Cenas de funcionários relaxando em um bar dentro do ambiente de trabalho, mesas de sinuca ou videogame no escritório. Essas são algumas imagens que podem vir à mente quando pensamos nos lugares incríveis para se trabalhar.
E, sem dúvida, mimos como esses podem contar pontos para companhias que querem atrair os melhores colaboradores em mercados competitivos. Mas, ao falar dos atrativos de uma companhia para os funcionários, estamos discutindo algo muito mais profundo no funcionamento do negócio: a cultura organizacional, ou cultura corporativa.
O assunto traz à tona elementos como visão, valores e missão da empresa, sobre os quais você já leu aqui no Hub de Conteúdo da Jahe Marketing, sob a perspectiva do mercado e do consumidor. No entanto, queremos agora pensar começando de dentro para fora: por que a cultura de uma empresa pode funcionar como um ótimo marketing, para os funcionários e os clientes?
Como você já sabe, empresas com uma melhor reputação são preferidas pelos consumidores. E o que acontece dentro delas também influencia sua capacidade de chamar a atenção dos consumidores e de reter talentos.
E não somos só nós que estamos dizendo! Uma pesquisa da empresa de comunicação Weber Shandwick apontou, em 2020, que a reputação representa 63% do valor das companhias. Já um levantamento da consultoria Deloitte mostra que 82% dos executivos entrevistados dizem que a cultura da empresa pode ser uma vantagem competitiva no mercado.
Esse é o tipo de campo no qual os efeitos da pandemia de Covid-19 causaram muito impacto. E é um dos motivos pelos quais falar sobre cultura organizacional vem se tornando fundamental.
Empresas em todo o mundo foram obrigadas a reavaliar os processos internos e criar rotinas mais flexíveis para os funcionários, criando possibilidades como o trabalho 100% remoto ou em regime híbrido.
Mas a cultura organizacional vai além de oferecer mesas de pingue-pongue e home office.
O que o marketing tem a ver com isso?
A gente te conta! Os princípios de uma companhia têm de ser comunicados internamente de maneira periódica. Isso pode ser feito por meio da ferramenta chamada de marketing interno, ou endomarketing.
O endomarketing fortalece as mensagens internas de uma companhia, comunica a realização de eventos, abre canais de comunicação entre os funcionários (e deles com a gerência) e tenta medir e melhorar a satisfação no trabalho. Uma ideia, por exemplo, é criar uma newsletter interna com periodicidade mensal, ou até mesmo um podcast. Mesmo um mural mais simples, contudo, pode ajudar a melhorar a comunicação no seu negócio.
A partir daí, os colaboradores passam a conhecer e praticar os valores da companhia, inserindo a visão de mundo da empresa na sua atuação e ajudando na missão da marca. Exemplificando, algumas das ações que fortalecem a cultura organizacional são:
· Incentivo à educação profissional, com o oferecimento de cursos
· Oferecimento de promoções ou bonificações, com o cumprimento de metas
· Ações e benefícios que contribuam para a saúde física e mental dos colaboradores, como sessões conjuntas de exercícios, ou acesso gratuito a um aplicativo de meditação
Esse tipo de incentivo também aumenta o desempenho dos funcionários. O número vem de um estudo da Universidade da Califórnia. Estima-se que colaboradores felizes sejam 31% mais produtivos, e nas vendas, o impacto pode chegar a 37%.
Assim, não há dúvidas que fortalecer a cultura organizacional e transformar seu negócio em uma empresa desejada pelos trabalhadores é também uma ótima estratégia de marketing. Mas a verdade é que nem todos os negócios conseguem oferecer atrativos que enchem os olhos dos funcionários, ou estrutura para promover grandes mudanças internas ou promoções.
Então, por onde começar?
A dica é identificar em primeiro lugar onde é possível efetuar mudanças reais dentro da companhia. Uma mudança cujo investimento é muito menor do que a criação de uma sala de games está ligada às relações interpessoais no ambiente do trabalho.
Estimular a participação dos colaboradores e permitir que eles se sintam confortáveis e seguros dentro da companhia é um começo importante. É em um ambiente saudável que os integrantes de uma equipe se sentem confiantes para dar sugestões e apontar problemas.
A realização de pesquisas de clima organizacional também pode ajudar a jogar luz em problemas que não estavam sendo apresentados. É possível criar formulários anônimos em ferramentas como o Google Forms. O custo é zero, e pode render muitas novas ideias.
A recepção de novos funcionários na companhia faz a diferença na hora de integrar os colaboradores e reforçar os hábitos e valores da empresa. Por isso, na hora desse onboarding, o novo profissional deve ser informado sobre a cultura organizacional de forma amistosa e receptiva.
Para começar a mudar o clima da companhia e reforçar valores e hábitos que são importantes para a marca, há muitas estratégias para seguir ou experimentar. O crucial é começar, e criar um ambiente positivo sobre o qual os funcionários se sentirão empolgados de falar a respeito.
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