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Diversidade e imersão são a cara do marketing de beleza e bem-estar daqui para o futuro

A força dos produtos de beleza vai além da estética. Eles são capazes de melhorar a saúde da pele, recuperar e fortalecer a autoestima, e auxiliar nos tratamentos e rotinas de autocuidado.

E os brasileiros sabem bem disso: o setor de beleza no Brasil cresceu 13,7% em 2023, segundo a Circana, empresa especializada em análise de comportamento de consumo. O país, aliás, tem o quarto mercado do mundo no segmento, atrás somente de EUA, China e Japão, de acordo com a Euromonitor International.

A diferença é que agora, a expectativa dos consumidores deu um passo além: da geração X a Z, a inclusão e experiências imersivas são aspectos considerados essenciais para o consumo de uma marca do setor.

Mas o que queremos dizer com isso? Algumas ideias praticadas por esse mercado podem inspirar e trazer novas ideias para sua marca, seja ela parte do setor de higiene, bem-estar e cuidados pessoais ou não.

Quer entender mais? Confira os insights que preparamos abaixo!

Diversidade

Para sua empresa atrair a atenção de novos consumidores (e manter os já existentes) é importante um planejamento estratégico que vá de encontro com as demandas e expectativas das pessoas. E diversidade tem tudo a ver com isso.

Temas como identidade de gênero, questões raciais, étnicas, sociais e ambientais devem ficar no radar do negócio – e serem levados em consideração não apenas na hora de comunicar, mas também no desenvolvimento dos produtos. O engajamento da sua empresa nesses assuntos mostra um comprometimento em tornar a sociedade um lugar mais diverso e inclusivo.

Um exemplo disso é a Sephora, rede de perfumarias que, em expansão no Brasil, tem reforçado seu comprometimento com a causa. Para além do discurso, possui números práticos: metade da diretoria executiva são mulheres, além do cargo de liderança no Brasil ser ocupado por Andrea Orcioli.

Fora da direção da empresa, 45% dos funcionários da operação brasileira da marca se declaram pretos e pardos, 27% fazem parte da comunidade LGBTQIA+ e 6% são pessoas com deficiência (PCD). Mais detalhes podem ser lidos nesta reportagem da Exame.

Imersão

De acordo com o Sebrae, uma das tendências de consumo em 2024 é a vivência imersiva. A entidade destaca que as lojas físicas ainda têm um papel relevante na jornada de compra dos consumidores brasileiros, apesar da aceleração do comportamento digital e crescimento do e-commerce.

Portanto, o pulo do gato para a prosperidade do seu negócio este ano é tentar proporcionar uma experiência phygital ao consumidor, ou seja, maior e melhor integração entre os canais físico e digital.

Contudo, o Sebrae também alerta sobre o excesso de estímulos. As pessoas são bombardeadas a todo instante por informações, propagandas e anúncios. Saber dosar o tempo e quantidade de interações, garante que o consumidor não se estresse com a sua marca e sempre a considere antes das outras.

Por isso, uma forma de oferecer ferramentas que apostam nessa tendência é fazendo com que o atendimento — antes e depois de chegar em uma loja — seja interativo e até mesmo divertido.

A MAC, famosa por suas maquiagens, lançou em 2023 uma ferramenta de realidade aumentada que permite aos clientes experimentarem produtos antes mesmo de chegarem a um ponto de venda. De acordo com o vice-presidente global de E-Commerce da marca, Mark Jiang, o engajamento dos usuários triplicou com a oferta. Ainda é possível comparar tons de base, maquiagem e batons e até mesmo encontrar tonalidades MAC com base em cores de outras marcas.

Experiência física e emocional

Como falamos no início do artigo, utilizar produtos de beleza está além da questão da aparência. Atualmente, as pessoas desejam experiências de bem-estar físico e emocional ao utilizar um produto.

Assim, eles devem atuar para manter ou melhorar a saúde do consumidor, ao mesmo tempo em que geram uma experiência de cunho emocional, como o despertar de uma memória afetiva que gera alívio e/ ou conforto.

Com a pandemia, a questão de saúde física e mental ganhou um novo patamar de importância na vida das pessoas. As empresas do setor captaram a mensagem e vêm lançando produtos e serviços para atender a essas novas necessidades.

A suíça Givaudan, por exemplo, desenvolveu uma plataforma para auxiliar criadores de fragrância a desenvolver essências que ajudem a melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas.

A ideia é que as fragrâncias criadas pela tecnologia VivaScentz possam ajudar as pessoas a chegar a uma sensação de bem-estar, com base em descobertas científicas. A marca fez testes com 2 mil clientes em diversos países e pôde atestar que as fragrâncias atingiram o resultado entre os participantes, que disseram se sentir mais otimistas e confiantes no cotidiano.

A marca também desenvolveu o DreamScentz – que promete melhorar a qualidade do sono – e o MoodScentz, que promete ajudar contribuir para o humor das pessoas, ao levar em conta que, de acordo com pesquisas, 75% das emoções que experimentamos ao longo de um dia começam a partir de aromas.

Se você chegou até aqui, acredito que já começou a maquinar em sua mente as ações que pode implementar na cadeia de produção.

Tem alguma dúvida em como relacionar estas tendências a suas estratégias de marketing? Que tal conversar conosco? Procure a Jahe Marketing para saber como podemos ajudar!

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