O fim do ano chegou e, antes de partirmos para as resoluções de 2024, ainda é preciso cumprir uma etapa por aqui: eleger as campanhas de marketing campeãs de 2023. No Brasil e no exterior, boas ideias apostaram na interatividade, na conexão emocional com o público e no inusitado.
Venha conosco neste passeio pelas melhores ideias do ano e descubra o que elas podem nos ensinar na hora de trabalhar uma campanha ou peça de marketing na sua companhia!
Volkswagen | Vencedora do Prêmio Profissionais do Ano, organizado pela Rede Globo, na categoria 30+, a marca trouxe um dueto entre Elis Regina, morta em 1982, e sua filha Maria Rita. O vídeo foi criado com o auxílio de inteligência artificial, pela agência ALMAPBBDO.
No portal G1, a gerente-executiva de Marketing da Volkswagen Livia Kinoshita contou que a montadora “foi a primeira marca a usar IA dentro de uma campanha, para resgatar a imagem de Elis Regina, com toda a aprovação dos familiares, com a presença da Maria Rita também na campanha”.
No filme, as duas cantoras dividem as vozes na canção “Como nossos pais”, conectando diversas gerações que possuem memórias afetivas com as artistas, a canção e os veículos da Volkswagen, como a icônica Kombi.
Burger King | Outro destaque no ano foi a campanha do Burger King, que mesclou dois itens adorados por muitos: os hambúrgueres da rede e uma das séries de maior sucesso da Netflix: Round 6.
A ideia foi transformar itens do menu do BK e alguns de seus restaurantes para oferecer uma imersão completa dos clientes no universo da série. Em novembro, em São Paulo, por exemplo, os clientes que visitaram a loja da Av. Paulista puderam participar de uma versão do desafio do biscoito Dalgona, e passear dentro de um labirinto inspirado no desafio da bola de gude.
Coca-Cola | Há quem diga que marcas como a Coca-Cola mal precisam de propaganda, já que ela é um dos nomes e produtos mais reconhecíveis do mundo. No entanto, a Coca possui campanhas icônicas, que vão muito além do caminhão de Natal, tão famoso no Brasil. Neste ano, a Coca-Cola Company chamou atenção ao apostar na plataforma “Create Real Magic”, movida pela tecnologia da OpenAI – dona do ChatGPT – em parceria com a agência norte-americana Bain & Company.
Na plataforma, artistas puderam utilizar as ferramentas GPT-4 (de texto) e DALL-E (de imagem) da OpenAI para criar novos anúncios com base em uma rica biblioteca de décadas de criações da Coca Cola. Alguns resultados podem ser vistos aqui.
Mesmo antes dos resultados começarem a ser divulgados, a ação valorizou a companhia por conta do projeto que foi considerado arrojado: o valor da marca cresceu e o salto fez com que o nome Coca-Cola voltasse ao Kantar BrandZ Ranking, formado pelas 10 empresas mais valiosas do mundo.
Heineken | A campanha da marca de bebidas teve como foco especial a comunidade de games no Brasil. Para isso, criou um mix entre os jogos sociais e as suas mensagens de marca.
O filme principal, idealizado pela Agência Le Pub, aborda momentos divertidos entre amigos, comuns na cultura gamer. Além dos filmes, a marca também investiu em ações de mídia externa e plataformas digitais, como TikTok, ativações na comunidade streamer junto da Twitch, entre outros.
De acordo com a marca, além do filme principal, a campanha conta ainda com três side stories, cada uma delas direcionada a um dos três principais pilares do universo gamer: os casual gamers, com o filme Date Night; os hardcore gamers, com o filme Last Round; e a comunidade do stream, com o filme Watch Party.
Pepsi | A marca de refrigerantes nunca teve medo de experimentar novas identidades visuais, e neste ano, realizou uma nova empreitada. Em uma iniciativa de rebranding, a Pepsi abandonou o minimalismo das suas últimas encarnações de marca e apostou nas referências dos anos 2000, que voltaram à tona na moda e na música. Os produtos com nova identidade visual devem chegar às prateleiras a partir de 2024, mas a campanha de marketing já está rodando o mundo todo.
Dessa forma, a Pepsi resgata, ainda como uma nova roupagem, uma referência de décadas atrás, para se comunicar com uma geração mais jovem, que tem consumido os produtos culturais do início dos anos 2000.
Heinz e Absolut | Ketchup combina com o quê? Cachorro quente, mostarda, maionese e, alguns dirão, até mesmo pizza. Mas nesta campanha que gerou um produto de oferta por tempo limitado, a aposta foi combinar a marca de condimentos famosa pelo ketchup com a vodka Absolut. O produto criado foi, na verdade, um molho de tomate com a bebida, oferecido somente no mercado da Inglaterra.
A campanha, que se tornou viral na internet, combinou perfeitamente a estética de ambas as marcas, destacando os valores compartilhados de qualidade e inovação.
O sucesso foi tamanho que o produto tornou-se um objeto de colecionadores, confirmando que evocar sentimentos de nostalgia e emoção para impulsionar o engajamento e as vendas é uma receita quase infalível de sucesso.
E aí, o que achou da nossa lista? Esperamos que estes cases de 2023 sirvam de inspiração para o planejamento do seu próximo ano!
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