, pode-se dizer que a mídia social é responsável por entreter e também vender produtos e serviços.

Sustentabilidade

A NRF destacou ainda a importância da sustentabilidade na organização do evento e nas ações das empresas participantes e do público que compareceu. Este posicionamento também está ligado a uma tendência de mercado. Os consumidores estão mais atentos às políticas de sustentabilidade das empresas.

Aqui no Brasil, não é diferente. De acordo com pesquisa do Instituto Akatu e GlobeScan, 64% dos brasileiros aceitam pagar um preço acima da média por alimentos saudáveis e produzidos de forma sustentável.

Você pode estar se perguntando como relacionar estas tendências a suas estratégias de marketing. Se não souber por onde começar, é possível procurar ajuda! Converse com a Jahe Marketing para conhecer as nossas soluções.

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