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A Netflix abriu um restaurante. O que isso muda no marketing do seu negócio?

Uma das maiores empresas de streaming do mundo, a Netflix, surpreendeu quando, em meados de 2023. anunciou que inaugurava seu primeiro restaurante. A novidade chamou atenção porque seria de se imaginar que uma companhia voltada para a indústria audiovisual se arriscaria primeiro em algo como salas de cinema. Mas não: Los Angeles foi a cidade escolhida para receber o Netflix Bites (bite, em inglês, além de significar morder, também pode ser entendido como pedaço, ou mordida).

Mas, se pararmos para pensar, faz todo o sentido: a companhia tem uma grande quantidade de programas voltados à gastronomia em sua plataforma, como Chef’s Table, Nailed It! (Mandou Bem), Somebody Feed Phil, Iron Chef, entre outras.

O restaurante funciona no formato de “pop-up”, cujo significado é algo como “aparecer repentinamente”. Nos termos do marketing, significa que além de aparecer de forma inesperada, também é temporário. E apesar dos preços salgados (pratos que variam em média de US$ 25 a US$ 65), o local tem engajado os usuários e fãs dos programas de forma diferente do habitual para a Netflix.

Mas será que funciona?
A ideia por trás da estratégia é criar uma base de fãs ainda mais dedicada e tornar as pessoas verdadeiras “defensoras” da marca. E ela chega justamente no momento em que a empresa é criticada pelo fim do compartilhamento de senhas.

Há quem diga que coincidências não existem. Mas é fato de que experiências físicas diferem das interações online, pois estimulam os nossos cinco sentidos. E uma visita a um restaurante envolve muito do paladar, olfato e das memórias produzidas.

Não é necessário, contudo, uma receita bilionária para criar uma experiência pop-up. Outros tipos de companhias também podem se valer dessa ideia para expandir o alcance das suas marcas e se conectar de outra forma com o público.

Aliás, esse tipo de estratégia também permite que se alugue um espaço temporário, e se crie uma operação em regiões em que o custo para uma loja completa seria muito alto.

É o equivalente, no Brasil – e sem o glamour dos chefs convidados para o cardápio da Netflix – à tendência das lojas modulares, ou lojas-contêineres, que permitem que marcas avaliem novas áreas de uma cidade, um novo município ou região com um custo reduzido de operação, como você pode ler nesta reportagem da CNN Brasil.

De acordo com o texto, “o Carrefour, maior varejista de alimentos e bebidas do país, abriu as duas primeiras lojas autônomas em contêiner em dezembro de 2020. Já são 18 em operação, das quais três em contêineres. O plano para este ano [2022] é acelerar a inauguração de lojas nesse formato em condomínios residenciais”

A flexibilidade oferecida pelas lojas pop-up permite que os empresários introduzam preços diferentes, serviços exclusivos e outras comodidades.

E se a alternativa é interessante para franquias e marcas populares, o fato é que até grifes de luxo, como Valentino e Prada, e estrelas como o rapper Kanye West, já apostaram no formato para chamar a atenção do público.

Assim, podemos afirmar que existe uma estratégia que também combina com a sua marca.

Em resumo, podemos apontar que a estratégia de pop-up stores e das lojas modulares permitem:

Novas experiências para os clientes: ao apostar no elemento surpresa e atingir públicos que não estavam em contato com sua marca, você possibilita experiências criativas e inesperadas.

Testes de Mercado: ao investir nesse tipo de estratégia, é possível avaliar uma nova região geográfica, um público diferente daquele original e outras características demográficas como idade e poder aquisitivo.

Outras conexões com o consumidor: vamos esticar um pouco o conceito? Se mobilidade e agilidade são pontos cruciais, até mesmo um carrinho ou estande pode criar um impacto inesperado no estilo pop-up. Experimente interagir de outras formas com o público.

Mais flexibilidade: uma loja pop-up e similares permitem que sua marca se adapte a demandas de mercado que surgem naquele momento, ou em épocas específicas do ano, como Carnaval, férias ou Natal.

E aí? A ideia da Netflix serviu de inspiração para o seu negócio também? Com um bom planejamento e uma estratégia de marketing afiada, esta pode ser a oportunidade de fazer o seu negócio crescer.

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