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Dia das Mães: saiba como preparar seu negócio para uma das datas mais importantes do varejo

A celebração do Dia das Mães, sempre no mês de maio, é uma importante data familiar entre os brasileiros – e não é para menos. Afinal, essas mulheres, muitas vezes as únicas responsáveis pelo sustento e bem-estar de suas famílias, merecem ser homenageadas A data, contudo, também tem grande relevância da porta para fora. Afinal ela é a segunda principal data comercial do país, atrás apenas do Natal.

Segundo a Nuvemshop, em reportagem da Exame, os pequenos e médios lojistas faturaram em 2023 R$ 189,5 milhões em vendas digitais no período relacionado ao Dia das Mães, número 33% maior do que em relação a 2022 – quando o movimento foi de R$ 142 milhões.

Durante os dias que antecederam a data no ano passado, as lojas online comercializaram mais de 3 milhões de itens, quantidade 23,6% superior ao registrado no ano passado.

Assim, o Dia das Mães precisa estar na programação de marketing e vendas de qualquer negócio B2C. Agora, como fazer isso de maneira eficiente e criativa? A seguir, listamos nossas dicas para que neste ano a celebração seja especial para todos os envolvidos!

Esteja pronto para a demanda | Além de garantir o atendimento à demanda corriqueira, pense que o fluxo de clientes pode aumentar rapidamente. Sua resposta e atendimento devem ser capazes de absorver este novo público. Nos últimos anos, o Dia das Mães registrou um aumento de fluxo de consumidores entre 20% e 30%. Aliado a isso, o ticket médio de compras cresceu 13%, afirmam os dados da VarejOnline, empresa especializada em tecnologia para gestão de lojas, franquias e pontos de venda (PDV).

Outra informação apontada pelo levantamento foi o crescimento de 10% do número de pagamentos por cartão de crédito, enquanto pagamentos à vista, como o pix, dinheiro e débito caíram 14%, no comparativo com 2022.

Promoções e descontos em produtos e serviços estratégicos | Se a sua empresa já fez sua automação de marketing, deve ter discriminado quais produtos ou serviços do seu negócio são mais consumidos em relação ao gênero, idade e localização, por exemplo. Isso ajudará a definir estratégias de descontos e promoções, como combos que atraiam a atenção do seu público e de novas consumidoras (ou seus filhos e filhas).

E já adiantando o próximo tópico, foque no e-commerce e ofereça facilidades como frete grátis, cashback e mais desconto se a compra for feita à vista. Acesse nosso hub de conteúdo para saber como implementar essas estratégias de forma eficiente.

Invista no seu e-commerce | Retomando o tema, o comércio eletrônico brasileiro deve movimentar R$ 205 bilhões este ano. Isso equivale a 91 milhões de consumidores. Parece muita gente, e é mesmo. Fazendo uma conta por cima, é como se quase metade do Brasil estivesse pronto para comprar online este ano. Ou seja, vender online – e vender bem – é urgente!

Uma forma de atrair novos clientes para as promoções, e manter os antigos, é diversificar as plataformas: vale site, aplicativo e marketplace. Para quem vende na loja física e também atua online é importante frisar: a estratégia do seu e-commerce deve estar em sintonia com a sua loja física.

A experiência phygital do consumidor, ou seja, maior e melhor integração entre os canais físico e digital, será um dos pontos fundamentais para a prosperidade neste período e no resto do ano.

Segurança online | Infelizmente, junto com a maior procura por produtos, cresce também a tentativa de golpes. Por isso, deixe todo o processo de compra online transparente e evidencie (e garanta) que a compra é segura.

Esse é um dos pontos mais importantes para reter os novos consumidores e criar credibilidade e confiabilidade para a sua marca. Caso aconteça algum problema, é importante ter um atendimento ao cliente híbrido, com uma triagem por inteligência artificial, mas com a possibilidade de conversar com um atendente rapidamente. Um estudo da companhia de estudo de mercado Hibou mostra que quase 40% das pessoas fazem questão que o atendimento da sua demanda seja feito por outra pessoa.

Vá até os consumidores | Não espere até a véspera da data para fazer ações de marketing sobre o Dia das Mães. Envie e-mail marketing personalizados, faça campanha com promoções e novidades nas redes sociais, envie pushes, faça vídeos curtos para viralizar e mostrar o quanto seus consumidores são importantes!

Dessa forma, você mantém um relacionamento próximo com os clientes antigos e chama a atenção dos possíveis novos clientes. Sem falar que o seu fluxo pode ser maior do que a média.

Marketing de influência | Há quem seja desconfiado por natureza. Só mesmo com a opinião de pessoas próximas ou de famosos em quem ela confia para fechar uma compra.
Então, outra estratégia para trabalhar nas redes sociais é a parceria com influenciadores digitais. Como o marketing é para as mães, pode dar muito certo falar com o lado emocional de quem também vive a maternidade.

Caso tenha dúvida por onde começar ou qual é a melhor estratégia para você, a Jahe Marketing está à disposição para entregar uma consultoria personalizada e completa para transformar o seu negócio na potência que sempre sonhou.

Se precisar de ajuda para elaborar as estratégias e aplicá-las, conte conosco! Vamos conversar?

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